Buscar

Sobre o falsificacionismo sofisticado e o falsificacionismo ingênuo, podemos afirmar que a) no falsificacionismo sofisticado, a lógica é utilizada ...

Sobre o falsificacionismo sofisticado e o falsificacionismo ingênuo, podemos afirmar que
a) no falsificacionismo sofisticado, a lógica é utilizada como principal método para aceitar ou falsear uma teoria. Assim é que a base empírica, ao contrário dos outros falseacionismos, é tida como secundária. Essa teoria faz renascer os argumentos metafísicos e abstratos, considerados como progressistas, em desfavor dos argumentos empíricos, considerados como degeneração, de acordo com essa linha de pensamento.
b) embora se oponha ao falsificacionismo ingênuo de Popper, o falsificacionismo sofisticado concorda com aquele no tocante às regras de aceitação e de falsificação ou eliminação de uma teoria para que esta seja tida como científica.
c) o falsificacionismo ingênuo de Popper propõe, em contrapartida à teoria de Lakatos, a diferença entre progresso e degeneração de uma teoria para esta ser tida como científica.
d) para o falsificacionismo sofisticado, uma teoria é científica apenas se conduz à descoberta de novos fatos, ou seja, a teoria tem conteúdo empírico a mais e esse excesso é comprovado. Não há falsificação antes do surgimento de uma teoria melhor. Portanto, a relação para Lakatos se dá entre teorias rivais, a base empírica e o crescimento empírico que resulta da comparação entre as teorias rivais.

Essa pergunta também está no material:

FILOSOFIA DAS CIENCIAS SOCIAIS
5 pág.

Filosofia das Ciências Sociais Centro Universitário UnifacvestCentro Universitário Unifacvest

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: a) no falsificacionismo sofisticado, a lógica é utilizada como principal método para aceitar ou falsear uma teoria. Assim é que a base empírica, ao contrário dos outros falseacionismos, é tida como secundária. Essa teoria faz renascer os argumentos metafísicos e abstratos, considerados como progressistas, em desfavor dos argumentos empíricos, considerados como degeneração, de acordo com essa linha de pensamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais