Buscar

Lista de exercício - Dentistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercicios – Dentistica 
Caso clinico:
Removendo dentina cariada com segurança
 Descrição da situação-problema
Um paciente se apresenta no consultório do cirurgião-dentista com relato de dor no dente 46. Durante o exame clínico, observou-se uma lesão de cárie na oclusal do dente 46, sem a presença de esmalte oclusal. Verifica-se que a dentina tem aspecto umedecido, bastante desorganizada e comprometida pela cárie. Considerando que o campo operatório já está sob isolamento absoluto, qual a melhor forma para remoção do tecido cariado e quais tipos de instrumentos deverão ser utilizados para a remoção da dentina cariada? 
Resolução da situação-problema
Com as características descritas na situação clínica, o início da remoção de cárie deve ser realizado com curetas, que são instrumentos cortantes manuais, de tamanho compatível com o tamanho da lesão. Ao encontrar dentina com resistência ao corte, passar a realizar a remoção com bocas esféricas em aço carbide, acopladas ao contra ângulo da caneta de baixa rotação, com tamanhos compatíveis à extensão da lesão, com movimentos intermitentes da periferia para o centro da lesão até encontrar resistência. Neste momento, verificar a textura da dentina com curetas. Se a dentina for resistente, isto é, com características de dentina apenas afetada, esta etapa do preparo cavitário estará concluída 
Questões: 
1. O isolamento do campo operatório é um procedimento muito importante para a execução de diversos procedimentos clínicos, para a segurança do paciente e do cirurgião-dentista, para conseguir obter as propriedades do materiais quando da realização de restaurações, cimentações e colagens (ANIDO, 2017).
As principais vantagens do isolamento absoluto do campo operatório são: 
a) Retração e proteção dos tecidos moles; acesso e visibilidade; propriedades dos materiais dentários preservadas; praticidade; proteção do paciente e do operador; maior eficiência operatória e restauradora. 
b) Retração e proteção dos tecidos moles; acesso e visibilidade; propriedades dos materiais dentários preservadas; menor custo; proteção do paciente e do operador; maior eficiência operatória e restauradora. 
c) Aceitação do paciente; menor custo; área isolada em pouco tempo; praticidade para a realização de procedimentos complexos. 
d) Retração e proteção dos tecidos moles; acesso e visibilidade; propriedades dos materiais dentários preservadas; proteção do paciente e do operador; maior eficiência operatória e restauradora.
e) Aceitação do paciente; menor custo; grande área isolada, com segurança e em pouco tempo; praticidade para a realização de pequenos procedimentos (ANIDO, 2017). 
2. Uma das preocupações do cirurgião-dentista durante a realização de um procedimento restaurador é o isolamento do campo operatório, pois todos os materiais restauradores requerem um campo isolado, seco e perfeitamente limpo para sua inserção no preparo cavitário. Para restauração em amálgama de prata de uma cavidade Classe I OV (ocluso-vestibular) no dente 46, a fim de manter o material restaurador com todas as suas propriedades devemos: 
a) Realizar o isolamento absoluto dos dentes 47, 46 e 45, colocando o grampo no dente 45.
b) Realizar o isolamento absoluto dos dentes 47, 46 e 45, colocando o grampo no dente 47. 
c) Realizar o isolamento absoluto dos dentes 47, 46 e 45, colocando o grampo no dente 46. 
d) Realizar o isolamento absoluto do dente 46, colocando o grampo no dente 46. 
e) Realizar o isolamento absoluto dos dentes 47 e 46, colocando o grampo no dente 47. 
2. Sabe-se que preparos cavitários realizados com instrumentos cortantes rotatórios adequados e complementados com a utillização de instrumentos cortantes manuais, apresentam significante redução da infiltração marginal, em comparação aos que foram realizados com instrumentos rotatórios. 
Os ____________ são usados para planificar o ângulo cavo superficial gengival e arredondamento do ângulo áxio-pulpar. As ____________ têm ação de corte e são indicadas para remoção de dentina cariada e acabamento de preparos em baixa rotação. Já as ____________ agem por desgaste; são utilizadas para realizar preparos cavitários em esmalte e dentina e para acabamento superficial de restaurações em diferentes tipos de materiais. 
Analise as alternativas e assinale a que corretamente completa as lacunas: 
a) Cinzéis – pontas diamantadas – brocas. 
b) Recortadores de margem gengival – brocas – pontas diamantadas. 
c) Machados – enxadas – brocas. 
d) Discos de acabamento – enxadas – brocas. 
e) Formadores de ângulos – curetas – pontas diamantadas.

Continue navegando