Buscar

questinario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário sobre o Guia alimentar
b
1- O que é um Guia Alimentar e qual(is) seu(s) objetivo(s)?
R: O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro e seu objetivo é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas.
2- Por que a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes?
R:Porque envolve mais que isso, envolve os alimentos que contem e fornecem os nutrientes e como os alimentos são preparados combinados, o modo de comer, as culturas e sociais praticas dos alimentos.
3-Como o padrão alimentar da população brasileira tem se modificado ao longo dos anos?
R: Padrões de alimentação estão mudando rapidamente na grande maioria dos países e, em particular, naqueles economicamente emergentes. As principais mudanças envolvem a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
4-Quais fatores podem influenciar a adoção de uma alimentação saudável? Explique com detalhes um fator
R:Os fatores são: informação, oferta, custo, habilidades culinárias, tempo e publicidade – e propõe para sua superação a combinação de ações no plano pessoal e familiar e no plano do exercício da cidadania e um fator especial que podem ter uma adoção é a habilidades culinária, tendo essa habilidade, além do paladar, da visão tem a oportunidade de fazer o mesmo alimento diversas vezes e de formas diferente.
5- Como apoiar e gerar autonomia para pessoas/famílias adotarem práticas alimentares promotoras de saúde?
R: A ampliação da autonomia nas escolhas de alimentos implica o fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades para se tornarem agentes produtores de sua saúde, desenvolvendo a capacidade de autocuidado e também de agir sobre os fatores do ambiente que determinam sua saúde. A constituição da autonomia para escolhas mais saudáveis no campo da alimentação depende do próprio sujeito, mas também do ambiente onde ele vive.
6- Categorize os alimentos de acordo com o tipo de processamento. Exemplifique as categorias?
R: Feijão fava arroz – minimamente processado – lavagem do Arroz e cozimento
Pimenta- minimamente processado- conserva
Abobrinha- in natura- não sofreu mudança após de deixar a natureza
7- Elencar os benefícios socioambientais do consumo regular de alimentos in natura ou minimamente processados?
R: Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos, mas não contêm fibra e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis (chamadas gorduras saturadas), características que podem favorecer o risco de obesidade, de doenças do coração e de outras doenças crônicas. Por sua vez, alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias por
8- O que são alimentos ultra processados? Qual seu impacto na alimentação saudável? Qual seu impacto na saúde? Quais recursos a indústria de alimentos usa para “driblar” o conhecimento da população sobre a composição nutricional desbalanceada?
R: Alimentos ultraprocessados são produtos que estão prontos ou pré-prontos para o consumo. São formulações industriais feitas a partir de alimentos in natura ou parte deles, evidências científicas que comprovam os males à saúde causados por esses produtos, incluindo o aumento substancial do risco de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão e várias outras doenças crônicas, além do encurtamento da expectativa de vida. A indústria ela utiliza o marketing para dar ilusão que os alimentos ultra processado são benefício e saborosos sobre eles dribla os conhecimentos sobre a composição sobre a ideia de alimentos que fazem bem a certo tipo de publico como o diet para os diabéticos
9- Que atributos comuns dos alimentos ultra processados comprometem os mecanismos que regulam a saciedade?
R: Por serem hiperpalatáveis, ou seja, acentuam muito sua palatabilidade ou aceitação pelo paladar da maioria da população
10- Qual o impacto dos alimentos ultra processados sobre a nossa cultura alimentar?
R: Os grandes impactos desse alimento ultra processado é na maioria das vezes a obesidade diabetes.
11- Segundo dados de Pesquisas Nacionais, como está a alimentação do brasileiro? 
R: Apesar da alimentação dos brasileiros ter uma base saudável, o consumo de produtos ultra processados aumentou, enquanto o de arroz e feijão está em queda, segundo dados levantados entre 2017 e 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
12- Apresente uma proposta de cardápio saudável (sem quantidades) para desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar?
R: Desjejum- 2 fatias de pão (sem o miolo) 2 fatias de queijo minas e 1 copo de suco de laranja
Lanche da manhã- 1 porção de cenouras baby cozidas 1 copo de iogurte natural com granola e 1 suco de abacaxi com hortelã couve e gengibre e mel
Almoço – 1 porção arroz ½ porção de feijão 1 file de frango grelhado 2 mandioquinhas cozidas 1 porção de salada de agrião com tomate cereja
Lanche da tarde- 1 fatia de pão com requeijão 1 xicara de chá de ervas 1 maça ou ½ mamão
Jantar - salada de frango com requeijão e suco de laranja e 1 porção pequena de arroz
13- Relate o papel da água no nosso organismo e como garantir seu consumo diário?
R: Regula a temperatura corporal /Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos/ Previne o aparecimento de pedras nos rins. Garantindo isso de hora em hora no dia tem que ser ingerido no total de 2lt por dia ou mais.
14- Quais cuidados devemos ter na escolha, conservação e manipulação dos alimentos para garantir uma alimentação saudável?
R: Em lugares secos e longe de humidade para alimentos secos, para alimentos que depende de refrigeração manter na geladeira para não ter adulteração natural dos alimentos
15- Mente plena é uma expressão que ganhou destaque nos últimos anos e representa uma oportunidade de melhorar vários aspectos da vida. Pode ser aplicado nas relações afetivas, familiares, no trabalho, no estudo e principalmente na alimentação/refeições (Mindful eating). Discorra sobre os benefícios na alimentação/refeição?
R: A ideia é dar mais atenção ao que colocamos na boca – e, assim, aproveitar uma refeição de forma mais saudável e saborosa, isso traz alguns benefícios, como a menor ingestão de calorias diárias, controle da compulsão alimentar, aumento do bem estar e, por consequência, o emagrecimento
16- O que muda no preparo das suas refeições em um dia típico da semana quando comparado ao domingo? (pode ser em forma de tabela ex. dia da semana X domingo?
R: O que muda na minha alimentação no preparo ocasionalmente é o frango que comemos na semana (cozido frito grelhado) domingo (assado)
17- Como a cultura alimentar brasileira influenciou a construção do atual Guia Alimentar?
R: Alimentação é mais que ingestão de nutrientes
recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo
alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar social e ambientalmente sustentável
18- Como driblar os obstáculos para uma alimentação saudável? (Informações, custo, habilidade culinária, tempo, publicidade)
R: Podemos driblar usando nossas criatividades na hora da elaboração de pratos culinários, informações de alimentos e seus benefícios
19- Como o marketing das grandes indústrias alimentícias interfere na nossa cultura alimentar e na alimentação saudável?
R: Pois eles mechem com papilas degustativas da população, e com a mente mostrando que você pode estar comendo sem ter problema de saúde
20- Qual seu papel como estudante de nutrição/cidadãono suporte a alimentação saudável?
R: Como futuro nutricionista meu papel é estar integrando a alimentação saldável para toda a população visando a saúde e bem estar, não prejudicando o meio ambiente e respeitando a diversidade.

Continue navegando