Buscar

Simulado Representação Tematica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado Representação Tematica – 8/10 pontos
1- Somente através dos sistemas de classificação, somados a outras técnicas da biblioteconomia, que podemos de fato recuperar a informação presente em acervos. Os materiais podem até estar aparentemente “organizados” em estantes, por exemplo, por tamanho, por cor, por tipo de material etc., mas, somente será possível recuperar seus conteúdos se esta organização estiver relacionada à classificação e à catalogação, pois não classificamos o objeto em si, classificamos sua informação, seu conteúdo. Analise as sentenças abaixo e marque a alternativa correta de acordo com as considerações de Piedade (1983, p.8), sobre classificação. 
I O ser humano é, naturalmente, um classificador, executando esse processo de maneira consciente.
II Classificação é um processo mental, habitual ao homem, pois vivemos automaticamente classificando coisas e ideias, a fim de compreendê-las e conhecê-las.
III Com o desenvolvimento da oralidade e da escrita, esse ser adquiriu o poder de representar através de sons e símbolos, coisas, ideias e sentimentos.
AApenas as sentenças II e III estão corretas. 
B Apenas a sentença I, está correta. 
C Todas as sentenças estão corretas. 
DApenas as sentenças I e III, estão corretas. 
2 - Classificar é a ação de reunir em classe. É um instrumento para organizar um conjunto de elementos. Organizar itens de uma Unidade de Informação pela semelhança, tamanho, cor, ordem alfabética, assunto etc. O livro é um conjunto de ideias, teorias, experimentos acerca de um dado assunto/disciplina. É este assunto que classificamos, e não o suporte físico. Serve como base para organização sistemática dos registros produzidos/publicados pelo homem em catálogos e bibliografias. Sendo assim, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, sobre os itens que um bom sistema de classificação deve permitir: 
(     )Localizá-los dentro da coleção.
(     )Retirá-los para consulta, com rapidez.
(     ) Devolvê-los à coleção, sem dificuldade.
(     )Inserir novos livros aos já existentes, na coleção, sem que percam suas ordens lógicas.
(     )Inserir novos livros, de novos assuntos, sem quebrar a sequência do grupo.
A -F, V, V, V, V
B -V, V, V, V, V
C - V, V, F, V, V
D - V, F, V, F, V
3 - A primeira tentativa de classificação do conhecimento de que se tem notícia foi desenvolvida por Aristóteles, que vigorou por, aproximadamente, 2000 anos (entre 300 a.C. e 1600 d.C.). Teria, o grande estagirita, mantido organizada por assunto, de acordo com sua própria divisão do conhecimento, uma biblioteca (termo aqui assumido em seu sentido metonímico e histórico de quase-sinônimo de coleção de documentos) constituída de exemplares de suas próprias obras, de seus mestres, de seus contemporâneos, e de escritores do passado a cujos textos tivera acesso (SILVA, 2010). Aristóteles dividia a ciência em três partes, Teórica, Prática e Produtiva. Assinle a alternativa que apresenta a finalidade da Ciência Produtiva de acordo com Aritóteles: 
A Tendo como propósito o conhecimento de si (matemática, física e metafísica).
B Objetivando o conhecimento de si (matemática, física e metafísica).
C Buscando o conhecimento como um guia de conduta, cujo propósito é a ação (ética, política, economia e retórica).
D Tendo como propósito a criação de um produto (poesia e artes).
4 - A invenção da escrita marca o fim da pré-história. Ela nasce da necessidade de organização social. As primeiras tentativas de criação de sistemas de escrita aconteceram por volta de quando?
A3000 dc
B6000 a.C 
C4000 a.C.
D5000 a.c
5 - A Biblioteca de Alexandria ou Alexandrina, situa-se:
A No Egito
B Em Roma
C Na Inglaterra
D Nos Estados Unidos
6 - Os materiais podem até estar aparentemente “organizados” em estantes, por exemplo, por tamanho, por cor, por tipo de material etc., mas, somente será possível recuperar seus conteúdos se esta organização estiver relacionada à classificação e à catalogação, pois não classificamos o objeto em si, classificamos sua informação, seu conteúdo. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA, com os  sistemas de classificação.
A Estrutura, ordem, método
B Estrutura, ordem, organização
C Ordem, método, administração
D Método, ordem
7- A notação de uma classificação é fator importante para aceitação do sistema, já que precisa ser simples, facilmente memorizável, de modo a permitir expansões de novos assuntos. 
I - Simples ou pura: quando há somente letras ou números; 
II - Mista: quando existem ambos simultaneamente.
III - Simples : quando há somente números; 
Agora, assinale a alternativa correta:
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.
8- A CDD está ordenada por disciplinas, por assuntos. As disciplinas/assuntos englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem. Com base nesse contexto assinale a alternativa INCORRETA:
A 10 classes principais;
B 10 divisões;
C 10 arquivos;
D 10 seções;
9 - O índice relativo é assim chamado porque relaciona assuntos com disciplinas. Nos esquemas, os assuntos são distribuídos entre as disciplinas. Acerca do exposto, analise as  sentenças a seguir:
I - No índice relativo, os temas são organizados em ordem alfabética, com termos identificados para as disciplinas em que são tratados.
II - O índice relativo não é um índice remissivo, pois não remete o classificador a outros assuntos e disciplinas, como o uso do ver manual em (see Manual at...).
III -Na nota, o classificador será remetido às notações no manual, sendo sempre indicadas pelo número notacional, não pela página, e o ver também (see
also) serve para ver outros assuntos que podem ser úteis à classificação, o que indicará outros termos no próprio índice para a devida análise do classificador. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
10 - Melville Louis Kossuth Dewey aos 21 anos inicia a criação de um sistema de classificação com base em outros sistemas de classificação da época, pois percebeu a necessidade de reorganizar a biblioteca onde ele atuava. Com relação ao histórico de Dewey, analise as proposições a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
(   ) Dewey se amparou para a construção de seu sistema, em vários cientistas da atualidade.
(   ) Dewey visitou mais de 50 bibliotecas que utilizavam a organização fixa e suas inquietações o fizeram pensar e avaliar a possibilidade de transformar a ordem fixa em uma maneira mais fácil e eficiente de organização do conhecimento.
(   ) Em 1873, numa manhã de domingo, em uma igreja, Dewey teve uma ideia: utilizar números arábicos como decimais e um número neutralizador, zero, para numerar todo o conhecimento humano  impresso.
(   ) Dewey apresentou seu trabalho aos coordenadores da biblioteca onde trabalhava e teve permissão para aplica-lo na organização de uma nova biblioteca em sua cidade.
Assinale a alternativa CORRETA
A( ) F V V F
B( ) V F F V
C( ) F V V V
D( ) V V F V

Continue navegando