Buscar

AV1 - TOPICOS EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 - TÓPICOS EM DIREITO ADMINISTRATIVO
1) Podemos conceituar o Direito Administrativo como o ramo do direito público que trata dos princípios e regras que disciplinam a função administrativa (o que abrange órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública), regendo as relações jurídicas entre o Estado e a coletividade que o cerca, e sempre perseguindo a proteção do interesse público.
Escolha a alternativa que elenca, respectivamente, quais são as afirmações corretas:
I) Direito público é o direito que tende a regular um interesse do próprio Estado, seja para impor um princípio, seja para administrar os negócios públicos, seja para defender a sociedade;
II) Direito privado abrange apenas os ramos do direito que se ocupam especialmente com os interesses das empresas, dos empreendimentos, daquelas áreas jurídicas governadas pela autonomia da vontade do empresário que decide o propósito da empresa que ele quer iniciar, vigendo a ideia central de que ele decide os propósitos do que quer alcançar,
III) Princípios são aquilo que serve de base, que serve como raiz para uma ideia, crença ou comportamento; trata da razão de existir de algo ou alguém.
IV) Função administrativa abrange apenas os órgãos e agentes da Administração Pública, não se referindo às atividades realizadas. Trata-se da execução da lei, na administração dos interesses do Estado;
V) Relações jurídicas tratam do vínculo que surge entre duas ou mais pessoas, e sobre o qual as normas jurídicas vigentes atribuem efeitos obrigatórios.
a) São corretas apenas I, II, IV, V;
b)São corretas apenas I, III, V;
c)São corretas apenas II, III, IV;
d)São corretas apenas III, IV, V;
e)São corretas apenas I e V.
2) Podem dizer que os princípios gerais do Direito são espécies de enunciações normativas que possuem valor genérico, ou seja, orientam a compreensão do ordenamento jurídico em sua aplicação e integração, bem como condicionam o processo de elaboração de novas normas.
Dos princípios administrativos, um deles também está incluído na categoria de Princípios Gerais do Direito. De qual princípio estamos falando?
a)Moralidade;
b)Impessoalidade;
c)Eficiência;
d)Razoabilidade;
e)Publicidade.
3) Pela descentralização, a administração pública presta suas atividades de forma indireta, ou seja, ela delega a atividade a outras entidades, também dotadas de personalidade jurídica - é o caso, por exemplo, das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista – que serão adiante estudadas. O importante é que você, aluno, entenda que tais entidades (veja que não devemos mais chamar de órgãos!) respondem por seus atos diretamente, pois possuem personalidade jurídica e capacidade processual, e elas continuam vinculadas à pessoa jurídica que as criar (autarquias federais são vinculadas à União, empresa pública estadual ao Estado que a criar, e etc).
Considerando o texto base acima, complete a frase: Por OUTORGA/SERVIÇO: o Estado cria uma entidade transferindo a ________ do serviço público para essa entidade; contrato ____ prazo determinado. É exemplo, justamente, a criação da Administração______ .
a)Execução; sem; Indireta
b)Titularidade; com; Indireta
c)Execução; sem; Direta
d)Titularidade; com; Direta
e)Titularidade; sem; Indireta.
4) Pela descentralização, a administração pública presta suas atividades de forma indireta, ou seja, ela delega a atividade a outras entidades, também dotadas de personalidade jurídica - é o caso, por exemplo, das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista – que serão adiante estudadas. O importante é que você, aluno, entenda que tais entidades (veja que não devemos mais chamar de órgãos!) respondem por seus atos diretamente, pois possuem personalidade jurídica e capacidade processual, e elas continuam vinculadas à pessoa jurídica que as criar (autarquias federais são vinculadas à União, empresa pública estadual ao Estado que a criar etc).
De acordo com o texto-base acima transcrito, complete a frase: Por DELEGAÇÃO/COLABORAÇÃO: aqui o Estado transfere apenas a ____ do serviço público a um concessionário, permissionário ou autorizatário, são as pessoas que vão ______ Estado; trata-se de contrato ______ prazo determinado.
a)Execução; colaborar com o; com.
b)Titularidade; colaborar com o; com.
c)Execução; dever ao; com.
d)Execução; colaborar com o; sem.
e)Titularidade; dever ao; sem.
5) Diz o art. 37 da CF/88: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência: (...)”
Quando falamos que ele possui aplicação em duas frentes, na primeira se referindo à obediência à isonomia, ou seja, objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica, ficando proibido que haja favorecimento de alguns indivíduos em detrimento de outros, ou que alguns sejam prejudicados para favorecimento de outros; e que numa segunda frente, ele reflete a proibição do administrador público de fazer autopromoção ou beneficiar-se com a utilização da máquina pública, estamos falando do:
a)Princípio da Impessoalidade;
b)Nepotismo Cruzado;
c)Recurso Administrativo;
d)Teoria do Órgão;
e)Estado de Direito.

Outros materiais