Buscar

Resumo - palestra nanotecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo 
Palestra: Nanotecnologia: Pontos quânticos, grafeno e outras aplicações
Título: Como a nanotecnologia pode ajudar na era da informação
Hoje, somos completamente dependentes da tecnologia o que resulta em pouco interesse em estudo pela ciência e para complicar nos vemos exatamente no meio de uma revolução tecnológica.
As pessoas não são mais o que movimentam o mundo e sim a tecnologia.
E como não estudar ciência nesse quadro de tantas oportunidades?
Nessa era da informação você provavelmente já ouviu termos como: AI, machine learning, clouding computing, deep learning, data Science e tudo isso que foi mencionado tem causado um grande impacto na sociedade que se vê totalmente dependente desses recursos e cada vez mais isso tem aumentado.
Precisamos de processamentos mais rápidos, armazenamentos maiores, velocidades nas nossas transações e tarefas e principalmente velocidade na comunicação que é de fato o que impulsiona o mundo.
E para ajudar nessa questão, entra a nanotecnologia. Um composto que ficou muito conhecido recentemente foi o Grafeno. Um átomo de carbono é um dos que mais tem ligações com outros compostos e o grafeno é um alótropo do carbono-12, que leva esse nome porque tem 12 átomos.
O ser humano já conhece o carbono puro porque ele é abundante na natureza, como: diamante e grafite, mas o que eu acho que não é muito claro para nós humanos é que esses dois vieram de um único composto puro.
Essa alotropia do carbono permite essa reorganização em várias combinações e formas diferentes resultando em compostos completamente únicos e diferentes entre si.
Uma das alotropias do carbono é o Grafite que é um bom condutor de eletricidade porque ele tem formato plano. Já a alotropia do Diamante, feito também de carbono, não é um bom condutor porque sua geometria não permite a condução linear.
Agora, um composto tem sido amplamente utilizado para melhorar cada vez mais a tecnologia. O grafeno.
Grafeno são folhas de grafite que hoje tem propriedades como: alta condutividade elétrica, alta condutividade térmica, extremamente fino e impermeável. Algumas aplicações para o grafeno são: displays e telas, devido a sua alta resistência porque seus átomos têm ligações extremamente fortes, impossíveis de serem quebradas.
Outras aplicações interessantes para o grafeno são: raquetes de tênis, colete à prova de balas, reparação de aeronaves, reforço de smartphones e baterias.
Esse tipo de composto tem ajudado e tanto a evolução da tecnologia e outro tema que tem ajudado nessa otimização são os pontos quânticos.
Todo ser humano que escuta quântico provavelmente pensa e lembra de alguns mitos que escutamos por aí, mas o significado de quântico é pacote. Um pacote de coisas extremamente pequenas que não funcionam igual a mecânica da natureza que estamos acostumados. Qual mecânica? Leis de Newton por exemplo.
Pontos quânticos são átomos artificiais. Um átomo que é possível ser construído em pacotes fixos capazes de emitir luz de acordo com o seu arranjo. Fazendo esses arranjos podem ser feitos OLEDs que são LEDs orgânicos, QDs que funcionam com luz de fundo azul e telas/TVs. 
E existe uma vantagem fazer essas telas com quantum dots. A tecnologia de pontos quânticos permite que o display de LED emita uma luz de tom azul substituindo a fonte de iluminação branca. Junto com isso, há uma rede de nanocristais verdes e vermelhos desenvolvida para cobrir cada pixel da TV.
Mas isso é usado apenas em telas e displays? Não, atualmente o exército tem usado essa tecnologia, médicos tem usado para identificar doenças, então isso não é só aplicável nos displays que estamos acostumados. Inclusive essas tecnologias têm ajudado no diagnóstico sem humanos.
Vendo tudo isso é impossível dizer que existem coisas impossíveis. A tecnologia e a ciência podem e vão cada vez mais fazer coisas extraordinárias para ajudar o cotidiano dos seres humanos.

Continue navegando