Buscar

Atividade avaliativa Sociedades Empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Bacharelado em Direito
TURMA: STM0040103NTA
DISCIPLINA: Sociedades Empresariais
PROFESSOR(A): Katia Tolentino Gusmão
ALUNOS(A): Juliana Raiol da Cruz Andrade – 04070204
 Luciana Emile Silveira Cavalcante – 04070203
 Noély Almeida Ferreira - 04075682
ATIVIDADE AVALIATIVA
1 - Quais são os elementos gerais de uma sociedade? Cite cada um, explicando-os.
R: Os elementos gerais de uma sociedade/atos jurídicos, são o consenso, objeto lícito e a forma prescrita ou não defesa em lei. O consenso se condiz no ato de vontade que deve ser livremente manifestado por quem seja capaz para tanto ou por meio dos representantes dos incapazes de acordo com a lei; todos os sócios devem manifestar sua vontade de participar da sociedade e essa vontade deve ser livre de vícios; esse consentimento pode ser expresso ou implícito, mas deve manifestar -se de alguma forma. O Objeto lícito é a característica primordial do objeto da sociedade, que constitui os atos ou atividades praticadas. Sendo assim, esse objeto, que constará descrito no ato constitutivo da sociedade de forma clara e determinada e deve ser um objeto lícito, possível e determinado ou determinável. Quanto a forma, esta pode ser livre, prescrita em lei ou defesa em lei. Em geral a forma das sociedades comerciais é livre, sendo imposta a forma escrita somente para beneficiar-se de certas vantagens. 
2 - Dentre os elementos específicos nós temos a Affectio Societatis. Discorra sobre ela:
Trata-se de uma manifestação expressa de vontade ao ingressar na sociedade, objetivando um fim comum, dessa forma todas as partes devem almejar e buscar incessantemente o mesmo objetivo. É importante destacar a sua importância, haja vista, é reconhecido como o traço mais específico de uma sociedade. Dessa maneira, não está limitada ao momento na qual ocorreu a criação da atividade empresarial, entretanto durante toda a sua vida. De modo geral, vê-se contida nessa intenção os componentes primordiais na atuação de um sócio para com sua sociedade, valendo-se de fidelidade, colaboração, confiança e igualdade. Diante da quebra de Affectio Societatis, a solução será a dissolução da sociedade, ou a exclusão do sócio que não possui mais essa vontade comum.
3 – Quais são as consequências da personificação? Cite cada uma, explicando-as. 
A partir da personificação da sociedade esta adquire algumas consequências dentre os quais podem ser destacadas: O Nome empresarial que é atributo da personalidade, a Nacionalidade própria que pode ser distinta da nacionalidade de seus sócios, o Domicilio que é o local de funcionamento dos órgãos da administração ou onde o estatuto fixar. A Capacidade Contratual, ou seja, aptidão para ser parte em contratos como pessoa jurídica, sendo que os direitos e obrigações são seus e não de seus sócios. Outra consequência da personificação é a Capacidade Processual podendo ser parte em negócios jurídicos em seu próprio nome, vale destacar que podem ser parte em processos. A Existência distinta da de seus sócios assim sendo os atos praticados pela sociedade são atos dela e não de seus membros e por fim a Autonomia Patrimonial- a existência de um patrimônio próprio, o qual responde por suas obrigações de créditos e débitos da pessoa jurídica, assegurando a seus sócios uma distinção entre seu patrimônio pessoal e o patrimônio empregado para o exercício da atividade.

Continue navegando