Buscar

Massagem Transversa Profunda de Cyriax

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Massagem profunda de Cyriax
A massagem transversa profunda, conhecida pelo nome de seu criador Cyriax, é uma forma de manipulação utilizada para o tratamento dos tecidos moles. A finalidade da massagem é manter a mobilidade no interior da estruturas desses tecidos. Tendo como foco sua restauração e volta da elasticidade dos ligamentos, tendões e músculos. 
Juntamente com outras intervenções em um programa terapêutico planejado são úteis no tratamento das lacerações musculares, lesões musculotendinosas, tendinites e rupturas tendinosas parciais (lacerações tendoperiósticas), tendossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial.
A massagem transversa profunda libera o músculo e a fáscia e baseia-se na pressão manual sobre as fáscias musculares, liberando as restrições faciais, além de possibilitar um aumento na maleabilidade tecidual. As manobras podem ser executadas pelo dedo indicador apoiado pelo dedo médio, ou ao contrário, o dedo médio apoiado pelo indicador estabilizado pelos outros dedos, ou ainda o polegar com os demais dedos em contraposição.
As manobras devem ser localizadas, podendo durar de 3 a 5 minutos para lesões recentes, podendo se prolongar por 15 a 20 minutos no caso de lesões crônicas. As regiões tratadas ficam sensíveis e apesar disso, não é recomendado diminuir a pressão da manobra e sim aumentar o intervalo entre as sessões que varia entre dois e sete dias.
O propósito deste tratamento é o de manter ou restabelecer a mobilidade normal e a elasticidade dos tecidos, permite tratar apenas a área selecionada sem intervir sobre as partes do tecido saudável.
As únicas contraindicações são: 
 
Grande calcificações de tecidos moles. 
Lesões ao nível do tendão de origem reumatoide.

Continue navegando