Buscar

ATIVIDADE 03_ERGONOMIA_FADERGS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE
UNIDADE 03
ATIVIDADE 03 (A3)
MAHARA SOTER ROXO
Para se analisar corretamente a relação entre o homem e o ambiente interno de uma residência, deve-se considerar diferentes aspectos. Entre eles, as restrições físicas do ambiente e as habilidades e limitações dos usuários destes ambientes. No que tange aos espaços residenciais, a ergonomia está relacionada com a percepção e o conforto ambientais, abrangendo, também, questões relacionadas aos materiais de acabamento e revestimento, bem como a preocupação com o layout espacial e com o mobiliário. Dentre todos esses fatores, o que se destaca é o layout, já que é visto como um elemento essencial na utilização do espaço e do conforto do usuários, uma vez que o arranjo físico não apenas trata da disposição racional do processo produtivo, mas também com áreas de movimentação, alcances, manuseios de pesos, disposição do mobiliário e condições humanas de trabalho, ventilação, iluminação etc (TORRES et al., 2006).
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, disserte sobre a aplicação dos conceitos da ergonomia para otimizar os espaços residenciais.
Referência
TORRES, M. L. et al. Avaliação do desempenho ergonômico de cozinhas residenciais através da análise comparativa de arranjos físicos. Ambiente Construído, v. 6, n. 3, p. 69-90, 2008.
A muito pouco temo atrás, quando pensávamos em ergonomia na área do design, automaticamente pensávamos no ambiente de trabalho, porém, é um erro vermos a ergonomia somente aplicada neste meio, uma vez que entendemos que a partir do estudo da ergonomia nos projetos residenciais podemos prever possíveis problemas relacionados as restrições físicas do ambiente e com um layout ideal, é possível ajustarmos cômodos, móveis, dimensões, cores, acabamentos, iluminação a fim de sanarmos, ou, pelo menos reduzirmos grande parte desses problemas. 
Os problemas ergonômicos, muitas vezes não estão ligados a um móvel específico, mas pode vir a surgir na disposição que estes móveis dispõe no caso de um layout mal elaborado. Um móvel com uma altura inadequada aos residentes da do ambiente, por exemplo, pode gerar uma série de transtornos. Que vão desde lesões ortopédicas até mesmo a inutilização do móvel. 
Além das questões de posicionamento e medidas, um bom designer também deve se preocupar com outras questões, como revestimentos e acabamentos, pois um piso escorregadio em um banheiro, pode gerar graves acidentes. Algumas questões nessa linha de acabamentos e revestimentos também podem estar diretamente relacionadas ao conforto térmico do ambiente, que é essencial, para que os pessoas que vão utiliza-lo sintam-se confortáveis nele. 
Se formos um pouco mais a fundo, ainda temos a questões de cores e iluminação, uma vez que além do aspecto emocional, esses itens podem ser essenciais para questão de saúde física. Por exemplo, um ambiente na residência que é direcionado para leitura e estudos, porém não possui uma iluminação adequada, pode causar fadiga visual, gerando uma série de problemas de visão a longo prazo.
A partir dos exemplos apresentados acima e dos conteúdos vistos em aula, é possível compreender que um dos mais importantes papéis do designer de interiores é criar espações que vão muito além apenas da estética. Um bom designer deve se preocupar com a estética associada ao conforto, para que todo o ambiente esteja adequado as questões fisiológicas e motoras daqueles que utilizarão este ambiente.

Continue navegando