Buscar

RESUMO DAs DISCIPLINAs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DA DISCIPLINA: TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
A disciplina aponta as possíveis áreas de exercício do profissional em Licenciatura de Artes Visuais, explicando suas vertentes e atividades em que atuam.
No caso do licenciado em Artes Visuais, este deve estar habilitado para a docência em Artes Visuais na Educação Básica. Com formação teórico-prático deve ser capaz de atuar como mediador e incentivador do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo.
Vimos que o ensino da Arte visa estabelecer uma relação com as dimensões sociais e manifestações artísticas. E que a Arte está presente em muitas manifestações sociais e faz parte de muitos ramos de atividades de escolas, trabalhos e períodos históricos.
Quanto ao contexto escolar, vimos que a produção artística está ligada ao desenvolvimento de interações que o aluno estabelece com os docentes responsáveis pelo processo de aprendizagem. Seguindo esse contexto, foi abordado o que o profissional deve exercer ou do que se espera que ele exerça para promover o ensino da Arte.
Foram tratados aspectos estruturais da criação artística como a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, a inspiração e a sensibilidade estética, relacionados à prática do profissional em Artes Visuais.
A disciplina fala também sobre a formação profissional e as áreas de atuação do formando em Artes Visuais, com os diversos campos de trabalho como a dramaturgia, cinema, teatro, música, dança, design, decoração, artes plásticas, fotografia, etc.
Vimos os muitos materiais e técnicas empregados na criação de obras de arte, principalmente no desenho, pintura e na escultura.
A disciplina encerra trazendo contemplação de conteúdos que exploram as quatro linguagens das Artes (Artes Visuais, Teatro, Dança e Música). Buscando por meio desse estudo o exercício de se trabalhar as competências estéticas a partir dessas linguagens artísticas. Buscando demonstrar algumas diferenciações e expectativas em relação às essas áreas de conhecimento/linguagem, bem como as atividades didáticas e artísticas que pretendem envolver o indivíduo e o grupo que irá imergir nesse universo.
Nas Artes Visuais vimos à expressão e comunicação, apreciação significativa e o produto cultural e histórico. Na Dança foi abordada a expressão e comunicação humana, a dança como manifestação coletiva e como produto cultural e de apreciação estética. Na Música foi estudada a comunicação, expressão, interpretação, improvisação e composição, bem como a linguagem musical e a música como produto cultural e histórico. E o Teatro trouxe a expressão e comunicação, a produção coletiva e o produto cultural e estético.

Continue navegando