Buscar

Registro de imóveis, de títulos e de documentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Registro de imóveis, de títulos e de documentos
Desafio
Marisa e Luiz planejam, há algum tempo, a aquisição de um sítio na área rural da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Após longo período de buscas e pesquisas, encontram uma propriedade antiga, sem edificação, que restou desmembrada de grande gleba de terras. Até o momento, somente o projeto de desmembramento foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, porém, não foi levado a registro, sendo mantida, então, única matrícula relativa a toda a extensão de terras no Registro de Imóveis. 
As partes, então, se dirigem até o Tabelionato de Notas e firmam, por meio de escritura pública de compra e venda, a transmissão somente daquela parte de terras desmembrada, citando a vinculação à matrícula imobiliária. Ao requerer a averbação da transferência da área no Registro de Imóveis, o casal obteve como resposta do oficial responsável, que o registro somente seria possível se apresentado memorial descritivo, assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georeferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA.
Analise a conduta do Oficial de Registro de Imóveis à luz do disposto na Lei nº 6.015/1973, considerando que o casal Marisa e Luiz lhe procurou para informações acerca de tal exigência — se ela seria legal e se não restaria caracterizado o excesso de poder do titular da serventia.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Segundo o art. 176,  §4º, da Lei nº 6.015/1973, para imóveis rurais, quando da transmissão, é obrigatória para a efetivação de registro, em qualquer situação de transferência de imóvel rural, a apresentação das condições estabelecidas no §3º do mesmo artigo, no que se refere ao acompanhamento do título de memorial descritivo da área, assinado por profissional com responsabilidade técnica e ao tratamento da área por meio de geoprocessamento. 
Tais documentos, em tese, deverão ser apresentados pelo adquirente, quando da realização do registro da transmissão decorrente de compra e venda, e são obrigatórios sob pena de negativa da realização do registro pelo oficial. 
Por isso, não há na decisão do oficial, no caso em tela, abuso de poder quanto às exigências apresentadas para que o registro fosse realizado. Pelo contrário, eventual falta da recusa do oficial poderia gerar a anulação do respectivo registro, por ausência do atendimento dos requisitos formais da matrícula.

Continue navegando