Buscar

Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:675918) ( peso.:3,00)
	Prova:
	29419193
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escolha dos materiais a serem empregados no acondicionamento dos objetos museológicos é de extrema relevância para a manutenção de sua integridade. Embalagens, caixas e envelopes, por exemplo, devem proteger o acervo dos agentes da deterioração sem que haja influência dos mesmos no objeto. Pensando nas regras para utilização das embalagens, analise as sentenças a seguir:
I- Sempre podemos utilizar materiais neutros para cuidado do acervo.
II- Dependendo do tipo de acervo, o uso do PVC é contraindicado.
III- As tintas de canetas, clips, adesivos de colagem, fita crepe e outros materiais aderentes não devem ser usados nas peças de museu.
IV- Os cabides para peças de indumentária devem ser plásticos e forrados com malha cirúrgica para evitar deformar o tecido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	As políticas de preservação envolvem toda a organização dos documentos e informações. Possuem o intuito de que se tenha o correto desenvolvimento de prioridades do que e como preservar, num nível de decisão estratégica. Sobre essas políticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política de preservação depende exclusivamente do interesse da gestão e da funcionalidade do arquivo, sendo, portanto, uma ação não prioritária.
(    ) A política de preservação instrui os procedimentos e critérios para a preservação do acervo em guarda.
(    ) A política de preservação é de grande importância para os arquivos desde que proteja os materiais independente da transposição de suporte.
(    ) Não é responsabilidade dos funcionais e gestores a preocupação com a politica de preservação, pois ela faz parte da cadeia de comando político estatal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Referente à conservação preventiva em museus, o cuidado e o controle dos ambientes faz diferença na materialidade do objeto. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O macroambiente interfere indiretamente na conservação preventiva.
II- Realizado durante a elaboração do plano museológico, o diagnóstico institucional tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento de soluções para os problemas que afetam as coleções.
III- O processo de restauração é reversível e pode ser aplicado como forma de prevenir a deterioração do objeto restaurado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Os agentes biológicos que atacam os materiais arquivísticos podem ser considerados a ameaça mais séria, pois podem causar danos irreparáveis. A contaminação acontece em decorrência do ambiente externo ou a partir do contato com outros materiais infestados trazidos de outros edifícios. Sobre esse tipo de agente deteriorante, analise as sentenças a seguir:
I- A presença de roedores em arquivos está relacionada à matéria orgânica que os alimenta, ou seja, restos de comida deixados pelo próprio homem.
II- Dentre os insetos encontrados nos arquivos, os principais são a barata, a broca e o cupim.
III- Os profissionais do arquivo devem criar medidas preventivas, diminuindo as chances de proliferação de agentes e dificultando seu acesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	O registro dos métodos de intervenção que determinado objeto sofre ao longo da sua vida museológica, bem como o tratamento em si dado ao objeto em conservação e/ou restauração, deve ser documentado em fotografias, fichas e relatórios do livro diário do acervo. Sobre como chamamos essas ações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Denominadas "gestão de acervo", atribuição do profissional responsável com formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
	 b)
	Denominadas "gestão de acervo", papel dos restauradores da instituição museológica.
	 c)
	Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável com formação na área.
	 d)
	Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável sem formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
	6.
	Paes (2004, p. 157) considera que "um bom serviço de microfilmagem pressupõe, em primeiro lugar, a organização arquivística dos documentos e o estabelecimento de um criterioso programa de avaliação e seleção do acervo documental". No que se refere ao conceito estabelecido pelo autor sobre a microfilmagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Materiais arquivísticos e de bibliotecas têm na microfilmagem um procedimento de preservação seguro.
PORQUE
II- Com relação à digitalização, a microfilmagem é a solução aceitável e preferível, pois tem maior durabilidade e os documentos gerados são garantidos juridicamente pela legislação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	7.
	A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216, caracteriza os documentos como patrimônios culturais. O patrimônio documental, se visto como cultural, é muito mais do que um objeto com "valor de prova" e "valor informativo" (JARDIM, 1995). Quanto à importância da preservação de documentos patrimonializados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A preservação desses documentos se deve a sua relevância como documentos da historicidade humana.
(    ) Esses documentos preservados possibilitam interlocução entre as mudanças e permanências do passado com o presente.
(    ) Não há conexão da realidade com a preservação documental, são papéis de natureza administrativa e jurídica já sem validade de direitos.
(    ) O patrimônio documental deve ser regulado em seus objetivos por um comitê que define sua natureza arquivística ou bibliográfica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: JARDIM, J. M. A invenção da memória nos arquivos públicos. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2., p. 13, 1995.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Segundo Hazen (2001), a preservação em bibliotecas também pode englobar a mudança de formatos físicos, em que a informação passa de uma matriz a outra. De acordo com esse autor, os formatos buscam a preservação, o acesso à informação e a disseminação do conteúdo produzido, sobretudo no tocante a materiais informacionais bibliográficos. Considerando a sequência da trajetória de construção dos formatos físicos ao longo do tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAZEN, D. C. Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções. In: HAZEN, D. C. et al. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
	 a)
	Cópia manuscrita, reimpressões, cópia heliográfica, formato impresso.
	 b)
	Computadores, manuscritos, e-readers, smartphones, cópia heliográfica.
	 c)
	Materiais informacionais ebibliográficos, cópia heliográfica e formatos digitais.
	 d)
	Cópia manuscrita, fac-similares e reimpressões, microfilmagem e dispositivos digitais.
	9.
	Para que se possa entender de maneira efetiva o processo de restauração de livros, e para que tal processo ocorra sem prejuízos à obra, primeiramente precisamos compreender quais são as partes de um livro. É válido ainda conhecer como funciona o seu processo de montagem. Com relação às partes de um livro e a sua montagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A encadernação e o corpo do livro são elaborados de forma separada.
(    ) A encadernação e o corpo do livro não são elaborados simultaneamente.
(    ) As folhas avulsas do texto são constituídas quando as beiradas dobradas de cada caderno são cortadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	Preservar e conservar livros é um papel imprescindível das bibliotecas para a manutenção da história, da cultura e da memória de um país e povo. Preservar requer uma repetição de operações ou sequência de atividade diversas, e pode ser conceituado a partir de três tipos de atividade principais. Sobre esses tipos de atividade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Transferência de conteúdo intelectual ou informativo de um formato físico para outro digital.
	 b)
	Disseminação do conteúdo a partir de materiais informacionais e bibliográficos.
	 c)
	Criação de políticas de circulação em larga escala.
	 d)
	Realizar um programa de restauração e gerenciamento de acervo.

Continue navegando