Buscar

Portfólio: O que é e como fazer

Prévia do material em texto

Portfólio: o que é e como fazer
Ms. Juliana Sampaio dos Santos
Por quê?
Muitas das formas utilizadas para avaliar os alunos estão ultrapassadas;
Formas de avaliar, que gerem menos tensão que as práticas atuais;
Avançar para uma prática avaliativa mais viável e adequada às  necessidades do profissional para o milênio que se inicia.
Por quê?
A avaliação formativa é a mais indicada para esse objetivo, pois, é talvez a única que auxilia o aluno a apropriar-se das aprendizagens curricularmente estabelecidas. Esta avaliação acontece na intimidade da sala de aula onde a relação professor-aluno é mais estreita, especialmente na auto-avaliação feita pelo aluno e pelo professor individual e/ou coletivamente (Cortesão, 1993).
Portifólio
A prática dessa avaliação requer que as metodologias intensifiquem o inter-relacionamento entre aluno-aluno e professor-aluno e oportunize ao aluno compreensão sobre seus processos de aprender. Observar, registrar e agir frente aos sinais enviados pelo aluno durante o processo ensino-aprendizagem e usar esses sinais para intervenções é o que se espera desta prática avaliativa (Cortesão, 1993, Perrenoud, 1999).
Portfólio
À medida em que a intenção de moldar e dirigir vai sendo substituída pela idéia de olhar o ser humano como capaz de selecionar, assimilar, projetar, interpretar, entre outras habilidades, a avaliação precisa ter conotação construtiva. O Portfólio é um instrumento que permite ao instrutor observar no aluno, a capacidade de resolver problemas e o desenvolvimento de competências  específicas através dos projetos que propõe e participa, além de fornecer uma série de  outras informações sobre os conhecimentos e atitudes, objetos da proposta curricular.
Portfólio
O Portfólio é um instrumento que permite ao instrutor observar no aluno, a capacidade de resolver problemas e o desenvolvimento de competências  específicas através dos projetos que propõe e participa, além de fornecer uma série de  outras informações sobre os conhecimentos e atitudes, objetos da proposta curricular.
O que é:
Portfólio é uma coleção dos trabalhos realizados pelo aluno, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções  resultantes das atividades desenvolvidas num determinado do período.
O aluno arquiva e apresenta as evidências das habilidades, atitudes e conhecimentos definidos durante um tempo, acompanhado pelo responsável pelo curso.
O que é:
O Portfólio nada mais é, que um instrumento que compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante um curso ou disciplina e  inclui registro de visitas, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências, ensaios auto-reflexivos;
 Quaisquer tarefas que permitam aos alunos a discussão de como a experiência no curso ou disciplina mudou sua vida, seus hábitos de estudo, e/ou seus comportamentos
Objetivo:
O Portfólio tem como maior objetivo ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho;
É um excelente instrumento que pode auxiliar na avaliação do impacto de programas educacionais.
Serve para:
Demonstração, pelo estudante, de habilidades específicas, competências e valores;
Reflexão e avaliação por parte do aluno sobre seu próprio aprendizado e o avalie;
Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho e que tipo de desenvolvimento;
Fornecimento de retro-informação (“feedback”) para os estudantes, pelo professor ou comitê que se responsabiliza pela avaliação do Portfólio.
Partes do Portfólio
carta de apresentação;
 síntese e reflexão sobre leituras feitas e atividades desenvolvidas e apresentadas;
 documentação que evidencie o progresso, apresentado sob várias formas, desde projetos desenvolvidos em sala de aula como atividades conduzidas em escolas; 
amostras de ferramentas utilizadas para aprendizagens pretendidas;
 reflexão sobre o desenvolvimento do aprendizado e das formas utilizadas para tal.
Partes do Portfólio
Então...
Ao escolher, no final do período, os trabalhos que representam sua melhor produção e montar o “Portfólio”  o aluno cria uma espécie de testemunha da sua ação em cada etapa da aprendizagem; 
é a memória de diversos momentos que envolve um inter-relacionamento dinâmico do psicológico com o pedagógico;
 Anseios, dificuldades, conquistas, formas de pensar, de ser, agir são mostradas. A característica de continuidade permite que ambos, professores e alunos, percebam os progressos individuais e coletivos.
Referências
CORTESÃO, L. Avaliação formativa: que desafios? Portugal : Asa, 1993.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre : Artes Médicas, 1995.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 1999.

Continue navegando