Buscar

Teoria do Falsificacionismo

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO: O seguinte trabalho, que será apresentado como pôster, tem como objetivo esclarecer e mostrar a relação do filme Doutor Estranho à teoria anarquista. No filme Doutor Estranho (Doctor Strange), produzido pela Marvel Studios e baseado em um super-herói da Marvel Comics, retrata a história do neurocirurgião Dr. Stephen Strange, cuja vida muda drasticamente, após um terrível acidente de carro que o impede de continuar utilizando as mãos. Quando a medicina tradicional não é suficiente para resolver o problema, ele é forçado a procurar cura e esperança em um lugar considerado por ele como "improvável" - um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj. Strange descobre que esse não é apenas um centro de cura, mas também a linha de frente de uma batalha contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade. A associação que conseguimos fazer é justamente quando ele vai atrás da cura, sendo que ele sempre foi um médico atrelado a apenas o conhecimento médico, científico. Com isso ele vai para Katmandu realizar esse tratamento de cura, o que significa que ele já não assume mais a hipótese de que o conhecimento é absoluto (cientificismo) e totalmente superior. Ele consegue abrir mais a sua mente e estabelecer que há outros tipos de conhecimentos que também podem ser úteis. 
OBJETIVO: Nosso objetivo principal é mostrar como a Teoria Anarquista está associada a acontecimentos cotidianos: como a ciência está em constante transformação e que o conflito entre ciência e outras formas de conhecimento depende da circunstância, período ou momento.
METODOLOGIA: Para a realização do pôster, foi necessário assistirmos ao filme Doutor Estranho (Doctor Strange, 2016) e a lermos o livro O que é ciência afinal? (CHALMERS, A. F. 1999) assim, tendo uma discussão do tema abordado.
DISCUSSÃO: Um dos pontos primordiais sobre a Teoria Anarquista de Paul Feyerabend é que a ciência não pode ser considerada, necessariamente, superior a outras formas de conhecimento, existem possibilidades alternativas. Os defensores da ciência a julgam superior sem investigar adequadamente as outras formas de conhecimento. Todas as teorias estão, por natureza, sujeitas ao erro. Se for comparar, seria necessário investigar a natureza, os objetivos e métodos da ciência e também das outras formas de conhecimento. Chalmers acredita que presumir um método científico único é prejudicial à sociedade.No filme Stephen Strange depois de meses tentando cirurgias experimentais com metodologias cientificamente comprovadas em suas mãos, e usando todos os seus recursos e sem sucesso, ouve falar de Jonathan Pangborn, um paraplégico que misteriosamente foi capaz de andar novamente. Pangborn fala a Strange sobre o Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que não é apenas um lugar medicinal, mas também uma linha de estudos místicos. Quando a Anciã mostra à Strange o seu poder, ele implora para ela ensiná-lo. 
Além disso, segundo a teoria Anarquista a atitude humanitária aumenta, dentro da ciência, a liberdade, encorajando a restrição metodológica. Permite que o indivíduo escolha entre a ciência e outras formas do conhecimento. Com experiência o indivíduo aprende a se decidir e decide sobre aquilo que mais acha adequado para si. Strange descobre que a Anciã drena energia da Dimensão Negra para ter mais poder e longevidade, assim como o vilão do filme Kaecillius. Após um confronto em outra dimensão entre a Anciã e Kaecillius, ela é ferida por ele, voltando ao mundo normal e caindo de praticamente 20 metros de altura. A Anciã é levada para o hospital e antes de morrer, no plano astral, conversa com Strange o informando que em alguns momentos faz-se necessário quebrar certas regras como ela a fim de valorizar um bem maior. 
CONCLUSÃO: O filme da Marvel Studio, traz grandes reflexões filosóficas e científicas a que assiste. Principalmente sobre a liberdade do indivíduo em quebrar regras, mas tendo consciência sobre as consequências e inclui também a aceitação de possibilidades/ hipóteses alternativas à ciência, pontos defendidos por Feyerabend na Teoria Anarquista. O filme traz como pontos importantes a defesa de que a ciência não é superior á outras formas de conhecimento, pois Strange deixa de lado essa visão e saí em busca de outras formas de se curar encontrando outro tipo de conhecimento que a ciência no filme não reconhece, tendo como base a teoria da liberdade do indivíduo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
· CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal?2ª Edição. São Paulo: Brasiliense, 1993.
· DOUTOR ESTRANHO, Direção:Scott Derrickson, Produção: Kevin Feige, Estados Unidos, Marvel Studios, 2016.
· Doutor Estranho filosofia por trás
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2016/11/doutor_estranho.html)
· Doutor Estranho filme
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Doutor_Estranho_(filme)

Continue navegando