Buscar

Comunicação empresarial e negociação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
.
)	
	Acadêmico: JOACIR ALVES
	R.A.: 21088579-5
	Curso: Gestão Comercial
	Disciplina: Comunicação empresarial e negociação
Hoje em dia, para se promover um produto, serviço ou ideia, é necessário ter o domínio da comunicação de maneira integrada. Não basta mais ter um bom produto, fazer uma boa campanha publicitária ou ações de marketing diferenciadas para se atingir um público alvo sem que haja a integração de todas as áreas de uma organização com relação a comunicação.
 
1-Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação.
- Comunicação de Marketing, para cuidar da marca, dos produtos e serviços e basicamente voltada para clientes e consumidores. 
 - Comunicação Institucional, que tratava da empresa e se dirigia principalmente para formadores de opinião e à opinião pública em geral.
- Comunicação Interna, voltada para o público interno (funcionários e familiares).
ETAPA 2-Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas e a manutenção do negócio. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto dissertativo, as seguintes informações: a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
Resposta: A comunicação interna existe para aproximar e criar relacionamentos dentro de uma organização, funcionando como um elo de ligação e interação entre departamento.
Dessa maneira, criar uma revista de comunicação interna para transmitir mensagem recorrentes a medidas de estratégias adotas para a manutenção do negócios da empresa. Para que esta noticia circule pela empresa de forma positiva e motivando os funcionários para alavancar as vendas no atacado.
Assim, essa revista como canal de comunicação interna foi criteriosamente escolhida para que atinja o seu maior objetivo, que é levar a informação para compatibilização dos interesses dos empregados e por meio do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e participação de todos os níveis.
 A missão dessa revista criada por parte dos gestores da empresa é Motivar e integrar o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais. Criando climas favoráveis à mudança de realidade. Contribuindo para a alavancagem dos potenciais humanos. Cristalizando os ideais de inovação e mudanças. E Oferecendo maior transparência aos objetivos e às metas da organização. 
ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas e a manutenção do negócio. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto dissertativo, as seguintes informações: a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
Resposta: São inúmeras as ferramentas do mix de comunicação de marketing, assim uma estratégia para as medidas e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança de um negocio. Estarei apresentando como ferramenta a Propaganda que terá como objetivo apresentar e promover a IMAGEM ORGANIZACIONAL dos produtos e serviços da empresa divulgada com o intuito de Promoção de vendas . Serão adotadas estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal.
Nessa criação devemos ter claro que gerenciar a imagem de uma organização passou a ser considerada uma ferramenta estratégica, e não mais como mero instrumento de comunicação. A imagem é um elemento de competitividade atrelado à gestão de marketing e comunicação. Nesse sentido, deve-se explorar cada elemento 
Tal atividade requer das organizações esforço e comprometimento para se atingir os objetivos que são estabelecidos. Mais do que transparecer uma imagem na mente do consumidor, essa imagem deve responder a todas as expectativas que os stakeholders buscam. Mais do que uma imagem, a empresa têm uma reputação a zelar. A imagem que uma organização tem perante seu público pode determinar seu fracasso ou sucesso. Portanto, cuidar da imagem é mais do que uma necessidade
ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas e a manutenção do negócio. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto dissertativo, as seguintes informações: a) Quais serão as mídias institucionais (internas ou externas) que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
Resposta: A comunicação institucional, que é um desdobramento da comunicação organizacional, cuida basicamente da imagem pública da organização e sua relação com a sociedade na qual está inserida. Basicamente, ela transmite sua ideia de negócio por meio da missão, visão e valores da empresa.
Nesse cenário uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas e a manutenção do negócio utiliza-se a comunicação esta irá aproximar e criar relacionamentos dentro da organização, funcionando como um elo de ligação e interação entre departamentos e/ou funcionários para que uma notícia e informações que circule pela empresa, para promover a IMAGEM ORGANIZACIONAL dos produtos e serviços da empresa divulgada com o intuito de Promoção de vendas. Onde esta comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, por meio do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e participação de todos os níveis. 
 A qualidade da comunicação interna passa pela disposição da direção em abrir as informações; pela autenticidade, usando a verdade como princípio; pela rapidez e competência; pelo respeito às diferenças individuais; pela implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidade para mudanças necessárias.
Apostar nesse tipo de comunicação para se relacionar com o público interno, sendo o e-mail e a internet a grande responsável por esse número. Sem dúvidas, a comunicação interna é uma grande ferramenta um dinamismo de interação que nenhuma outra ferramenta é capaz de conseguir. Ela é representada pela utilização das mídias sociais, que globalizam a informação de maneira mais rápida do que um raio. Um cliente não satisfeito com o atendimento pode, por exemplo, botar a “boca no trombone” e fazer um estrago na imagem da empresa que pode ser irreversível, mesmo que sem razão.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 
3

Outros materiais