Buscar

Av2 1ª tentativa Nutrição Materno Infantil

Prévia do material em texto

Nutrição Materno Infantil - 20211.B AV2
Nota final---
4,8/6
Tentativa 1Enviado: 05/06/21 18:37 (BRT)
4,8/6
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/0,6
Numa gestação normal o ganho de peso ocorre devido a aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção. Para o cálculo do ganho de peso ideal durante esse período se considera o IMC pré-concepcional da paciente. De acordo com as recomendações do Institute of Medicine (IOM), a recomendação de ganho de peso total para índice de massa corpórea pré-gestacional de 22 Kg/m2 é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
11,5 a 16kg.
Resposta correta
2. 
11,5 a 18kg.
3. 
12,5 a 18kg.
4. 
7 a 11,5 kg.
5. 
5 a 9 kg.
2. Pergunta 2
/0,6
Para o cálculo do ganho de peso ideal durante esse período, se considera o IMC pré-gestacional da mulher. De acordo com as recomendações do Institute of Medicine (IOM), a recomendação de ganho de peso total para índice de massa corpórea pré-gestacional de 21 Kg/m2 é de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
11,5 a 18kg 
2. 
5 a 9 kg  
3. 
12,5 a 18kg 
4. 
11,5 a 16kg 
Resposta correta
5. 
7 a 11,5 
3. Pergunta 3
/0,6
A espécie humana é a única entre os mamíferos em que a amamentação e o desmame não são processos desencadeados unicamente pelo instinto. Por isso, eles devem ser aprendidos. Atualmente, sobretudo nas sociedades modernas, as mulheres têm poucas oportunidades de obter o aprendizado relacionado à amamentação, já que as fontes tradicionais de aprendizado – mulheres mais experientes da família – foram perdidas à medida que as famílias extensivas foram sendo substituídas pelas famílias nucleares. Quais os hormônios relacionados com a manutenção da lactação?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Cortisol e ocitocina.
2. 
Cortisol e adrenalina.
3. 
Resveratrol e prolactiva.
4. 
Ocitocina e prolactina.
Resposta correta
5. 
Adrenalina e prolactina.
4. Pergunta 4
/0,6
Considerado um fator de risco não modificável para Diabetes Melito Gestacional:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sobrepeso ou obesidade.
2. 
Histórico de diabetes gestacional.  
3. 
Baixa estatura.
Resposta correta
4. 
Ganho excessivo de peso.
5. 
IMC >30kg/m2.
5. Pergunta 5
/0,6
De acordo com dados de 2018, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 830 mulheres morrem por causas evitáveis associadas à gestação e ao parto no mundo, e dessas mortes a maioria ocorre em países em desenvolvimento. As causas obstétricas de morte materna, são classificadas em diretas ou indiretas, são exemplos de indiretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Doenças cardiovasculares e eclampsia 
2. 
Diabetes e infecção puerperal 
3. 
Hemorragias e doenças cardiovasculares 
4. Incorreta: 
Eclampsia e pré-eclâmpsia 
5. 
Hipertensão e diabetes 
Resposta correta
6. Pergunta 6
/0,6
Os desfechos perinatais são influenciados por determinantes distais em nível macro (fatores sociais, econômicos e culturais); por determinantes intermediários relativos às condições de vida e trabalho (estado nutricional da gestante durante a gravidez, pré-natal e parto adequados); e, principalmente, por determinantes proximais associados a comportamentos individuais (complicações perinatais). Nesse sentido, a atenção pré-natal pode controlar os fatores de risco que trazem complicações à gestação, além de permitir a detecção e o tratamento oportuno de complicações, contribuindo para que o desfecho perinatal e materno sejam favoráveis. Dentre os tipos de hipertensão diagnosticada na gestação, essa merece destaque por determinar os piores resultados maternos e perinatais, trata-se de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Síndrome do intestino curto.
2. 
Síndrome Nefrítica.
3. 
Hipertensão crônica.
4. Incorreta: 
Síndrome HELLP.
5. 
Pré-eclampsia/Eclampsia. 
Resposta correta
7. Pergunta 7
/0,6
O Ministério da Saúde elaborou o “Protocolo para prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis”, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade na atenção destas mulheres e recém-nascidos, logo, reduzindo as taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita como um problema de saúde pública. Assinale a alternativa que descreve o adequado manejo antirretroviral na gestação. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A profilaxia não deve ser suspensa após o parto. 
2. 
É recomendada, apenas, para gestantes que têm indicação de tratar a infecção pelo HIV, ou seja, as sintomatologias. 
3. 
Em diagnóstico tardio, depois da 4º semana gestacional, é indicado o início da terapia antirretroviral logo após a coleta. 
4. 
Têm como objetivo apenas a melhora da sintomatologia da mãe. 
5. 
Deve ser iniciada de maneira precoce, entre a 14ª e a 28ª semana gestacional. 
Resposta correta
8. Pergunta 8
/0,6
A proteína é a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco de uma célula. Qual a recomendação da ingestão de proteínas por dia, para crianças de 1 a 3 anos de idade, segundo a DRI?
Ocultar opções de resposta 
1. 
12g.
2. 
17g.
3. 
14g.
4. 
10g.
5. 
13g.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/0,6
A Diabetes melito gestacional é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, podendo acarretar em complicações à saúde da mulher e do bebê. Dentre os prejuízos, podemos destacar danos aos rins e hipertensão. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico da DMG. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O teste de tolerância oral à glicose (TTOG) utiliza dextrosol, com medições de uma a doze horas após a coleta.
2. 
Se a glicemia em jejum for igual ou superior a 100mg/dL, é feito o diagnóstico de DMG.
3. 
Na primeira consulta de pré-natal é feito o rastreamento de casos não diagnosticados de outras formas de diabetes, como a diabetes tipo 2.
Resposta correta
4. 
Se a glicemia em jejum for inferior a 92mg/dL, a gestante deve realizar um novo rastreamento no final do primeiro trimestre.
5. 
A investigação para DMG deve ser retomada entre 12ª e 16ª semana gestacional.
10. Pergunta 10
/0,6
A hipertensão arterial na gestação está entre as principais causas de morte materna direta no Brasil. Sobre as síndromes hipertensivas durante o período gestacional, é considerada hipertensão crônica (HC) aquela que está presente antes da gravidez ou diagnosticada antes de 20 semanas de gestação e também a diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e que não normaliza no pós-parto. Sendo assim, é considerada hipertensão quando a pressão arterial sistólica (PAS) é maior ou igual a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
80 mmHg. 
2. 
10 mmHg
3. 
90 mmHg. 
4. 
120 mmHg
5. 
140 mmHg.

Continue navegando