Buscar

Teste de conhecimento psi da Saude

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
1a aula
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Pode-se entender que a atual tendência demonstrada por celebridades, atletas e pessoas comuns de dizer não ao assédio moral e ao assédio sexual (em movimentos conhecidos mundialmente como Me Too), ao custo de exposição da vida privada, mas em nome de um possível benefício gerado a terceiros, está articulada aos princípios da ética:
		
	 
	Contemporânea.
	
	Medieval.
	
	Grega.
	
	Cristã.
	
	Moderna.
	
Explicação: Na Contemporaneidade, as discussões sobre as questões a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é individual ou coletivo, se parte do particular para o geral ou vice-versa, têm encontrado um certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado no nível social. Assim, o ético se faz a partir de todo social.  
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao Relativismo Ético, podemos afirmar que:
		
	
	Diminui o conceito de ética;
	
	Engessa o pensamento, entendendo que a ética é algo único para todos;
	
	Aponta que a ética é igual às questões morais;
	
	Promove um enfraquecimento da ética em determinadas sociedades.
	 
	Traz a possibilidade de argumentação, de ampliação do pensamento;
	Respondido em 09/10/2019 08:51:04
	
Explicação:
Com esse conceito atual, pode-se argumentar sobre o que é bom, se é bom sempre, se é bom para todos. Assim como o que é ruim. Isso promove uma maior capacidade de argumentação e reflexão.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas, também, um valor:
		
	
	Anormal
	
	Fictício
	 
	ontológico
	
	Paradoxo
	
	Pictórico
	Respondido em 09/10/2019 08:51:51
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes; outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à:
		
	 
	felicidade
	
	humildade
	
	Punir
	
	verdade
	
	Vigiar
	Respondido em 09/10/2019 08:52:17
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	um jeito de fantasiar
	
	uma acreditaçaõ política
	
	a casa em que se vive
	
	a colaboração para o entendimento
	 
	um -modo de estar- no mundo
	Respondido em 09/10/2019 08:52:51
	
Explicação:
Antes de Aristóteles, encontramos precedentes para a constituição de uma ética filosófica. Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem como aquela que necessita de um lugar ou morada, que definiria um modo de estar no mundo. Demócrito mostra a virtude sob a busca de um equilíbrio interno diante do movimento das paixões. O saber e a prudência seriam, assim, essenciais, pois ensinariam ao homem de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - Referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
		
	
	Em pensar somente no lucro.
	
	Em se adaptar ao sistema capitalista vigente na sociedade atual.
	
	Ao fundamento da maldade dos atos, averiguando em que consiste o mal.
	
	Em agir de acordo com seus próprios interesses.
	 
	Ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	Respondido em 09/10/2019 09:12:23
	
Explicação: Segundo a Moralidade Kantina baseia-se num princípio formalista: o que interessa na moralidade de um ato é o respieto a própria lei moral, e não aos interesses, fins ou consguencias do próprio ato. Uma bondade, guiada pela razão age em função de imperatívo categórico (dever).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a ética normativa pode-se afirmar que:
I Em geral, não se prende em apenas uma escola filosófica ética na análise e no exame dos procedimentos de uma ação correta ou incorreta.
II Ela se alinha nas diversas éticas, e suas variações, como: a utilitarista - avaliação das consequências - bem como da deontológica - avaliação a partir do dever
III São as formas de desvendar as implicações de teorias gerais para maneiras mais específicas de conduta e julgamento moral.
                                                         
São Verdadeiras as afirmações:
		
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	nenhuma afirmativa está correta
	
	I, II e III
	Respondido em 09/10/2019 08:54:28
	
Explicação:
Alternativa correta : C
 
A afirmação III não é verdadeira pois as formas de desvendar as implicações de teorias gerais para maneiras mais específicas de conduta e julgamento moral é usualmente denominada de ética prática, embora muitas vezes seja erroneamente chamada ética aplicada. Portanto não se trata de ética normativa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	Respondido em 09/10/2019 08:56:09
	
Explicação:
Os dois contextos citados, tanto o acúmulo de riquezas pela Igreja, como a exploração da mão-de-obra no contexto fabril, a partir da criação do Capitalismo traduzem as ideias de Certo X Errado ou analogamente ao Bem X Mal profetizadas pelas religiões monoteistas desde a Idade Média.
	
		1.
		O pensamento renascentista diferencia-se do pensamento medieval e modifica a relação do homem com o mundo, e dessa maneira influencia no movimentode relação do homem em suas relações éticas. A teoria que fundamenta essa nova relação é:
	
	
	Teoria da Translação: Poder da Igreja de tronar ou destronar um rei.
	
	
	Teoria Heliocêntrica: O sol como o centro do Universo;
	
	
	Teoria do Mito da Caverna: teoria de Platão: Ética e Política
	
	
	Teoria Antropocêntrica: O Homem como o centro do Universo;
	
	
	Teoria teocentrismo: Deus como o centro do Universo;
	
	
	
		2.
		Podemos atribuir à expressão maiêutica:
	
	
	
	descoberta de suas próprias inverdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	descoberta de suas próprias inverdades e na conceituação geral de um Deus.
	
	
	descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um Deus.
	
	
	descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	descoberta de suas próprias mentiras e na conceituação geral de um objeto.
	
Explicação:
Método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
	
	
	
	menmonia
	
	
	artemia
	
	
	veracidade
	
	
	sistema
	
	
	maiêutica
	
Explicação:
A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco. A partir dele, o termo ética se afasta tanto do sentido originário de morada quanto de equilíbrio das paixões, tal como Heráclito e Demócrito respectivamente entendiam. Este avanço foi possível sob a elaboração de um método, denominado maiêutica, que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. 
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com ______________, a ética se torna uma disciplina filosófica. Qual alternativa preenche corretamente o espaço?
	
	
	
	Aristóteles
	
	
	Immanuel Kant
	
	
	Sócrates
	
	
	Santo Agostinho
	
	
	São Thomás de Aquino
	
Explicação:
Com Aristóteles, a ética torna-se uma disciplina filosófica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As discussões sobre a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é individual ou coletivo, se segue do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Assim, o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual.
Segundo o texto, podemos esperar que:
	
	
	
	Instituições privadas se organizem com maior eficiência que instituições públicas.
	
	
	Indivíduos mais qualificados devam estabelecer os padrões éticos para a coletividade.
	
	
	A Ciência se apresente como meio de adequação das relações sociais.
	
	
	A sociedade deva fomentar as oportunidades para o pleno desenvolvimento de seus cidadãos.
	
	
	Os conflitos de interesse entre sociedade e indivíduo devam ser resolvidos pelos governos.
	
Explicação:
O texto do enunciado trata da via social para que os cidadãos alcancem padrões éticos no exercício do bem. Portanto, é a construção coletiva que cria as referências para o pacto do indivíduo com a sociedade a que pertence. A resposta do gabarito explora justamente esse entendimento, de que a coletividade deve investir em seus cidadãos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A integração dos estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, denomina-se:
	
	
	
	Ecologia social
	
	
	Ética determinante
	
	
	Moral fundamentalista
	
	
	Ética comunista
	
	
	Ética piramidal
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O termo ética deriva de éthos, que significa:
	
	
	
	Essência
	
	
	Atitude
	
	
	Modo de ser
	
	
	Modo de fazer
	
	
	Moral
	
Explicação:
A ética se refere literalmente ao modo de ser de cada um de nós.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Na Idade Média, moral e ética ficam imersas na questão religiosa;
	
	
	Na Idade Média, os pensamentos das doutrinas gregas continuam sendo dominantes na questão da ética e da moral;
	
	
	Na Idade Média, a moral não vinha atravessada por questões religiosas/cristãs, somente a ética.
	
	
	O período medieval é marcado pelo avanço da ciência, por isso, ética e moral são atravessadas por ideias dos iluministas;
	
	
	Na Idade Média, houve significativo avanço nos conceitos de ética e moral, com rompimento com ideias cristãs;
	
Explicação:
Quando o cristianismo ganha força como religião central, em Roma, sua influência atingiu todos os meios, inclusive os conceitos da filosofia grega sobre ética e moral, sendo ambas, impregnadas de ideais cristãos.
		ÉTICA NA SAÚDE
1a aula
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Pode-se entender que a atual tendência demonstrada por celebridades, atletas e pessoas comuns de dizer não ao assédio moral e ao assédio sexual (em movimentos conhecidos mundialmente como Me Too), ao custo de exposição da vida privada, mas em nome de um possível benefício gerado a terceiros, está articulada aos princípios da ética:
		
	 
	Contemporânea.
	
	Medieval.
	
	Grega.
	
	Cristã.
	
	Moderna.
	
Explicação: Na Contemporaneidade, as discussões sobre as questões a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é individual ou coletivo, se parte do particular para o geral ou vice-versa, têm encontrado um certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado no nível social. Assim, o ético se faz a partir de todo social.  
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao Relativismo Ético, podemos afirmar que:
		
	
	Diminui o conceito de ética;
	
	Engessa o pensamento, entendendo que a ética é algo único para todos;
	
	Aponta que a ética é igual às questões morais;
	
	Promove um enfraquecimento da ética em determinadas sociedades.
	 
	Traz a possibilidade de argumentação, de ampliação do pensamento;
	Respondido em 09/10/2019 08:51:04
	
Explicação:
Com esse conceito atual, pode-se argumentar sobre o que é bom, se é bom sempre, se é bom para todos. Assim como o que é ruim. Isso promove uma maior capacidade de argumentação e reflexão.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas, também, um valor:
		
	
	Anormal
	
	Fictício
	 
	ontológico
	
	Paradoxo
	
	Pictórico
	Respondido em 09/10/2019 08:51:51
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes; outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à:
		
	 
	felicidade
	
	humildade
	
	Punir
	
	verdade
	
	Vigiar
	Respondido em 09/10/2019 08:52:17
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira emtorno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	um jeito de fantasiar
	
	uma acreditaçaõ política
	
	a casa em que se vive
	
	a colaboração para o entendimento
	 
	um -modo de estar- no mundo
	Respondido em 09/10/2019 08:52:51
	
Explicação:
Antes de Aristóteles, encontramos precedentes para a constituição de uma ética filosófica. Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem como aquela que necessita de um lugar ou morada, que definiria um modo de estar no mundo. Demócrito mostra a virtude sob a busca de um equilíbrio interno diante do movimento das paixões. O saber e a prudência seriam, assim, essenciais, pois ensinariam ao homem de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - Referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
		
	
	Em pensar somente no lucro.
	
	Em se adaptar ao sistema capitalista vigente na sociedade atual.
	
	Ao fundamento da maldade dos atos, averiguando em que consiste o mal.
	
	Em agir de acordo com seus próprios interesses.
	 
	Ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	Respondido em 09/10/2019 09:12:23
	
Explicação: Segundo a Moralidade Kantina baseia-se num princípio formalista: o que interessa na moralidade de um ato é o respieto a própria lei moral, e não aos interesses, fins ou consguencias do próprio ato. Uma bondade, guiada pela razão age em função de imperatívo categórico (dever).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a ética normativa pode-se afirmar que:
I Em geral, não se prende em apenas uma escola filosófica ética na análise e no exame dos procedimentos de uma ação correta ou incorreta.
II Ela se alinha nas diversas éticas, e suas variações, como: a utilitarista - avaliação das consequências - bem como da deontológica - avaliação a partir do dever
III São as formas de desvendar as implicações de teorias gerais para maneiras mais específicas de conduta e julgamento moral.
                                                         
São Verdadeiras as afirmações:
		
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	nenhuma afirmativa está correta
	
	I, II e III
	Respondido em 09/10/2019 08:54:28
	
Explicação:
Alternativa correta : C
 
A afirmação III não é verdadeira pois as formas de desvendar as implicações de teorias gerais para maneiras mais específicas de conduta e julgamento moral é usualmente denominada de ética prática, embora muitas vezes seja erroneamente chamada ética aplicada. Portanto não se trata de ética normativa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	Respondido em 09/10/2019 08:56:09
	
Explicação:
Os dois contextos citados, tanto o acúmulo de riquezas pela Igreja, como a exploração da mão-de-obra no contexto fabril, a partir da criação do Capitalismo traduzem as ideias de Certo X Errado ou analogamente ao Bem X Mal profetizadas pelas religiões monoteistas desde a Idade Média.
	
		1.
		O pensamento renascentista diferencia-se do pensamento medieval e modifica a relação do homem com o mundo, e dessa maneira influencia no movimento de relação do homem em suas relações éticas. A teoria que fundamenta essa nova relação é:
	
	
	Teoria da Translação: Poder da Igreja de tronar ou destronar um rei.
	
	
	Teoria Heliocêntrica: O sol como o centro do Universo;
	
	
	Teoria do Mito da Caverna: teoria de Platão: Ética e Política
	
	
	Teoria Antropocêntrica: O Homem como o centro do Universo;
	
	
	Teoria teocentrismo: Deus como o centro do Universo;
	
	
	
		2.
		Podemos atribuir à expressão maiêutica:
	
	
	
	descoberta de suas próprias inverdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	descoberta de suas próprias inverdades e na conceituação geral de um Deus.
	
	
	descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um Deus.
	
	
	descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	descoberta de suas próprias mentiras e na conceituação geral de um objeto.
	
Explicação:
Método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
	
	
	
	menmonia
	
	
	artemia
	
	
	veracidade
	
	
	sistema
	
	
	maiêutica
	
Explicação:
A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco. A partir dele, o termo ética se afasta tanto do sentido originário de morada quanto de equilíbrio das paixões, tal como Heráclito e Demócrito respectivamente entendiam. Este avanço foi possível sob a elaboração de um método, denominado maiêutica, que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. 
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com ______________, a ética se torna uma disciplina filosófica. Qual alternativa preenche corretamente o espaço?
	
	
	
	Aristóteles
	
	
	Immanuel Kant
	
	
	Sócrates
	
	
	Santo Agostinho
	
	
	São Thomás de Aquino
	
Explicação:
Com Aristóteles, a ética torna-se uma disciplina filosófica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As discussões sobre a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é individual ou coletivo, se segue do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Assim, o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual.
Segundo o texto, podemos esperar que:
	
	
	
	Instituições privadas se organizem com maior eficiência que instituições públicas.
	
	
	Indivíduos mais qualificados devam estabelecer os padrões éticos para a coletividade.
	
	
	A Ciência se apresente como meio de adequação das relações sociais.
	
	
	A sociedade deva fomentar as oportunidades para o pleno desenvolvimento de seus cidadãos.
	
	
	Os conflitos de interesse entre sociedade e indivíduo devam ser resolvidos pelos governos.
	
Explicação:O texto do enunciado trata da via social para que os cidadãos alcancem padrões éticos no exercício do bem. Portanto, é a construção coletiva que cria as referências para o pacto do indivíduo com a sociedade a que pertence. A resposta do gabarito explora justamente esse entendimento, de que a coletividade deve investir em seus cidadãos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A integração dos estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, denomina-se:
	
	
	
	Ecologia social
	
	
	Ética determinante
	
	
	Moral fundamentalista
	
	
	Ética comunista
	
	
	Ética piramidal
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O termo ética deriva de éthos, que significa:
	
	
	
	Essência
	
	
	Atitude
	
	
	Modo de ser
	
	
	Modo de fazer
	
	
	Moral
	
Explicação:
A ética se refere literalmente ao modo de ser de cada um de nós.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a alternativa correta:

Continue navegando