Buscar

conteudo 7

Prévia do material em texto

Exercício 1:
Um paciente chega a uma drogaria com uma receita contendo três itens: o antibiótico Keflex (referência para cefalexina); o anti-inflamatório Cataflam (referência para diclofenaco potássico); e o antipirético Magnopyrol (similar de dipirona sódica), todos em concentrações e posologias adequadas ao paciente.  O farmacêutico, valendo-se de suas prerrogativas, sugeriu a substituição dos produtos por medicamentos genéricos, o que foi aceito pelo paciente, finalizando-se o atendimento.
Assinale a avaliação correta.
A)
 O farmacêutico agiu corretamente, pois ofereceu uma opção mais barata e com qualidade comprovada por testes de bioequivalência.
B)
 O farmacêutico agiu corretamente na substituição, pois já existe a possibilidade de intercambialidade do medicamento similar, porém errou ao não anotar no verso da prescrição as substituições que realizou.
C)
 O farmacêutico não poderia ter oferecido as opções do medicamento genérico porque o médico usou nomes comerciais e não a denominação genérica.
D)
 O farmacêutico poderia ter oferecido os genéricos cefalexina e diclofenaco potássico, e depois notificar a substituição na prescrição caso fosse aceita. Também poderia sugerir o medicamento de referência para dipirona caso o produto prescrito já tivesse registro de medicamento equivalente.
E)
 O farmacêutico tem autoridade para executar a troca sem precisar esperar o aceite do paciente, considerando que o médico não indicou nenhuma proibição.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 2:
O registro de medicamento fitoterápico é objeto de regulamentação própria e que contempla suas peculiaridades, tão distintas da alopatia. Contudo, não são isentos de comprovar segurança e eficácia. Leia os textos abaixo sobre formas de comprovação de segurança e eficácia e depois assinale a alternativa correta.
I - Pontuação em literatura técnico-científica.
II - Ensaios pré-clínicos e clínicos de segurança e eficácia.
III - Tradicionalidade de uso.
IV - Presença na "Lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado".
A)
 Ensaio clínico é indispensável, considerando sua confiabilidade superior.
B)
 Na ausência de ensaio clínico, devem-se associar duas outras formas quaisquer de comprovação dentre as opções definidas.
C)
 Tradicionalidade de uso justifica apenas o registro de chá para preparo doméstico.
D)
 A pontuação em literatura científica é insuficiente para registro, necessitando associar outra forma de comprovação.
E)
 Se o medicamento não for da lista de medicamentos de registro simplificado, é exigido apenas uma das outras formas de comprovação.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 3:
O medicamento genérico no Brasil surgiu em 1999 através da Lei ordinária nº 9787, recebendo como requerido na própria lei, regulamentações pelo órgão do poder executivo encarregado de zelar pela qualidade e segurança dos medicamentos, no caso, a ANVISA. Atualmente a RDC 60 de 2014 defini as condições de registro, prescrição e outras relativas aos medicamentos genéricos. Em função desta norma, assinale a alternativa correta.
A)
Todo medicamento genérico deve ter teste de bioequivalência para ganhar o direito de ser classificado como tal.
B)
O registro de medicamento genérico não dispensa a comprovação da equivalência farmacêutica, apesar da existência da liberação da comprovação de bioequivalência.
C)
A resolução detalha nela própria como realizar os ensaios de bioequivalência e biodisponibilidade.
D)
Medicamentos fitoterápicos genéricos são mais recentes, porém, não dispensam o teste de bioequivalência.
E)
Toda categoria ou classe de medicamento é passível de ser desenvolvida na forma de medicamento genérico, considerando está ser uma política de estado para oferecer mais alternativas de prescrição e contribuir para o controle de preços no setor.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 5:
Os medicamentos genéricos têm regras próprias para prescrição e dispensação criadas para incentivar sua utilização, além de evitar abusos ou má conduta dos agentes envolvidos. Neste contexto, assinale a alternativa correta.
A)
O médico que não quer a substituição de sua prescrição por medicamento genérico deve deixar claro na prescrição seu desejo, preferencialmente de forma impressa para evitar mal entendido.
B)
Medicamentos genéricos podem substituir medicamentos de referência ou similares, mas somente se o similar já tiver aprovação de bioequivalência relativa.
C)
Prescrições médicas, sejam oriundas do serviço publico ou privado de saúde, devem ser escritas pela denominação genérica.
D)
O farmacêutico pode substituir um medicamento de referência por seu genérico a revelia do usuário, contudo, deve anotar detalhadamente sua ação no verso da prescrição médica.
E)
O farmacêutico quando pratica a intercambialidade, seja de medicamento de referência para genérico ou seu inverso, deve explicar detalhadamente ao usuário, documentar o ocorrido e assinar junto seu registro no CRF.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 7:
Em reportagem transmitida na Revista Época em 2010 sobre medicamentos fitoterápicos, foram tantos equívocos que a própria ANVISA publicou nota esclarecendo os fatos. Nestas ocasiões é muito comum os cidadãos recorrerem ao seu farmacêutico de confiança para tirar dúvidas e, supondo que caiba a você esclarecer as definições corretas, assinale a alternativa correta.
A)
Medicamento Fitoterápico é obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se pelo menos uma matéria-prima vegetal, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade
B)
Medicamento Fitoterápico Tradicional é obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade
C)
Medicamento Fitoterápico é obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade
D)
Medicamento Fitoterápico Genérico é aquele que atende as mesmas características de seu Medicamento Fitoterápico de Referência, desde que comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, inclusive com teste de bioequivalência
E)
Medicamento Fitoterápico Tradicional são constituídos plantas medicinais tradicionalmente em uso pela população, ainda que não estejam comprovadas suas atividades farmacológicas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 8:
Recentemente a ANVISA propôs, através da Consulta Pública Nº 1 de janeiro de 2014, depois substituída pela RDC nº 58 de 2014, novas regras para registro e utilização de medicamentos similares. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I – Os medicamentos similares passam a ser intercambiáveis com seus respectivos medicamentos de referências se cumprirem com as exigências e ensaios previstos.
II – Todo o medicamento similar que adotar e for autorizado à intercambialidade terá de incluir esta condição na bula.
III – Haverá rotulagem especifica para as embalagens de similares intercambiáveis com a sigla EQ (de "equivalente").
IV – Aprovação em teste de bioequivalência é indispensável.
A)
Todas estão corretas
B)
Todas estariam corretas se a afirmaçãoII explicasse que a revisão de preço é opcional
C)
Não há alternativa correta
D)
Todas estariam corretas se fosse explicado que pode haver exceções à exigência de bioequivalência e que a inscrição "EQ" na embalagem foi descartada.
E)
Todas estariam corretas se fosse explicado que a comercialização pode ser imediata e a revisão de bulas e embalagens pode ser posterior
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários
Exercício 9:
Assinale a alternativa que contenha somente procedimentos corretos para a dispensação de medicamento genérico.
A)
Farmacêuticos e graduandos de farmácia podem assinar (responsabilizar-se) pela intercambialidade para um medicamento genérico
B)
O farmacêutico não deve desrespeitar uma instrução médica assinada contra a intercambialidade
C)
A intercambialidade é automática, a revelia da opinião do usuário do medicamento
D)
A intercambialidade funciona no sentido medicamento de referência para genérico, mas não o contrário, pelo menos para medicamentos tarjados
E)
Em se tratando de MIP, a intercambialidade é sempre possível
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Continue navegando