Buscar

UNIP Ambev PIM III - Copia

Prévia do material em texto

11
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	
	
	02
	
	
	03
	
	
	04
	
	
AMBEV
OSASCO – SP
2020
INTRODUÇÃO
Este projeto tem o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos com a coleta de dados e aplicando as disciplinas a uma empresa real. Onde os temas se correlacionam com as matérias estudadas, tais como funcionalidade da empresa no âmbito logístico, contábil e estatístico. 
A Ambev (Companhia de bebidas das Américas), nasceu em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou muito antes, quando ainda eram duas das cervejarias no decênio de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
Se tornou a primeira multinacional brasileira; a terceira maior indústria cervejeira e a quinta maior produtora de bebidas do mundo.
É uma sociedade anônima, de capital aberto, tendo como principal operação as cervejas, onde são líderes em diversos mercados com marcas como Corona, Brahma, Antarctica, Budweiser, Skol entre outras. Mas também possui operações de refrigerantes, com marcas próprias como Guaraná Antarctica e Fusion, entre outras. Presente em 19 países, possui 31 cervejarias e duas maltarias no Brasil, além de contar com 100 centros de distribuição direta e 6 de excelência.
Hoje, são mais de 100 rótulos. O compromisso da companhia é celebrar com seu público, para continuar presente nos momentos mais especiais, compartilhando todas as conquistas pelos próximos cem anos.
A sede da Companhia fica em São Paulo, mas a vasta malha de distribuição garante eficiência em todo o território que a Ambev abarca. Somente no Brasil, há mais de 1 milhão de pontos de venda, entre distribuidoras de bebidas, franquias e estabelecimentos comerciais. 
“A nossa missão é a nossa razão de ser e o compromisso da Ambev como empresa”.
FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
Como funciona a logística da AMBEV
Uma das maiores empresas do Brasil, a Ambev não mede esforços para se manter em constante evolução. A empresa surgiu em 1999, após a fusão das cervejarias Brahma e companhia Antártica, proporcionando uma maior competitivade no mercado brasileiro e se tornando uma das maiores do mundo.
A estratégia da companhia, conta com uma cadeia de produção de aproximadamente 6 milhões de pessoas e possui um sistema de logística, a qual é referência em inovação e produtividade.
Os produtos da Ambev passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar ao consumidor final. A área de logística da companhia trabalha em toda a cadeia de valor – da gestão aos armazéns e transporte de insumos até a distribuição final do produto.
São utilizados diferentes modais de transporte: marítimo, ferroviário e, principalmente, rodoviário. Contudo, algumas vezes faz-se necessário recorrer ao transporte aéreo. Quanto ao número de frotas de caminhão, a Ambev possui uma das maiores do país: são 3.100 veículos de empresas terceirizadas.
Chegando nas fábricas, todos os insumos são estocados em armazéns, que funcionam, na maioria das vezes, durante 24 horas. Além disso, todas as fábricas contam com silos (benfeitorias agrícolas) para armazenagem dos produtos. Ao todo, são 500 empilhadeiras nas fábricas.
A distribuição é dada nos Centros de Distribuição da Ambev e nas 165 revendas terceirizadas. São aproximadamente dois milhões de pontos de venda em 14 países, sendo um milhão destes somente no Brasil.
Por se tratar de uma cadeia extensa, a empresa investe continuamente em tecnologias. As entregas contam, por exemplo, com um suporte de softwares de gestão online que permitem cortar os custos e reduzir a emissão de gás carbônico.
Logística verde
A Ambev é uma empresa muito preocupada com o meio ambiente. O Programa da Frota Compartilhada reduz os impactos ambientais e, em 5 meses, a empresa já evitou a emissão de quase 2 toneladas de CO².
Para isso, a empresa utiliza uma tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matéria primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel.
Mas afinal, o que é o programa de frota compartilhada? Esse programa, criado pela própria Ambev, faz com que caminhões, que antes retornavam vazios, passassem a transportar carregamentos de cargas parceiras.
Assim, a Ambev decidiu implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia, como parte do investimento em Logística Verde. A operação é viabilizada pelos softwares Tracking e TMS (transportation management system). O Tracking visualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige problemas que possam vir a aparecer durante a rota. Já o TMS é responsável por analisar a possibilidade de compartilhar uma frota.
Além disso, a Ambev se preocupa muito com a idade média da sua frota. Geralmente, os veículos da empresa têm, em média, 3,5 anos, enquanto no mercado essa média é de 20 anos.
Operações de logística da AMBEV
Dentre os investimentos em tecnologia desenvolvidos pela Ambev, um deles merece muito destaque: o Tech Safety. Esse software rastreia e monitora veículos e traça o perfil de seus condutores, identificando comportamentos críticos de pilotagem. A partir dele, foi possível reduzir em 72% os acidentes de operação dos últimos três anos.
Em 2010 iniciou-se a fase de testes do Tech Safety em motocicletas. As motos são usadas para visitar os pontos de venda diariamente. 
Em agosto de 2012, todas as motos já estavam com a tecnologia instalada, havendo uma redução de 34% dos acidentes, graças ao Tech Safety.
Com a tecnologia, os supervisores das equipes passaram a receber relatórios diários que indicavam problemas como excesso de velocidade, frenagens e acelerações bruscas. Sendo possível fazer um perfil do condutor com o índice de erros, além de um monitoramento periódico constando todos os descuidos.
Em 2014, o sistema foi expandido para os carros e, hoje, está funcionando em quase todos os automóveis da frota (de terceirizados à internos). A identificação de comportamentos de risco e das correções realizadas, trouxe a uma economia do que seriam gastas nas infrações, devido à redução de 95% das multas.
Vale destacar que antes de serem contratados, os motoristas da Ambev passam por treinamento obrigatório que é refeito anualmente. Embora o Tech Safety proporcionou treinamentos mensais para aqueles que precisam de um auxílio maior.
A partir de um relatório periódico, os gestores oferecem ações de conscientização sobre segurança. Além disso, há treinamentos de direção defensiva em todas as unidades do país. Todo esse trabalho, envolvendo toda a frota, trouxe uma redução de 86% no número de infrações no último ano.
Logística reversa
Figura 1.
Atualmente, 18% de todo o líquido produzido pela Cervejaria Ambev é envasado em embalagens plásticas, pois além de suas marcas de cerveja, a companhia possui um portfólio de refrigerantes que utiliza esse material como matéria prima para as suas embalagens, como o Guaraná Antárctica e Pepsi. Entretanto, a Ambev pretende acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025.
Para alcançar esse objetivo, a empresa tomará medidas e criará inovações com a ajuda de parceiros como a ValGroup, produtora e recicladora de embalagens plásticas, Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Essas medidas contarão com três frentes: Eliminação e substituição de plástico desnecessário; utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado na composição de novas embalagens; e investimento em inovação e tecnologias para circularidade, reciclagem e novos materiais.
CONTABILIDADE 
Resultados do segundo trimestre de 2020
Em 30 de julho de 2020 a Ambev S.A, anuncia os resultados do segundo trimestre de 2020 em São Paulo. As informações foram apresentadas em reais nominais e preparadas de acordo com os critérios do padrão contábil internacional (IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board(IASB) e com as práticas contábeis adotadas no Brasil, emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As informações abaixo são do período de seis meses findo em 30 de junho de 2020 arquivados na CVM e apresentados à Securities and Exchange Comission (SEC).
Destaques operacionais e financeiros
Receita líquida (ROL): A receita líquida diminuiu 10,4% no 2T20, com queda no volume de 9,4% e na receita líquida por hectolitro (ROL/hl) de 1,0%. A receita líquida diminuiu no Brasil (-6,7%), América Central e Caribe CAC (-33,9%), na América Latina Sul (LAS) 1 (-8,7%) e no Canadá (-3,9%). No Brasil, o volume caiu 4,4% e a ROL/hl diminuiu 2,5%. Na CAC, o volume caiu 39,4% e a ROL/hl cresceu 9,1%. Na LAS, o volume caiu 16,5% e a ROL/hl aumentou em 9,4%. No Canadá, o volume aumentou em 0,3%, enquanto a ROL/hl diminuiu em 4,1%. 
No acumulado do ano (6M20), em uma visão consolidada, a receita líquida caiu 6,0%, com queda no volume de 7,4% e crescimento na ROL/hl de 1,6%.
Custo dos Produtos vendidos (CPV): No 2T20, o CPV e o CPV excluindo a depreciação e amortização, cresceram 10,0% e 9,9%, respectivamente. Em uma base por hectolitro, o CPV aumentou 21,4% enquanto o CPV, excluindo a depreciação e amortização, cresceu 21,3%, devido principalmente às pressões inflacionárias na Argentina, às taxas de câmbio desfavoráveis e ao impacto no mix de embalagens. No 6M20, o CPV e o CPV excluindo a depreciação e amortização cresceram 9,7% e 10,1%. Em uma base por hectolitro, o CPV aumentou em 18,5% enquanto o CPV excluindo a depreciação e amortização teve um aumento de 18,9%.
Despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A): No 2T20, o SG&A e o SG&A, excluindo a depreciação e amortização, diminuíram 4,4% e 7,5%, apesar das pressões inflacionárias na Argentina. A diminuição foi impulsionada principalmente pelas ações direcionadas à redução de despesas discricionárias nas operações. No 6M20, o SG&A cresceu 1,8%, enquanto o SG&A excluindo a depreciação e amortização diminuiu 0,6%.
EBITDA, Margem Bruta e Margem EBITDA: No 2T20, o EBITDA alcançou R$ 3.348,3 milhões, corresponde a uma redução orgânica de 33,6%, com margem bruta de 50,0% (-930 pontos-base) e EBITDA de 28,8% (-990 pontos-base). No 6M20, o EBITDA foi R$ 7.580,8 milhões (-25,6%) com margem bruta e margem EBITDA atingindo 52,7% (-680 pontos-base) e 31,3% (-830 pontos-base).
Lucro líquido ajustado e LPA: O lucro líquido ajustado foi de R$ 1.372,6 milhões, 49,4%, menor do que no 2T19, devido a um EBITDA menor e a despesas financeiras maiores. O lucro por ação ajustado no trimestre foi R$ 0,08 (-49,3%). No 6M20, o lucro líquido ajustado diminuiu 52,5%, alcançando R$ 2.600,4 milhões, com um lucro por ação ajustado de R$ 0,15 (-54,0%).
Fluxo de caixa operacional e CAPEX: O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de R$ 1.838,8 milhões (-41,0%) e os investimentos em CAPEX alcançaram R$ 807,1 milhões (-9,9%). No 6M20, o fluxo de caixa das atividades operacionais totalizou R$ 3.382,8 milhões (-34,9%) e os investimentos em CAPEX aumentaram em 49,4% para R$ 2.153,5 milhões.
Figura 2.
ESTATÍSTICA APLICADA
AMBEV S/A ON - ABEV3
 
Abaixo segue tabela dos principais destaques estatísticos de 2019 e segundo semestre de 2020.
Figura 3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Ambev é uma fusão entre empresas concorrentes, visto como uma forma de enfrentar as oportunidades e desafios do novo ambiente global de negócios. A fusão entre a Brahma e Antarctica é um bom exemplo disso. Se essas empresas não tivessem se unido, correriam o sério risco de serem “engolidas” por um concorrente estrangeiro. Após fusão, a AMBEV passa a ameaçar os mercados dos fabricantes dos outros países. Há uma contradição entre as leis antitruste e a nova realidade do mercado global. O futuro parece pertencer aos gigantes que operam em escala mundial, onde podemos concluir que a empresa AMBEV (Companhia de Bebidas das Américas), é uma das maiores empresas do ramo de bebidas da américa latina. 
Conforme proposta, esse projeto permitiu que fosse visualizada os conceitos aplicados dentro da organização das matérias aplicadas de Fundamentos e importância da logística, contabilidade e Estatística aplicada. 
Em Fundamentos e importância da logística, vimos que o processo logístico segue um manual operacional, a fim de garantir a qualidade e resultados sustentáveis, além de adotar inciativas tecnológicas para otimizar as operações logísticas.
Na contabilidade, vemos que a AMBEV está em constante crescimento econômico, onde conseguimos visualizar que seu o seu maior patrimônio é sua gente, pois acreditam que a realização do sonho de serem a melhor empresa de bebida, é unindo pessoas por um mundo melhor. 
Em Estatística aplicada, verificamos que contribui para o fortalecimento da economia em todos os países em que mantem operação, empregando um conjunto de técnicas e metodologias que coleta, classifica, apresenta, analisa e interpreta o planejamento do experimento a ser realizado para a disseminação das informações para possíveis tomadas de decisão.
REFERÊNCIAS
DESCONHECIDO. Yahoo! Finanças, 2020. Disponivel em: <https://br.financas.yahoo.com/quote/ABEV3.SA/key-statistics?p=ABEV3.SA>. Acesso em: 25 Setembro 2020.
DESCONHECIDO. AMBEV. SOBRE A AMBEV, 2020. Disponivel em: <https://www.ambev.com.br/sobre/>. Acesso em: 20 Setembro 2020.
DESCONHECIDO. NOSSAS MARCAS. AMBEV, 2020. Disponivel em: <https://www.ambev.com.br/marcas/>. Acesso em: 26 set. 2020.
Capitalização de Mercado (em um dia) 5213,5BBeta (mensalmente por 5 anos)0,75
Valor da Empresa 3206,83BVariação de 52 Semanas 3-27,51%
P/L Passado24,15Variação de 52 Semanas de S&P 500 317,23%
P/L Estimado 1N/AAlta de 52 Semanas 319,58
Índice PEG (expectativa de 5 anos) 1N/ABaixa de 52 Semanas 310,36
Preço/Vendas (ttm)4,1Média Móvel de 50 Dias 312,73
Preço/Livro (mrq)2,89Média Móvel de 200 Dias 312,94
Valor da Empresa/Receita 33,97
Valor da Empresa/EBITDA 611,68
Volume Médio (3 meses) 331,76M
Volume Médio (10 dias) 330,09M
Ano FiscalAções Em Circulação 515,73B
Fim do Ano Fiscal31 de dez. de 2019Flutuação4,39B
Último Trimestre (mrq)30 de jun. de 2020% de Propriedade de insiders 172,06%
% de Propriedade de Instituições 17,41%
Ações a descoberto 4N/A
Margem de Lucro17,14%Índice a descoberto 4N/A
Margem Operacional (ttm)26,51%% de baixa de flutuação 4N/A
% de baixa de ações em circulação 4N/A
Ações a descoberto (mês anterior ) 4N/A
Rentabilidade do Ativo (ttm)7,83%
Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ttm)13,44%
Taxa Anual de Dividendos Futuros 40.49
Rendimento Anual de Dividendos Futuros 43,59%
Receita (ttm)52,03BTaxa Anual de Dividendos Passados 30,49
Receita por Ação (ttm)3,31Rendimento Anual de Dividendos Passados 33,59%
Aumento de Receita Trimestral (yoy)-4,40%Rendimento do Dividendo Médio de 5 Anos 43,21
Lucro Bruto (ttm)30,92BÍndice de Payout 487,34%
Lajida17,71BData do Dividendo 3N/A
Lucro Líquido Méd. a Comum (ttm)8,92BData do Ex-Dividendo 420 de dez. de 2019
Lucro pro Ação Diluído (ttm)0,56Fator do último desdobramento 205:01
Aumento de Ganhos Trimestral (yoy)-51,30%Última Data do Desdobramento 311 de nov. de 2013
Fluxo de Caixa Total (mrq)17,48B
Fluxo de Caixa Total por Ação (mrq)1,11
Débito Total (mrq)7,47B
Débito Total/Patrimônio Líquido (mrq)9,9
Índice de Liquidez (mrq)1,24
Valor Contábil Por Ação (mrq)4,7
Fluxo de Caixa Operacional (ttm)16,57B
Fluxo de Caixa Livre Alavancado (ttm)5,57B
Informações de Negociação
Dados fornecidos Capital IQ. Salvo indicação em 
contrário. 
Dividendos e Desdobramentos
Demonstração de Resultados
Balanço
Demonstração do Fluxo de Caixa
Medidas de AvaliaçãoHistórico de Preço de Ações
Destaques de Finanças
Efetividade do Gerenciamento
Rentabilidade
Estatísticas de Ações

Continue navegando