Buscar

Engenharia de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 5º 
Disciplina: Engenharia do Produto
Atividade Avaliativa 1 (referente as aulas 1 a 8)
Professor (a): Karoline Arguelho
Nome: Uiara Lima Barreto
RGM: 093.878
ATIVIDADE
ENGENHARIA DO PRODUTO
1) DÊ UM EXEMPLO PRÁTICO DE CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO (ESCOLHA UM PRODUTO DE SUA PREFERÊNCIA E EXPLEMPLIFIQUE AS FASES). (2,5 pontos).
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas.
É como um jornada do produto, para ficarmos próximos de um exemplo mais conhecido em marketing, que é o da jornada do cliente.
2) SE VOCÊ FOSSE ESCOLHER UM PRODUTO NO MERCADO QUAIS CARACTERISTICAS CHAMARIAM A SUA ATENÇÃO (UTILIZE CONCEITOS UTILIZADOS NA DISCIPLINA)? (2,5 pontos)
O desenvolvimento de produtos inovadores cada vez mais passa pela utilização do conceito de Design Thinking. No Design Thinking, o foco está na experiência e no comportamento do consumidor, por isso as características do novo produto devem se adaptar a essa necessidade. Pensar como um designer é conseguir ir além da estética do produto para criar algo mais profundo.
No Design Thinking, é preciso observar os consumidores e entender a maneira como interagem com produtos já existentes para resolver um problema. Depois disso, criam-se protótipos e as observações continuam, até que se consiga um produto capaz de promover uma experiência verdadeiramente positiva para seu público-alvo.
3) LEVANDO EM CONSIDERACÃO OS CONCEITOS DE ENGENHARIA SEQUENCIAL E ENGENHARIA SIMULTÂNEA. COMENTE SOBRE CADA UMA E DÊ EXEMPLOS PRÁTICOS. (2,5 pontos)
"Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperação, confiança e compartilhamento, de forma que as decisões sejam tomadas, no início do processo, em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, sincronizadas com pequenas modificações para produzir consenso" (ASHLEY, 1992 apud PRASAD, 1996)
4) PENSANDO EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, PENSAMOS EM INOVAÇÃO, PENSANDO EM INOVAÇÃO, PENSAMOS EM NOVIDADE CLARO, QUAL PRODUTO VOCÊ ACHA QUE SERIA UM SUCESSO? (PRECISA SER UM PRODUTO INOVADOR DE PREFERÊNCIA QUE NÃO TENHA NO MERCADO). (2,5 pontos)
A inovação do processo não é o desenvolvimento de produtos, pois não entrega um novo item ao mercado. Ela pode ajudar a fornecer uma solução melhor para atender aos requisitos existentes ou novos, como, por exemplo, um tipo diferente de processo térmico que prolonga a vida útil sem afetar negativamente os parâmetros de qualidade do produto.
Essa inovação de processo oferece uma vantagem competitiva para o negócio, que é difícil ou dispendioso para outros serem replicados especialmente se houver propriedade intelectual associada ao desenvolvimento da técnica, mas não entrega novos produtos nas prateleiras.

Outros materiais