Buscar

Mídia e Insatisfação Corporal Feminina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O ideal de corpo perfeito preconizado pela nossa sociedade e veiculado pela mídia leva as mulheres, sobretudo na faixa adolescente, a uma insatisfação crônica com seus corpos, ora se odiando por alguns quilos a mais, ora adotando dietas altamente restritivas e exercícios físicos extenuantes como forma de compensar as calorias ingeridas a mais, na tentativa de corresponder ao modelo cultural vigente. Dessa forma, aumenta-se a pressão da equação: promessa de Felicidade e Beleza = Consumo (Kutscka, 1993)”.
Fonte: Andrade, A. & Bosi, M. L. M. (2003, janeiro). Mídia e subjetividade: impacto no comportamento alimentar feminino. Rev. Nutr., 16(1). Recuperado em 21 de outubro, 2009, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732003000100012&lng=en&nrm=iso.
Com base no material teórico, como poderíamos melhorar o modelo cultural vigente e sua influência na construção da subjetividade das meninas e mulheres?
Resposta Correta:	
O conteúdo midiático necessitaria ser revisto de modo que outros modelos e esquemas de significação e interpretação do mundo pudessem ser oferecidos. O conteúdo midiático deveria levar ao questionamento das formas de pensar e agir postas.
Comentário da resposta:	
A mídia continua sendo um dos principais instrumentos de produção de esquemas dominantes de significação e interpretação do mundo. Continua a condicionar formas de pensar e da agir das pessoas. (MOREIRA, 2010). “Temos as influências contínuas nos modos de vestir, de se comportar e de se relacionar. Os dramas dos personagens das novelas oferecem padrões de relacionamento e de comportamento” (MOREIRA, 2010, p. 4)

Continue navegando