Buscar

Metodologia do Ensino de Educação Física

Prévia do material em texto

Resenha do livro 'Metodologia do Ensino de Educação Física"
Na obra, os autores buscam compreender os modos da Educação Física escolar que são: desenvolvimento da aptidão física a reflexão sobre a cultura corporal e as relações de suas matrizes pedagógicas.
1° - A respeito do projeto politico pedagógico: Os autores destacam uma característica emergente chamada de crítico-superadora que tem três características diferentes, sendo elas, diagnostica, judicativa e teleológica. Diagnóstica porque toma no conhecimento e lê os dados da realidade, é também judicativa, uma vez que julga essa constatação a partir de uma ética proveniente de interesses de determinada classe social e, por fim, teleológica, pois há um objeto específico. Assim tendo em vista as determinações de classes o projeto político-pedagógico representa uma intenção, a qual o professor deve ter bem definida.
2° - Concepção de currículo ampliado: Nesse segundo item, os autores destacam principalmente que o currículo é a reflexão do aluno, desenvolvendo e construindo sua capacidade intelectual. A função da escola seria tomar para si o conhecimento cientifico dando-lhes um tratamento metodológico a fim de debater com a realidade sociocultural dos alunos.
3° - Alguns princípios curriculares no trato com o conhecimento: Nas disciplinas, todos os conhecimentos tratados na sala de aula devem sempre estar relacionados e vinculados à realidade sociocultural do aluno, deste modo, contribuindo com a construção de suas identidades de classe. Assim os conteúdos devem ser ministrados de forma simultânea e espiralados, preservando sua historicidade para que o aluno tenha sempre uma noção de totalidade do conhecimento.
4° - Ciclos de escolarização: Os autores apresentam um novo modelo que deveria ser utilizado para ministrar os conteúdos na escola, são divididos em quatro Ciclos:
O primeiro Ciclo de escolarização seria o período da pré-escola até a 3ª série, onde os alunos estão em “contrariedade” tentando identificar as semelhanças e as diferenças que por sua vez, aparecem de forma difusa e misturadas.
O segundo Ciclo vai da 4ª à 6ª séries. É onde os alunos começam a sistematizar o conhecimento. Neste ciclo o aluno já teria desenvolvido a capacidade de abstração, estabelecendo relações complexas entre as coisas, assim tendo um salto qualitativo no momento que consegue estabelecer relações.
O terceiro ciclo seria da 7 ª à 8 ª séries. Esse ciclo seria a ampliação do conhecimento, onde desenvolveria a consciência da atividade teórica, dando um salto qualitativo quando se tornaria capaz de reorganizar e identificar os dados da realidade através do pensamento teórico.
E por fim o ultimo ciclo é do 1° ao 3° ano do ensino médio e denomina-se ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento. Aqui o aluno desenvolveria a capacidade de refletir sobre os objetos, assim dando um salto qualitativo quando passa a ser produtor de um conhecimento cientifico quando é submetido às atividades de pesquisa.
No segundo capítulo da obra, logo no inicio os autores apresentam a definição de educação física como sendo uma prática pedagógica, que no âmbito escolar, são formas de atividades expressivas corporais, como danças, esportes e ginásticas que por sua vez, caracterizam a cultura corporal. Com o objetivo de facilitar o entendimento da história da educação física.
“Metodologia do Ensino da Educação Física: a Questão da Organização do Conhecimento e sua Abordagem Metodológica” é o nome do terceiro capítulo. Nele vemos que a Educação Física é uma disciplina que trata de uma área denominada “cultura corporal”. Assim como a matemática, a geografia ou o português, a educação física tem que ser tratada como uma matéria que precisa ter seus valores e conhecimentos transmitidos aos alunos através das escolas.
Para isso acontecer, o conhecimento precisa ser sistematizado, o tempo de aprendizagem para absorção dos conteúdos tem que ser respeitado e métodos didático-metodológicos são necessários para ensinar os alunos.
Os autores mostram que para transmitir o conteúdo ao aluno, sua situação econômica, social, cultural e até mesmo pessoal devem ser conhecidas e analisadas pelo professor para obter sucesso em seus ensinamentos.
No capítulo 3 existe um exemplo de sistematização e distribuição dos conteúdos na rede escolar que tem como referência o livro “Contribuição ao debate do currículo em Educação Física: uma proposta para a Escola Pública”. Seguindo essa referência, os conteúdos deveriam ser divididos da seguinte maneira: Jogo, esporte, capoeira, ginástica e dança. Essa divisão é vista como um modo mais prático de ensinar aos alunos a importância histórica de cada atividade.
O quarto capítulo do livro discute os métodos utilizados para avaliar os alunos no Brasil. Segundo Faria Júnior, a avaliação da educação física estabelece critérios com fins classificatórios e seletivos, tendo como conseqüência a discriminação e evasão dos alunos.
A avaliação do processo ensino-apredizagem é muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos.
Os métodos avaliativos que prevalecem hoje em dia são meramente ilustrativos e só são aplicados para atender as normas expressas nas escolas e na legislação. Podemos observar isso nas “listas de presença” que circulam pelas escolas. Essas listas são utilizadas como parte do método avaliativo sendo que não provam em nenhum momento, que o aluno está conseguindo seguir o raciocínio e conteúdo que o professor está tentando passar a ele.
A discriminação existente devido aos métodos avaliativos pode ser percebida quando os professores separam grupos nas salas e escolhem “líderes” para tais grupos, levando em conta qual aluno é considerado “mais capaz”.
Esses fatos acabam tornando a educação física escolar numa atividade desestimulante, segregadora e até aterrorizante, principalmente para alunos considerados menos capazes ou não aptos.
O processo avaliativo que o livro propõe, leva em conta o projeto histórico, as condutas humanas, as práticas avaliativas, as decisões em conjunto, o tempo pedagogicamente necessário para aprendizagem, a compreensão crítica da realidade, entre outras coisas.
Considerações sobre o livro:
Como a obra possui a opinião de vários autores, foi possível retirar dela pontos de vista diferenciados e que mesmo assim tem como objetivo comum encontrar uma metodologia de ensino da educação física mais organizada e que tenha um efeito positivo e duradouro na vida dos alunos. Os métodos utilizados hoje, podem receber várias alterações e melhorias para que abranja um numero maior de alunos em diferentes classes sociais, e o livro tenta propor algumas soluções e idéias para novos métodos. Os autores procuraram ter como base a história e cultura dos alunos, para manter as avaliações mais justas.

Continue navegando

Outros materiais