Buscar

ética profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA PROFISSIONAL
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A1_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os valores morais e a ética são construídos socialmente e dependem histórica e culturalmente de cada região, mas possuem origem etimológica diferente. Podemos afirmar que estão conectados por alguns de seus princípios. Dessa forma, acerca dos conceitos de ética e moral podemos afirmar:
	
	
	
	A moral consiste em fazer prevalecer os impulsos simpáticos contra os impulsos egoístas, enquanto a ética é um ato inconsciente.
	
	
	O senso moral impede os sujeitos de manter uma atitude ética.
	
	
	Ética é a concepção dos princípios que eu escolho, moral é a sua pratica.
	
	
	A moral está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Enquanto a ética são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
	
	
	A moral e a ética são duas invenções humanas que estão orientadas para a busca do bem e necessidade de afastar o mal.
	
Explicação:
Os conceitos de valores morais e a éticos são construídos socialmente e, dessa forma, dependem histórica e da cultura de cada pais e são diferentes em conformidade a localidade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		(HOB/ 2015) Na direção social do Serviço Social brasileiro contemporâneo, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Considerando o contexto anterior, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das características da feição acadêmico-profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.
	
	
	
	Defesa do trabalho e dos trabalhadores
	
	
	Compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história
	
	
	Defesa do amplo acesso a terra para a produção de meios de vida.
	
	
	Atenção quanto a qualidade dos serviços prestados
	
	
	Defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Se os atos éticos estão atravessados pelas diversas visões de mundo dos in-divíduos, é certo então, que diferentes concepções de ética encontram-se presentes ao longo do processo histórico de institucionalização das profissões. No caso do Serviço Social, que tem um lugar especifico na:
	
	
	
	Função social do trabalho.
	
	
	Vinculação profissional e institucional do trabalho.
	
	
	Divisão social e técnica do trabalho.
	
	
	Estrutura social e institucional do trabalho
	
	
	Inclusão institucional e técnica do trabalho.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Afirma-se que a Filosofia não é um saber desinteressado; está implícita na pergunta filosófica a ideia de que, se algo está sendo assim, não poderia ser diferente. Isso indica que a Filosofia não trata somente com os fatos em existência imediata, ela aponta para:
	
	
	
	A filosofia é um saber desinteressado.
	
	
	O dever, ou seja, para a dinâmica da realidade em suas potencialidades de vir a ser
	
	
	O fato de que é o conhecimento quem constrói a realidade
	
	
	A práxis somente é possível para os que detém conhecimento
	
	
	Busca da essência do senso comum
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Responda com base a afirmativa: Surgiu na história da humanidade dentro da perspectiva dos conflitos, da violência, de forma que pensar meios de evitar e controlar essa violência humana.  Diferentes formações sociais e culturais formam um conjunto de valores como padrões de conduta, para estabelecer as relações interpessoais, subjetivas, buscando sempre a conservação do grupo social e da boa conivência.  Estamos tratando sobre.
	
	
	
	O conhecimento
	
	
	 O tempo
	
	
	A lógica
 
	
	
	 A etiologia
	
	
	A ética
	
Explicação:
A Ética nasceu com a perspectiva de buscar mecanismos para aprimoramento das normas sociais e para avaliar alternativas mais racionais para resolução dos conflitos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Com a palavra de ordem "fora homofobia, homofobia fora, fora homofobia, já chegou a sua hora", os manifestantes se dirigiram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu um abraço humano, em celebração e agradecimento ao reconhecimento, por decisão do tribunal, da união homoafetiva como entidade familiar, o que ocorreu no último dia 5 de maio. No Supremo, a Marcha terminou com uma nova palavra de ordem: "STF, já arrasou, por um Brasil com muito amor". http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=611 Baseado nestas manifestações em torno da defesa dos casais homoafetivos seria CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Os grupos sociais instituem valores que são imutáveis.
	
	
	Os valores são relativos e independem da vida em sociedade.
	
	
	Os indivíduos apresentam sistemas de crenças e valores diferentes.
	
	
	A vida em sociedade pressupõe a construção valores que sempre são aceito por todos.
	
	
	A coercitividade da vida social é inatingível.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O assistente social deve pensar a problemática da ética não somente como questão teórica , mas também como uma questão que atinge diretamente o seu cotidiano profissional. Nesta perspectiva, que a Ética Profissional é central no processo de formação profissional do Assistente Social, vinculando-se as seguintes dimensões:
	
	
	
	dimensões legais. prática e técnicas.
	
	
	dimensões, politica, ideológicas e técnica.
	
	
	dimensões teórica, técnica, política e prática.
	
	
	dimensões teórica, ideológica e religiosa
	
	
	dimensões culturais, técnica e prática
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O assistente social deve pensar a problemática da ética não somente como questão teórico ¿ política mais ampla, mas também como uma questão que atinge diretamente o seu cotidiano profissional. Nesta perspectiva, podemos afirmar a discussão sobre a Ética Profissional é central no processo de formação profissional do Assistente Social e se vincula:
	
	
	
	às dimensões teórica, ideológica e religiosa.
	
	
	às dimensões, politca, ideológicas e técnica.
	
	
	às dimensoões culturais, técnica e prática.
	
	
	às dimensões legais. prática e técnicas.
	
	
	às dimensões teórica, técnica, política e prática.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 20:20:00.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A2_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As políticas voltadas aos Idosos representou um grande avanço
da sociedade brasileira. O estatuto do idoso criou uma política especializada tendo como princípio que:
	
	
	
	 é papel da família, da comunidade, da sociedade privada e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho.
 
	
	
	 é papel da família, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, sem prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho. 
 
	
	
	 é papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho
 
 
	
	
	 é papel somente da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho
 
	
	
	 é papel da família, da comunidade e da sociedade de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho
	
Explicação:
Artigo 3º Estatuto do Idoso. Lei 10.741/2003.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ao distinguir moral de ética, José Paulo Netto afirma que:
	
	
	
	A primeira é a reflexão, enquanto que a ética é o que indica o deve ser, ou seja, o que se deve
	
	
	A primeira é um sistema mutável, historicamente determinado, de costumes e imperativos , a ética por seu turno, é análise dos fundamentos da moral, remetendo compulsoriamente à reflexão filosófica ou metafilosófica.¿
	
	
	A moral é estática como a realidade, e a ética por seu turno, é a reflexão estática da moral.
	
	
	A moral e a ética são idênticas.
	
	
	A ética é um sistema de valores e a moral um sistema de preconceitos.
	
Explicação:
O reconhecimento de que os valores morais e a ética são construídos socialmente e dependem histórica e culturalmente do espaço que esta inserido,e que, por isso, apresentam origens epstemológicas distinas é fundamental, para o entendimento de uma visão ampliada da questão.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com Lúcia Barroco, no âmbito da cotidianidade, as normas podem ser aceitas interiormente, defendidas socialmente, sem que, no entanto, possamos afirmar que esta aceitação tenha ocorrido livremente, porque a escolha livre pressupõe a existência de alternativas e seu conhecimento crítico. No entanto:
	
	
	
	Ser ético é seguir os valores morais exigidos pela cotidianidade.
	
	
	Ainda assim, é possível dizer não aos valores morais quando eles não correspondem às necessidades de emancipação, quando eles expressão a alienação e promovem a desumanização.
	
	
	Ainda assim, devemos ser neutros diante das leis.
	
	
	As normas são sempre boas para a coletividade.
	
	
	Não há espaço para a contestação, apenas para a aceitação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo Lúcia Barroco, a gênese da ética está relacionada com a autoconstrução do ser social, ou seja, com o seu processo de humanização, onde o homem é autor e produto de si mesmo. Isto se dá a partir de qual categoria:
	
	
	
	Teoria
	
	
	Dialética
	
	
	Totalidade
	
	
	Historicidade
	
	
	Teleologia
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A origem da ética do Serviço social reproduz os princípios da filosofia tomista, do positivismo e do pensamento mais conservador.
	
	
	Por seu caráter dinâmico e contraditório a sociedade burguesa assume códigos morais opostos como o conservadorismo moral e a moral originada dos movimentos emancipatórios inspirados em ideais de direita.
 
 
	
	
	Para o assistente social a discussão ética deve ficar restrita ao seu código de ética profissional para garantir respeito da categoria às formalidades da norma.
 
	
	
	O Código de ética do Assistente Social de 1993 enfrenta um dogmatismo ao sair em defesa da tolerância e ao respeito a diversidade e isso significa uma neutralidade profissional.
 
	
	
	A dimensão ética da profissão tem origem nas Santas Casas de Misericórdia nos trabalhos assistenciais que eram desenvolvidos substancialmente na área de saúde.
 
 
	
Explicação:
O código de ética do Assistente social traz na sua concepção os princípios norteadores da profissão garantindo assim a plena realização profissional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os homens agem na vida cotidiana e essa ação significa responder ativamente, ou seja, existe uma relação direta entre pensamento e a ação. Essa afirmativa define que aspecto do cotidiano?
	
	
	
	Heterogeneidade
	
	
	Superficialidade
	
	
	Complexidade
	
	
	Homogeneidade
	
	
	Imediaticidade
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Historicamente tivemos várias Eras: A Era Pré-histórica, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Dentro das Eras tivemos momentos significativos. O período conhecido como o rompimento da Idade Média para Idade Moderna, onde surgiram os pensadores que abordavam os fenômenos sociais de forma mais realista, tais como Maquiavel, Francis Bacon, Tomaso Campanella foi o movimento cultural, político e econômico do:
	
	
	
	Feudal
 
	
	
	Romano
	
	
	 Bizantino
	
	
	Renascimento, renascentista
	
	
	Heliocêntrico
	
Explicação:
O Renascimento durou de 1300 a 1600 e trouxe grande contribuição para as discussões e formas de explicar e entender a sociedade. Até então a filosofia e as religiões desempenhavam esse papel e através do Renascimento outros autores começaram a contribuir para novas ideias, sobretudo no campo da política, da economia e da cultura das sociedades como parâmetros para os novos debates.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a alternativa correta: O modo de ser dirigido a atender às necessidades desencadeadas pelo mercado, é o:
	
	
	
	Modo de ser humanista
	
	
	Modo de ser cristão
	
	
	Modo de ser hedonista
	
	
	Modo de ser capitalista
	
	
	Modo de ser socialista
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 20:21:47.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A3_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com o Código de Ética Profissional vigente, é VEDADO ao assistente social:
	
	
	
	Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando demandas de interesse da população usuária.
	
	
	Mobilizar sua autoridade funcional, sendo chefe, para liberar carga horária de subordinado para fins de estudos e pesquisas profissionais.
	
	
	Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional para avaliação de conduta profissional.
	
	
	Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo se a pedido deste.
	
	
	Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual o código de ética que rompeu com o conservadorismo no Serviço Social:
	
	
	
	1986
	
	
	1993
	
	
	1947
	
	
	1965
	
	
	1975
	
	
	
	 
		
	
		3.
		funcab-2013-pc-es-assistente-social - De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, a inviolabilidade
do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional, constitui para o assistente social um( a ):
	
	
	
	dever.
	
	
	direito.
	
	
	proibição.
	
	
	necessidade.
	
	
	obrigação.
	
Explicação: Questão sobre o código de ética de 1993, e os deveres do AS.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Como se caracteriza o ethos profissional exigido pelo código de ética de 1993?
	
	
	
	Exige-se um profissional crítico na academia, mas não dentro das instituições.
	
	
	Exige-se um profissional crítico, teoricamente qualificado e politicamente articulado a valores progressistas.
	
	
	Exige-se um profissional neutro.
	
	
	Exige-se um profissional comprometido com as demandas da instituição, e sem atender a uma classe específica.
	
	
	Exige-se um profissional revolucionário.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em seu estudo sobre os fundamentos ontológicos da ética no Serviço Social, Barroco (2007) nos ensina que a dimensão ética que fundamentou a origem da profissão reproduz os princípios éticos presentes:
	
	
	
	na filosofia tomista através do pensamento conservador presente nos estudos dos filósofos da teoria crítica
	
	
	na teoria marxista haja vista a revisão ética proposta pelo movimento de reconceituação
	
	
	na filosofia tomista, no positivismo e no pensamento conservador
	
	
	no pensamento conservador ensinado nas disciplinas de filosofia e metodologia marxista
	
	
	na filosofia moderna e no pensamento conservador
	
	
	
	 
		
	
		6.
		fcc-2012-tj-pe-analista-judiciario-assistencia-social - O projeto ético-político do Serviço Social, quanto aos seus compromissos, compreende
	
	
	
	a direção social às ações profissionais que favorecem as posturas teóricas conservadoras.
	
	
	o voluntarismo político-profissional para o qual basta a boa vontade e um ideal para se transformar a realidade.
	
	
	a vinculação a um projeto de transformação da sociedade, tendo em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central.
	
	
	a produção de conhecimentos ligados aos pressupostos filosóficos cujo horizonte é a manutenção da ordem.
	
	
	o espaço democrático de construção coletiva que indica a coexistência de uma única concepção de pensamento crítico, que não permite o pluralismo de ideias no seu interior.
	
Explicação: questão sobre o projeto ético político da profissão.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Conforme o Código de Ética, assinale a alternativa que NÃO constitui um dos princípios fundamentais da profissão:
	
	
	
	Aprimoramento profissional de forma contínua.
	
	
	Garantia do pluralismo.
	
	
	Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
	
	
	Articulação com os movimentos sociais.
	
	
	Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		4) Segundo o Código de Ética de 1947: I ¿ Moral ou Ética pode ser conceituada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal. II ¿ A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ÉTICA PROFISSIONAL; relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL. III ¿ A importância da Deontologia do Serviço Social provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I e II;
	
	
	Somente I;
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	Somente II;
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:24:39.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A4_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		 O professor Marcelo Braz no texto ¿Balanço dos Balanços do debate teórico acerca dos Novos Movimentos Sociais no Brasil¿, analisa a questão dos Movimentos Sociais em quatro fases.  Tomando como referência a perspectiva de análise do professor as características a seguir destacadas dizem respeito a qual fase.  ¿O crescimento e a diversificação dos novos movimentos sociais, além de ter impulsionado o processo de redemocratização do país, também trouxe para o debate político questões, que até então eram relegadas a um nível de discussão mais localizada, menos abrangente. Esse período foi marcado, portanto, pela organização de parcelas da sociedade civil na luta pela conquista de seus direitos.¿
	
	
	
	o trecho expõe a 3ª fase dos movimentos sociais, continuando o movimento de redemocratização do país tendo como marco a Constituição Federal de 1988.
	
	
	o trecho destaca a 2ª fase dos movimentos sociais,  final dos anos 80.
	
	
	 o trecho em destaque trata da década de 90, 4ª fase dos movimentos sociais, caracterizado pelo aumento da pobreza e do desemprego.
	
	
	o trecho destaca a 1ª fase dos movimentos sociais no Brasil, que ocorreu em meados da década de 70, início da década de 80, chamada de fase da Emergência Heróica
	
	
	o trecho destacado trata da 2º fase dos movimentos sociais, uma preocupação em dialogar com o Estado. Nessa fase também ocorrem as Diretas já.
	
Explicação:
O texto destaca a 1ª fase dos Novos Movimentos Sociais, eles impulsionam a redemocratização do país, criam novos debates. Há uma valorização do caráter espontâneo dos Movimentos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Analise as afirmações e marque a alternativa correta I-O Projeto ético-político do Serviço Social vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social II- Senso comum é o conhecimento não científico, imediato e acrítico. III- Segundo Montaño, atrelada a uma visão de senso comum, o profissional não consegue ultrapassar o aparente, o superficial da "pseudoconcreticidade".
	
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente a alternativa I está correta
	
	
	Somente a alternativa II está correta
	
	
	Somente a alternativa III está correta
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Não há dúvidas que o Projeto ético ¿ político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Esta vinculação se explica a partir da:
	
	
	
	Dimensão interventiva da prática profissional.
	
	
	Dimensão operacional da prática profissional.
	
	
	Dimensão investigativa da pesquisa social.
	
	
	Dimensão política da intervenção social.
	
	
	Dimensão jurídica do exercício profissional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Encíclica Rerum Novarum, traçou princípios éticos tradicionais e influenciou qual movimento:
	
	
	
	Neo-tomismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Positivismo
	
	
	 Welfare State
 
 
	
	
	Materialismo Dialético Histórico
	
Explicação:
 O Neotomismo foi um movimento influenciado pelo Papa Leão XIII que escreveu a encíclica Rerum Novarum que tratava do avanço do movimento operário e trazia soluções para as questões sociais que aumentavam na sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo José Paulo Netto, o Projeto Profissional constitui:
	
	
	
	Como um conjunto de normas apenas.
	
	
	Não são projetos coletivos.
	
	
	A autoimagem da sociedade.
	
	
	São
estruturas fixas por natureza.
	
	
	A autoimagem de uma profissão, elege os valores que a legitimam socialmente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(2015/Petrobras) No Brasil, nas últimas décadas, o serviço social brasileiro, como fruto de sua organização e qualificação teórica e política, construiu o projeto ético-político profissional voltado para a;
	
	
	
	controle do comportamento profissional nos espaços públicos
	
	
	orientação do trabalho profissional diante dos desafios históricos
	
	
	abertura e expansão de vagas para os profissionais no mercado de trabalho
	
	
	apresentação de um modelo metodológico para atuação profissional.
	
	
	defesa corporativa e particularista dos interesses profissionais e
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na perspectiva do projeto ético-político profissional do Serviço Social, a prática do assistente social tem como direção:
	
	
	
	Os interesses da categoria profissional.
	
	
	O regulação e ajuste social.
	
	
	A viabilização da participação dos usuários nas decisões institucionais.
	
	
	A defesa de uma nova ordem societária, na perspectiva emancipatória.
	
	
	A desresponsabilização do Estado quanto às políticas sociais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre o Projeto Ético-político do Serviço Social, Netto no texto ¿A construção do Projeto Ético- Político do Serviço Social¿, aponta alguns componentes, assinale a alternativa que cita-os:
	
	
	
	Massa crítica, pluralismo e impedimento de qualquer vinculação pessoal do Assistente Social a uma religião.
	
	
	Acumulação teórica, Massa crítica, Reforma curricular, Construção de um novo perfil profissional e Novo código de ética.
	
	
	Apenas os 11 princípios do código de ética.
	
	
	Massa crítica, novo código de ética e a filiação a partidos de esquerda.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
Explicação: Esta questão analisa se o aluno compreende a constituição do PEP.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:27:30.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A5_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Todas as respostas destacam características do Código de Ética do Assistente Social de 1986, exceto:
	
	
	
	Projeto Profissional vinculado a um projeto social radicalmente democrático, intrinsicamente ligado à Classe trabalhadora e suas conquistas históricas
	
	
	Trata da dimensão prático-operativa
	
	
	Tem por eixo a defesa e a universalização dos direitos sociais.
	
	
	Retomada da discussão ética no interior da tradição Marxista
	
	
	Retomada da discussão ética do Positivismo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Constitui Infração disciplinar disposta no Código de ética de 1993:
 
 
 
	
	
	
	depor como testemunha sobre situação sigilosa
	
	
	Quebrar o sigilo profissional quando tratar de situação grave , evolvendo fato delituoso.
	
	
	Denunciar ao Conselho Federal através de comunicação fundamentada qualquer forma de exercício irregular da profissão.
	
	
	Não cumprir no prazo estabelecido, determinação emanada de órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria destes, depois de regularmente notificado.
 
	
	
	aceitar nomeação de perito e atuar em perícia quando não se caracterizar área de sua competência profissional
	
Explicação:
Código de ética 1993, artigo 22, b.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual documento revelou esta ruptura com a neutralidade profissional ?
	
	
	
	O Código de ética de 1982.
	
	
	A Constiuição de 1988.
	
	
	O Código de Ética de 1986.
	
	
	A Lei de Regulamentação Profissional do Serviço Social.
	
	
	O Código de Ética em vigor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No pensamento de Barroco (2001), "A ética profissional é um modo particular de objetivação da vida ética. Suas particularidades se inscrevem na relação entre o conjunto complexo de necessidades que legitimam a profissão na divisão sociotécnica do trabalho, conferindo-lhe determinadas demandas, e suas respostas específicas, entendidas em sua dimensão teleológica e em face das implicações ético-políticas do produto concreto da sua ação". Na visão da autora, com relação à trajetória histórica do Código de Ética Profissional do Assistente Social, analise as afirmativas: I. O Código de 1965 substitui a visão do Serviço Social humanista pela concepção liberal de natureza técnico-científica. II. A dimensão ética da profissão, em sua origem, tem sua centralidade afirmada nas Escolas de Serviço Social, através de disciplinas que reproduzem os princípios éticos buscados na filosofia tomista, no positivismo, no pensamento conservador. III. No Código de 1993, a liberdade, a eqüidade, a justiça social e a democracia orientam ética e politicamente a objetivação dos direitos sociais. IV. O Código de 1975 reproduz os postulados tradicionais abstratos: o bem comum, a autodeterminação, a subsidiariedade, a participação da pessoa humana. V. O Código de 1986 representa um marco da ruptura ética e ideológica do Serviço Social com o neotomismo e com o funcionalismo, mas demonstra fragilidade teórico-metodológica e operacional. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		CONCURSO PARA AGENTE FISCAL ¿ CRESS MG, 2016 QUESTÃO 28: Quanto ao exercício diário da práxis profissional e ao conhecimento teórico-prático do Código de Ética atualizado do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O aprofundamento da democracia distancia-se da socialização da participação política.
	
	
	Universalidade de acesso aos bens e serviços relativos às políticas sociais difere-se dos conceitos teóricos e metodológicos da busca pela equidade e justiça social.
	
	
	A consolidação e ampliação da cidadania referem-se, exclusivamente, à garantia dos direitos civis.
	
	
	Reconhecer a liberdade como valor ético refere-se diretamente aos conceitos de autonomia e plena emancipação dos indivíduos sociais, conforme os princípios fundamentais da profissão do(a) assistente social.
	
	
	A recusa dos direitos humanos e da defesa do autoritarismo caracterizam-se como princípios fundamentais do Código de Ética do(a) assistente social.
	
Explicação: Questão sobre o Código de ética e o exercício profissional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando foi criado o primeiro Código de Ética do Serviço Social?
	
	
	
	Em 1982.
	
	
	Em 1936.
	
	
	Em 1975.
	
	
	Em 1947.
	
	
	Em 1993.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As profissões liberais constituem uma deontologia com o objetivo de regular as suas ações. Às entidades representativas destas profissões caberá a ela-boração de um código de ética profissional. Em relação ao Serviço Social o Código de Ética de 1947:
	
	
	
	Constitui-se como instrumento para uma ação libertadora.
	
	
	Constitui-se como instrumento para uma ação moralizadora, restauradora.
	
	
	Revelou uma preocupação com a transformação social.
	
	
	Explicitou o compromisso do assitente
social com as classes subalternas.
	
	
	Implicou numa uma ruptura com o conservadorismo profissional.
	
Explicação:
Histórico Código ética assistente social
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Código de Ética de 1986 representa um marco da ruptura ética e ideológica do Serviço Social. Dentre as mudanças provocadas por este redimensionamento dos valores éticos do Serviço Social, pode-se afirmar que todas as afirmativas estão corretas, exceto:
	
	
	
	Construção de um novo perfil profissional.
	
	
	Explicitação da dimensão política da prática profissional.
	
	
	Afirmação do conservadorismo profissional.
	
	
	Questionamento dos princípios da neutralidade.
	
	
	Negação de uma postura profissional subalterna.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:29:27.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A6_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A Constituição de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanças do mundo do trabalho têm exigido do profissional de Serviço Social brasileiro novas competências e habilidades profissionais − dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção em organizações públicas ou privadas. Isso requer o domínio crítico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo com o Código de Ética Profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar
	
	
	
	a satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política liberal
	
	
	a projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, gênero e etnia.
	
	
	a defesa da liberdade do mercado como princípio regulador das relações econômicas e sociais.
	
	
	a eficácia e eficiência por meio da moderna administração gerencial de resultados.
	
	
	a atenção às necessidades locais em função da municipalização das políticas públicas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O início da Nova República deu início a transição democrática no Brasil e com isso se buscava um padrão mais equitativo de proteção social. Utilizou-se muito o slogan ¿ Tudo pelo Social¿, enfatizando vários planos que tratavam da questão social. Inclusive a questão social tornou-se foco de políticas públicas algumas que saíram do papel e outras que sequer foram iniciadas.  A política social neste período tinha caráter, exceto:
 
 
	
	
	
	Pontual
	
	
	Clientelista
	
	
	Meritocrático ¿ particularista
 
 
	
	
	Compensatório
	
	
	Totalitário ¿ Integralista
	
Explicação:
 As políticas sociais iniciadas no período da Nova República tinham como Princípios um Plano de Emergência devido ao caos e aos problemas que antecederam e tinham como propósito da reformulação do sistema de proteção social.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação ao momento de construção do código de ética profissional, década de 1980, destacamos como de fundamental importância, o fato da Assistência Social ganhar o status de Política Pública, o que acontece:
	
	
	
	Em 1993 com o novo Código de ética
	
	
	Em 1986 com o Código de Ética
	
	
	Em 1988 com a Constituição Federal
	
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	Em 1994 com a LOAS
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		TRT - 1ª REGIÃO (RJ)-2011O código de ética do assistente social fundamenta-se, entre outros princípios,
	
	
	
	no exercício da profissão, desconsiderando as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, em que estes possam usá-las para o fortalecimentos de seus interesses.
	
	
	na articulação com outros movimentos de diferentes categorias profissionais, que não partilhem dos princípios do código de ética, e com a luta geral dos trabalhadores.
	
	
	em um projeto profissional, democratizando as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como mecanismos dispensáveis à participação dos usuários.
	
	
	em um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
	
	
	no exercício do serviço social, discriminando, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Devido as mudanças trazidas pela promulgação da Constituição de 1988 novas demandas foram impostas a profissão sendo necessária discutir novas metas e propostas de atuação. Deste modo, no período da Década de 90 foram criadas novas legislações, exceto:
 
 
	
	
	
	Código de ética Profissional
	
	
	 Lei de Diretrizes e Bases da Educação
 
 
	
	
	Lei Orgânica da Assistência Social
	
	
	 Lei da Pessoa Portadora de Deficiência
	
	
	Lei de regulamentação da Profissão
	
Explicação:
A Lei da Pessoa Portadora de Deficiência é do final da Década de 80, especificamente é a Lei 7.853/89 e trouxe significativo avanço no atendimento as pessoas portadoras de necessidades especiais.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Abaixo estão dispostos alguns acontecimentos históricos, marque o acontecimento que se reporta ao Governo Collor.
 
 
	
	
	
	Criação da Política Nacional de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social.
 
 
	
	
	Início do Plano Brasil Novo
	
	
	Plano Real
	
	
	 Inauguração do Programa Comunidade Solidária
	
	
	 Criação do Conselho de Segurança Alimentar
	
Explicação:
No Governo Collor foi iniciado o Plano Brasil Novo que se caracterizava em um conjunto de reformas estruturais na economia e na criação de planos de estabilização da inflação, também ficou conhecido como Plano Collor.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		¿Os anos 80 marcam a travessia para a maioridade intelectual e profissional dos assistentes sociais. Essa maturação foi decididamente condicionada pela inserção da categoria profissional nas lutas mais amplas pela conquista e aprofundamento da democratização da vida social: do estado e da sociedade no país, no horizonte da socialização da política e da economia¿ (IAMAMOTO, 2005:90). Para Iamamoto houve um movimento dos assistentes sociais aproximando eles da sua:
 
 
	
	
	
	cidadania mitigada
	
	
	 cidadania acadêmico-político
	
	
	 cidadania plena
	
	
	cidadania formal
 
	
	
	 cidadania antagônica
	
Explicação:
Iamamoto diz que os assistentes sociais alcançaram a cidadania acadêmico-político quando ela discute o tema do redimensionamento da ético político do serviço social e a sua práxis profissional nos anos 80. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Acerca da construção do atual código de ética do Serviço social , é correto afirmar I- No Código de 1993 mantém-se a concepção de homem e sociedade do Código de 1986 II- Permanece a ruptura com o mito da neutralidade profissional III- Resgata-se a teoria funcionalista.
	
	
	
	Estão corretas I e II
	
	
	Nenhuma está correta
	
	
	Estão corretas I, II e III
	
	
	Apenas I está correta
	
	
	Estão corretas II e III
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:32:26.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie
sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A7_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O Código de Ética do Serviço Social é um instrumento valioso que orienta o exercício profissional de maneira a garantir tanto a qualidade dos serviços prestados aos usuários. Sobre o Código de Ética do Serviço Social é INCORRETO:
	
	
	
	Representar um instrumento que determina parâmetros para o exercício pro-fissional.
	
	
	Compreender medidas coercitivas e morais sobre o exercício profissional.
	
	
	Indicar o dever ser profissional.
	
	
	Apresentar os compromissos éticos que delineiam a atuação cotidiana do pro-fissional. .
	
	
	Estabelecer normas, deveres, direitos e proibições referentes ao exercício pro-fissional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O conservadorismo profissional presente nos Códigos anteriores ao de 1993, especificamente nos de 1947 e 1965, elevava seu caráter controlador e nor-mativo. Assinale a caracterização que NÃO corresponde à ética tradicional:
	
	
	
	Apresentou uma visão idealista do homem.
	
	
	Vinculou intervenção profissional a um ideário emancipatório.
	
	
	Defendeu a neutralidade profissional.
	
	
	Visou a harmonia, o equilíbrio e a paz social.
	
	
	Sofreu a influência da moral cristã.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		IBFC ¿ TJ 2017 (ANALISTA JUDICIÁRIO ¿ ASSISTENTE SOCIAL) As prerrogativas e responsabilidades profssionais dos Assistentes Sociais são postas por uma série de dispositivos legais, dentre os quais podemos citar a Lei que Regulamenta a Profssão do Assistente Social. Também constitui referência às práticas profssionais dos Assistentes Sociais o Código de Ética Profssional do Assistente Social. Considerando o disposto no Código de Ética Profssional do Assistente Social, observe o texto destacado abaixo: ¿Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças (CFESS, 1993, p.23)¿. O texto acima, extraído do Código de Ética Profssional do Assistente Social é descrito em tal documento como sendo:
	
	
	
	Uma atribuição privativa do Assistente Social
	
	
	Um direito do Assistente Social
	
	
	Um dever do Assistente Social
	
	
	Uma diretriz
	
	
	Um princípio fundamental
	
Explicação: Questão referente ao Código de ética vigente na profissão, focando os princípios fundamentais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Constitui princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, EXCETO:
	
	
	
	Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes.
	
	
	Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária.
	
	
	Defesa intransigente dos direitos humanos e do arbítrio, e recusa do autoritarismo.
	
	
	Ampliação e consolidação da cidadania considerada tarefa primordial de toda sociedade.
	
	
	Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		.¿Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:
	
	
	
	O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a ¿ética da neutralidade¿.
	
	
	A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
	
	
	A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
	
	
	A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
	
	
	A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos profissionais, desde fins dos anos noventa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A liberdade ética pressupõe um sujeito moral pronto a tomar decisões com autonomia de acordo com o que considera bem ou mal. Assim posto, marque a opção correta:
	
	
	
	A liberdade não requer responsabilidade
	
	
	A liberdade não pressupõe autonomia
	
	
	A liberdade é determianda pela vida em sociedade.
	
	
	A liberdade dos indivíduos é sem limite.
	
	
	A liberdade resulta de um projeto de ação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Código de Ética propondo maior compromisso como o usuário, elege dentre outros, como valor para a profissão:
	
	
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	
	O Não-julgamento
	
	
	A Cidadania
	
	
	Tomismo
	
	
	Compromisso profissional
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A cidadania implica na sua apreensão real e total dentro da sociedade. Na sociedade capitalista, a cidadania enfrenta limites na contemporaneidade, já que esbarra na reprodução das relações sociais pautadas nos ajustes, privatizações e individualização da questão social. O princípio fundamental do Código de Ética dos Assistentes Sociais que representa o conceito de cidadania dentro de um projeto democrático é:
	
	
	
	Posicionamento em favor da equidade e justiça social, de modo a assegurar a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
	
	
	Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras.
	
	
	Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas a eles inerentes: autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
	
	
	Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
	
	
	Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
	
Explicação:
Para Netto (1999),a ética profissional é um suporte para construção desse projeto. Como os profissionais, assistentes sociais,são indivíduos sociais e livres, com concepções e valores diferentes, a esfera normativa que está referenciada no código de ética é de fundamental importância para dar uma unidade e uma clareza ao projeto profissional.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:33:54.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A8_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada
questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Um Assistente Social faz seu registro na cidade de São Paulo onde mantém sua residência e onde desenvolverá suas atividades profissionais. Ocorre que a empresa que foi contratado possui filial na cidade do Rio de Janeiro e convida o profissional para passar exercer atividades na área da Capital do Rio, temporariamente, por mais de 90 dias. Considerando essa situação hipotética responda:
 
 
	
	
	
	O assistente social ao exercer as atividades na cidade de São Paulo sem o devido registro naquela cidade estará exercendo legalmente a profissão.
	
	
	O assistente social para poder se registrar no CRESS da cidade do Rio de Janeiro deverá cancelar o registro na cidade de São Paulo e morar na cidade do Rio de Janeiro.
	
	
	O exercício da profissão de assistente social não requer prévio registro no Conselho Regional.
 
	
	
	O profissional  poderá exercer suas atividades somente  na capital do Rio de Janeiro e também na cidade de São Paulo.
	
	
	 O assistente social poderá exercer a atividade profissional tanto na cidade de São Paulo quanto no Rio depois que realizar a devida inscrição secundária.
	
Explicação:
Conforme a Lei de Regulamentação da Profissão Art. 2º, Parágrafo único, ¿O exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta Lei.¿ Do mesmo modo estabelece a Resolução do CFESS 378/98, artigo 33 que deverá realizar a inscrição secundária o assistente social que estiver no exercício da profissão por período superior a 90 dias, fora da área de jurisdição do CRESS em que tenha inscrição principal.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O debate em torno do perfil que se deseja para o profissional do Serviço Social na contemporaneidade tem sinalizado a necessidade de romper com o estigma da execução, pois o assistente social não é um mero executor das políticas, projetos e programas sociais. O profissional deve ser:
	
	
	
	Fatalista.
	
	
	Idealista.
	
	
	Propositivo.
	
	
	Ético.
	
	
	Político.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		CONCURSO PARA AGENTE FISCAL ¿ CRESS MG, 2016: QUESTÃO 39: Às pessoas travestis e transexuais, com bacharelado em serviço social, fica assegurado(a) o(a)
	
	
	
	permissão de utilizar o nome social no ambiente de trabalho, mas, em relação às assinaturas decorrentes do trabalho desenvolvido, deverá constar o nome civil, o qual também constará na Cédula e na Carteira de Identidade Profissional.
	
	
	direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido somente na Carteira de Identidade Profissional.
	
	
	direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido na Cédula e na Carteira de Identidade Profissional.
	
	
	direito de solicitar, via processo judicial, a inclusão do nome social, na Carteira e na Cédula de Identidade Profissional, que corresponda à forma pela qual se reconheça.
	
	
	direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido somente na Cédula de Identidade Profissional.
	
Explicação: Essa questão trata dos direitos humanos, com enfase nos direitos das pessoas trans.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A ética profissional deve conceber uma projeção de sociedade, que propicie aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, o que pressupõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação. Este código se opõe não apenas ao liberalismo, mas também ao humanismo cristão tradicional e à postura "neutra" e despolitizada da realidade brasileira. Estes conceitos estão expressos nos códigos de ética profissional de:
	
	
	
	1965 e 1975.
	
	
	1947 e 1965.
	
	
	1965 e 1986.
	
	
	1975 e 1986.
	
	
	1986 e 1993.
	
Explicação: O rompimento ético com o conservadorismo está presente no código de 1986 e o amadurecimento ético no código de 1993. Ambos representam uma oposição ao liberalismo, ao humanismo cristão tradicional e à postura "neutra" e despolitizada da realidade brasileira.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Quanto aos membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais podemos afirmar:
 
 
 
	
	
	
	Contarão cada um com nove membros efetivos, presidente, vice presidente, três secretários, um tesoureiro e três membros do Conselho Fiscal.
	
	
	Contarão todos eles com oito membros efetivos, presidente, vice presidente, secretário, dois tesoureiros e três membros do Conselho Fiscal.
	
	
	Contarão cada um com nove membros efetivos, presidente, vice presidente, dois secretários, dois tesoureiros, três membros do Conselho Fiscal.
	
	
	Contarão cada um com nove suplentes, eleitos, dentre eles assistentes sociais, por via indireta, para um mandato de três anos.
 
	
	
	Contarão cada um com nove suplentes, escolhidos por sorteio, dentre eles assistentes sociais, para um mandato de três anos.
	
Explicação:
Lei de Regulamentação da profissão, artigo 20.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quanto a manutenção financeira do Conselho Federal de Serviço Social:
 
 
	
	
	
	Será mantido o CFESS através de taxas e multas executadas pelos CRESS.
	
	
	Será mantido o CFESS através de contribuições, taxas e emolumentos arrecadados pelos CRESS.
	
	
	O CFESS será mantido pelo pagamento de contribuições, taxas, anuidades e emolumentos arrecadados pelo CRESS.
 
	
	
	O CFESS será mantido exclusivamente pelo pagamento de anuidade de forma direta.
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
 
	
Explicação:
 Lei de Regulamentação da profissão, artigo 19, I.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		CONCURSO DEFESA CIVIL- PREFEITURA DO RECIFE, IPAD, 2008: Questão 23. Para se aprofundar e se desenvolver, em meio à ofensiva neoliberal na realidade brasileira, o projeto ético-político do Serviço Social exige:
	
	
	
	o envolvimento da vontade majoritária da categoria profissional e o revigoramento do movimento democrático e popular.
	
	
	o redimensionamento de suas bases teórico-ideológicas, ultrapassando o referencial crítico-dialético.
	
	
	o monismo materialista dialético e sua conversão em uma perspectiva transdisciplinar.
	
	
	a expansão do pluralismo no espaço profissional.
	
	
	apenas a ampliação de suas bases teóricas e o privilegiamento da práxis pelos assistentes sociais.
	
Explicação: Essa questão trata do projeto ético político profissional frente a ofensiva conservadora.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprova-da sua Lei de Regulamentação Profissional, a Lei 3252: Em que ano foi aprovada a primeira Lei de regulamentação dom Serviço Social?
	
	
	
	1993
	
	
	1962
	
	
	1978
	
	
	1988
	
	
	1957
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:37:29.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A9_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O assistente social deve estar sempre se capacitando tendo em vista a qualificação do seu trabalho. Também é muito importante que o profissional do Serviço Social não se limite às práticas cotidianas, mas que procure participar dos:
	
	
	
	Intercâmbio dos trabalhadores
sociais.
	
	
	Trabalhos voluntário da categoria.
	
	
	Encontros sociais dos usuários.
	
	
	Fóruns de discussão da categoria.
	
	
	Seminários de teorização do Serviço Social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Código de ética dos Assistentes Sociais, aponta para a construção de uma nova ordem societária, sem dominação e sem exploração de classe, etnia, gênero. Coloca a liberdade como valor ético central, dentre outras questões que o Código chama de:
 
 
	
	
	
	Princípios
	
	
	 Vícios
 
 
	
	
	Metas
	
	
	Fundamentos
	
	
	Valores
	
Explicação:
Na Introdução do Código de ética, estão elencados os Princípios Fundamentais que dão o arcabouço ético e técnico operativo dos assistentes sociais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo ex offício significa:
 
 
 
	
	
	
	Pela vontade da parte
 
 
	
	
	Algo realizado de forma Imperativa
	
	
	 Com Pedido direto da parte
	
	
	Sem conhecimento da parte.
	
	
	Através de ordem direta
	
Explicação:
 Algo que se já realizado ex officio é de forma imperioso, em razão do cargo ou da função que se exerça. O Chefe de forma imperiosa toma determinada decisão sem o conhecimento do subordinado que para questionar tal ato precisa entrar com pedido de revisão de ato.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		- A Constituição de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanças do mundo do trabalho têm exigido do profissional de Serviço Social brasileiro novas competências e habilidades profissionais − dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção em organizações públicas ou privadas. Isso requer o domínio crítico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo com o Código de Ética Profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar
	
	
	
	a atenção às necessidades locais em função da municipalização das políticas públicas.
	
	
	a defesa da liberdade do mercado como princípio regulador das relações econômicas e sociais.
	
	
	a projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, gênero e etnia.
	
	
	a eficácia e eficiência por meio da moderna administração gerencial de resultados.
	
	
	a satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política liberal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Quanto ao sigilo profissional é possível afirmar que:
 
 
	
	
	
	É obrigação do assistente social manter o sigilo profissional
	
	
	 É direito do assistente social manter o sigilo profissional.
	
	
	O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do Exercício da atividade profissional e fora dela.
	
	
	O sigilo do assistente social é previsto na Lei de Regulamentação da Profissão.
 
	
	
	 É dever do assistente social manter o sigilo profissional
	
Explicação:
 Artigo 15 do Código de Ética do assistente social de 1993
	
	
	
	 
		
	
		6.
		CONCURSO DEFESA CIVIL- PREFEITURA DO RECIFE, IPAD, 2008: QUESTÃO 28: A perspectiva atualmente hegemônica no Serviço Social tem como elementos fundamentais
	
	
	
	compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
	
	
	questionamento da cidadania burguesa e negação dos direitos sociais a ela vinculados.
	
	
	defesa da igualdade mediante a eqüidade e a justiça social.
	
	
	socialização da participação política e da transformação social nos marcos da sociedade capitalista.
	
	
	vinculação a um projeto societário liberal.
	
Explicação: Essa questão é sobre o projeto ético político hegemônico na atualidade da profissão.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Houve uma reformulação no código de Ética de 1986, reafirmando valores essenciais, conforme descritos a seguir, exceto:
	
	
	
	liberdade individual;
	
	
	equidade e justiça social
	
	
	opção por um projeto profissional vinculado ao Serviço Social tradicional
	
	
	defesa instranzigente dos direitos humanos
	
	
	ampliação da cidadania
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Existe uma divergência quanto a pena de multa disposta no Código de ética e aquela disposta pela Lei de Regulamentação da Profissão.  Marque a alternativa que consta no Código de ética profissional especificamente no seu artigo 34.
 
 
 
	
	
	
	A pena de multa variará entre o mínimo correspondente ao valor de uma anuidade e o máximo do seu quíntuplo.
	
	
	A pena de multa variará entre o mínimo correspondente ao valor de uma anuidade e o máximo do seu décuplo.
	
	
	A pena de multa variará entre o valor de uma a três vezes a anuidade vigente.
	
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	
	A pena de multa variará entre o mínimo correspondente ao valor de uma anuidade e o máximo do seu quádruplo.
	
Explicação:
Artigo 34 do Código de ética de 1993.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:39:11.
		
	
	
		
		Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	ÉTICA PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0651_A10_202008127815_V1
	
	
	
	
		Aluno: PAULA APARECIDA GONÇALVES
	Matr.: 202008127815
	Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O autor José Paulo Netto (1999) define o Projeto Profissional que passa a ser referência no Serviço Social brasileiro, em especial, na lógica do projeto ético-político. Segundo o autor (em suas palavras), dentre outros, os projetos profissionais:
	
	
	
	Sempre apresentará relação com um projeto societário e no caso do projeto ético-político, uma evidente relação com o comunismo defendido literalmente em nosso Código de Ética e no projeto ético-político.
	
	
	Prescrevem princípios e diretrizes para o trabalho profissional, entendendo o assistente social como protagonista da profissão, livre para tomar decisões e escolher caminhos a partir de tais diretrizes.
	
	
	Apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem valores que a legitimam, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais.
	
	
	São abstrações a serem planejadas e colocadas em prática, pois delimitam os pressupostos para a atuação profissional, direcionando o trabalho e dando horizontes para os assistentes sociais de forma coletiva.
	
	
	Marcam o direcionamento da categoria profissional, prescrevendo valores e normas a serem seguidas no campo da moralidade profissional. Direcionam a ação individual tendo por base padrões coletivos a serem seguidos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A partir de qual o período histórico podemos afirmar que o Serviço Social aspirava por um Projeto Profissional construído de forma coletiva e emancipatória:
 
 
	
	
	
	Desde a criação do Conselho Federal de Assistentes Sociais
	
	
	 Desde a Década de 90 com os rumos Neoliberais
	
	
	Desde o período de redemocratização iniciado ainda na década de 80
	
	
	 Desde a Institucionalização da Profissão no Brasil
	
	
	Desde a alteração do Conselho Federal de Assistentes Sociais para Conselho Federal de Serviço Social.
 
	
Explicação:
No final da Década de 70 o Serviços social vem construindo as bases do seu Projeto ético profissional comprometido diretamente com os interesses da classe trabalhadora. Vários momentos históricos foram significativos para que
desencadeasse esse projeto, tais como o Movimento de Reconceituação da Profissão, a Redemocratização que o país viveu no final da década de 70, início da década de 80, somando ainda a atitude histórica dos assistentes sociais ainda no III CBAS que alteraram a mesa de abertura para compor pessoas ligadas aos movimentos de trabalhadores, congresso esse que ficou conhecido como Congresso da Virada, devido essa situação fática.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		ciaar-2012-ciaar-oficial-temporario-servico-social - O projeto ético-politico do Serviço Social tem, em seu núcleo, o reconhecimento da liberdade como valor ético central. Liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas. Concebe, portanto, um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Nesse sentido, sobre esse projeto, é correto afirmar que
	
	
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	apresenta elementos emancipatórios, mas está dissociado de um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe,etnia e gênero.
	
	
	expressa as contradições que particularizam a profissão, e seus princípios e valores são condicionados por determinantes histórico-concretos mais abrangentes que não colidem, nem são antagônicos em sua essência, com os pilares fundamentais que sustentam a ordem do capital.
	
	
	seus elementos constitutivos não possuem componentes que lhe dão materialidade.
	
	
	articula, em si mesmo, uma imagem ideal da profissão,os valores que a legitimam, sua função social e seus objetivos, conhecimentos teóricos,saberes interventivos, normas e práticas.
	
Explicação: Questão sobre o projeto ético político do serviço social
	
	
	
	 
		
	
		4.
		¿Projetos societários caracterizam-se por ser coletivos, projetos macroscópicos que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para con-cretizá - lo (Netto, 1999:93)¿. "Projetos profissionais são estruturas dinâmicas que respondem as alterações no sistema de necessidade sociais sobre o qual opera, às transformações históricas, econômicas e culturais" (NETTO, 1999:96). A partir das citações conclui-se que:
	
	
	
	Os projetos societários não determinam os projetos profissionais.
	
	
	Os projetos profissionais determinam os projetos societários.
	
	
	Os projetos societários determinam os projetos profissionais.
	
	
	Os projetos profissionais se comparam aos projetos societários.
	
	
	Os projetos profissionais não dependem dos projetos societários.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários:
	
	
	
	A história revela que os projetos os projetos profissionais sempre estão em consonância com os projetos societários.
	
	
	São inflexíveis e imutáveis
	
	
	Os projetos societários caracterizam-se por não ser coletivos, projetos microscópicos que apresentam uma imagem da sociedade posta, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para concretizá-la
	
	
	Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder
	
	
	Não pode existir em uma mesma sociedade projetos societários que atendem a classes diferentes
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Projeto ético Político para Marcelo Braz trata-se de:
 
 
	
	
	
	Trata-se de uma projeção social que envolve sujeitos sociais.
	
	
	Trata-se de um Ideologia que envolve sujeitos individuais e coletivos.
 
 
	
	
	 Trata-se de uma conjectura coletiva que envolve sujeitos individuais
	
	
	Trata-se de uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos
	
	
	Trata-se de uma utopia que envolve sujeitos coletivos e individuais
	
Explicação:
 Marcelo Braz, no texto ¿Notas sobre o Projeto ético político do Serviço Social¿, apresenta o Projeto como uma Projeção coletiva que envolve diretamente sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valoração ética que está intimamente ligada, vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade. Podemos aprofundar o tema com as aulas já vistas sobre Projetos Societários.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considerando o disposto no Projeto ético político do Serviço Social  e o texto a seguir, ¿Os projetos societários caracterizam-se por ser coletivos, projetos macroscópicos que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para concretizá-la¿ ( (NETTO,1999, p. 93)¿. Marque a alternativa correta.
 
 
	
	
	
	O Serviço Social não tem vinculação ao Projeto Revolucionário porque não quer romper com a ordem social.
	
	
	 O Serviço Social  se relaciona com o Projeto Societário Reformista porque também visa uma reforma social mas não emancipatória.
	
	
	Os limites e possibilidades do Serviço Social diante dos Projetos Societários estão postos na própria realidade. No espaço da ética, como afirma Netto (1999, p. 13), tal contexto é especialmente limitador, tendo em vista a consolidação de uma cultura antidemocrática, espaço para a reprodução do preconceito e do moralismo conservador, assim como o fortalecimento das tendências capitalistas ao egoísmo ético, ao individualismo, ao pragmatismo, à mercantilização das relações humanas. Todas essas tendências são facilitadoras de uma negação das instituições, da práxis política e da própria ética como modo de articulação de um consenso de valor dirigido ao bem da coletividade¿
	
	
	O Serviço Social não está ligado a qualquer Projeto Societário sendo uma profissão que está inserida na sociedade de forma autônoma, onde o princípio ético central é da liberdade concebida historicamente  visando a delimitação dos indivíduos.
 
 
	
	
	O Serviço Social está  diretamente vinculado ao Projeto Societário Neoliberal
	
Explicação:
O Projeto ético político vincula-se a um Projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação entre classes, sem exploração de etnias e gênero. Esses são valores construídos historicamente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um assistente social que atua com crianças e adolescentes emitindo estudos sociais é intimado por Oficial de Justiça, na condição de testemunha para prestar esclarecimentos sobre um caso que acompanha. Sobre esse fato é correto afirmar que:
 
	
	
	
	O Assistente Social não deve comparecer já que está coberto pelo Código de ética através do Sigilo Profissional
	
	
	O Assistente Social  não é obrigado a comparecer mas é obrigado a responder todas as perguntas elaboradas.
	
	
	O Assistente Social é obrigado a comparecer e pode se eximir de responder as perguntas por estar amparado pelo direito de manter o sigilo profissional.
	
	
	O Assistente Social é  obrigado a comparecer e responder todas as perguntas elaboradas.
	
	
	O Assistente Social é obrigado a comparecer e pode eximir de responder as perguntas por estar amparado pelo dever de manter o sigilo profissional.
 
	
Explicação:
 É direito do Assistente Social manter o sigilo profissional, mas o comparecimento após uma intimação judicial como testemunha é obrigatório.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2021 21:41:23.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando