A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2 ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ, SIGA, SALVE, CURTA, COMENTE
 Atividade de Aprendizagem 2 - Antropologia da Religião I
1) A etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue  padrões rígidos ou pré-determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa. Os instrumentos de coleta e análise utilizados nesta abordagem de pesquisa, muitas vezes, têm que ser formuladas ou  recriadas  para  atender  à  realidade  do  trabalho  de  campo. Assim, na maioria das vezes, o processo de pesquisa etnográfica será determinado  explícita  ou  implicitamente  pelas  questões propostas pelo pesquisador.
 A respeito do método etnográfico, analise as afirmativas a seguir:
 I. Etnografia configura-se como um método de pesquisa quantitativa de base estatística.
II. A etnografia é o método antropológico que passa pela interação e observação que o homem faz do homem com o próprio homem ou, melhor, trata-se de um estudo do “outro” e de si mesmo.
III. A etnográfica é um  dos  modos  de  fazer  pesquisa  em  ciência social,  baseado  na  pesquisa  de  campo,  é  personalizado,  multifatorial,  indutivo  dialógico, holístico e exige compromisso a longo prazo.
IV. O interesse geral da Antropologia, respaldada pelo método etnográfico, é estudar de  que  maneira os diversos grupos sociais ou os diferentes povos e sociedades se desenvolvem e se organizam, de  que  modo  constroem  seus  modos  de  ser,  de  sentir  e  de  pensar  o  mundo,  como estabelecem suas relações sociais internas e externas,  além  de  outros  aspectos relativos à vida social.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) II, III e IV, apenas. CORRETA
· b) I e IV, apenas.
· c) I, II e III, apenas.
· d) II e III, apenas.
· e) I, II e IV, apenas.
2)A ligação entre a antropologia e o exótico manifesta-se, de maneira efetiva, no vocabulário ocasionalmente evolucionista e nos comentários sobre a "alma selvagem" de Malinowski. A questão que fica é se as observações metodológicas de Malinowski podem ser lidas de modo que se encontre nelas algo mais do que as condições de pesquisa em uma sociedade pré-industrial, a perspectiva funcionalista e o interesse pelo exótico e o selvagem.
 Sobre o funcionalismo na antropologia, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (   ) A tradição funcionalista busca compreender os costumes de determinada sociedade como algo coerente e integral.
(   ) O funcionalismo procura entender o que é uma sociedade em si mesma através da comparação com outras sociedades.
(   ) Na intenção de manter sua coerência interna, as sociedades elaboram instituições econômicas, políticas, jurídicas,  educativas  e religiosas, fornecendo  respostas  coletivas  organizadas  que  atendem às essas necessidades.
(   ) Da perspectiva funcionalista, a cultura é antes de tudo um aparato instrumental que permite ao ser humano a  melhor  forma  de  resolver  problemas  concretos  e  específicos  que  deve  enfrentar  em  seu meio ambiente quando dá satisfação a suas necessidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a) V - F - V - V. CORRETA
· b) V - F - F - V.
· c) F - F - V - V.
· d) F - F - V - F.
· e) F - F - F - F.
3)Em primeiro lugar: é imprescindível reconhecer que, mesmo socialmente produzido, o saber acadêmico é relativamente autônomo em relação aos contextos imediatos de produção e pode, portanto, alcançar níveis desejáveis de comunicação. Em segundo lugar: a comparação, mais que o relativismo descontrolado, é a melhor garantia contra a homogeneização superficial, facilitando a comunicação intelectual responsável através de fronteiras nacionais e culturais. Por fim: é preciso interrogar as práticas atuais da antropologia nas interseções das histórias teóricas com as diversas abordagens por meio das quais a disciplina vem se estabelecendo socialmente, com as áreas de conhecimento vizinhas e com as tradições nacionais onde se implantam suas articulações teóricas mais amplas. Refletir sobre como essas questões podem se conjugar foi o objetivo deste exercício.
 Com relação a esse contexto, associe os elementos, apresentados na Coluna A, as suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B:
	 Coluna A
	Coluna B
	I. Ideia de Reciprocidade e oposição Natureza/Cultura como princípios organizadores da mente humana.
	X – Evolucionismo.
	II. Classificação das sociedades em níveis ou graus de desenvolvimento, como mais “primitivas” ou mais “civilizadas”.
	Y – Funcionalismo.
	III. Cultura é compreendida como totalidade e o interesse recai sobre o papel das Instituições Sociais para a manutenção da organização social.
	Z – Estruturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a) I-Z; II-X; III-Y. CORRETA
· b) I-X; II-Z; III-Y.
· c) I-Y; II-X; III-Z.
· d) I-X; II-Y; III-Z.
· e) I-Z; II-Y; III-X.
4)Segundo Csordas (1994), qualquer antropólogo é familiar com a definição de Geertz sobre a religião: “um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de factualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas” (GEERTZ, 1989, p.67).
 Sobre a abordagem antropológica da religião, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (   ) Para  a  antropologia  não  existe  uma  religião  mais  verdadeira  que  outra.
(   ) O  que  caracteriza  o  método  de  estudo  da Antropologia  da  Religião é  o olhar  do profeta  que  busca  nas premonições o destino do seu povo.
(   ) O olhar antropológico  passa  pela cultura, ou seja, pela maneira que ser humano vivencia as diversas religiões e pela observação das práticas religiosas.
(   ) O antropólogo que estuda o universo religioso pretende entender  o  que  está  presente  nas redes  de  significados  das  diferentes  culturas  e que  leve  a apreender o que cada sistema religioso possui de específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a) V - F - V - V. CORRETA
· b) V - F - F - V.
· c) F - F - V - V.
· d)V - V - F - V.
· e) V - F - V - F.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.