Buscar

resenha de controladoria

Prévia do material em texto

A controladoria ocorreu a partir das regras básicos da contabilidade para suporte do , controle interno, planejamento tributário, elaboração do orçamento e medidas operacionais, passando a participar também ativamente da formulação das estratégias, fazendo com que deixasse de ser apenas um tradutor de dados e passasse a ser um gestor da informação responsável pelo alinhamento estratégico das organizações.
As organizações passaram por mudanças nas últimas décadas, em frente à abertura dos mercados, internacionalização e conseqüente volatilidade do capital, crises financeiras e econômicas e aos avanços tecnológicos, essas dificuldades teve um aumento significativo.
As organizações necessitam melhorar no sistema de gestão principal, e identificar e gerenciar os fatores centrais de seu sucesso, com centralização da estrutura organizacional e gerenciamento das relações com o ambiente.
Projetar sistemas de gestão que permitam planejar, implementar e controlar as atividades, é uma planos alternativos de ação e crescimento, uma forma de manter a rentabilidade e planos de ações alternativos de crescimento. 
As funções da controladoria, neste contexto, a crescente incidência de estruturas entrelaçadas representa uma tendência que força a controladoria a evoluir, ela deve acompanhar as mudanças no contexto organizacional, as informações não mais são restritas a organizações isoladas ou setores, mas garantem integração de dados entre as cadeias produtivas.
A pesquisa feita no Estados Unidos, Alemanha e Brasil, a análise das funções da controladoria, na percepção das diferentes pesquisas, demonstra uma riqueza de apontamentos das funções do controle, as qualificações exigidas para bom exercício dessa função.
A controladoria na Alemanha tem uma junção mais perto da gestão estratégia, com atuação na coordenação do planejamento em todos os níveis, sistema de informações, controle, gestão de pessoas e organizacional. Isso deve-se ao fato de o controle e o contador não serem a mesma pessoa. O que geralmente não acontece nos Estados Unidos e Brasil, onde a função de controle e contador é feito por um único responsável. Com isso, tem maior junção a gestão operacional, com direcionamento mais para as atividade contábil. A pesquisas destacam-se as funções de planejamento e controle que são apontadas como fundamentais por 77% e 62% dos trabalhos pesquisados. Isso mostra que a principal preocupação da controladoria tem que estar mais voltada para o futuro da organização. Entretanto, funções de elaboração de relatórios e interpretação (85%) e contabilidade (62%) são imprescindíveis à prática das organizações. Isso confirma a tendência que a controladoria tem que se voltado para o planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional. 
Também indica que áreas tradicionais como contabilidade estão ainda fortemente presentes. talvez em razão de a controladoria e contabilidade nos Estados Unidos e Brasil, estar na mesma unidade organizacional ou ter um único responsável.

Continue navegando