Buscar

Avaliando o aprendizado - Saúde da mulher

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É classificada como situação hemorrágica da primeira metade da gestação
		
	
	 placenta prévia.
 
	
	 descolamento prematuro da placenta.
 
	
	 rotura uterina.
	
	vasa prévia.
	 
	gravidez ectópica.
 
	Respondido em 04/06/2021 18:26:24
	
Compare com a sua resposta:
· Hemograma completo: Serve para verificar se há alguma infecção ou anemia.
· Tipo sanguíneo e fator Rh: Importante quando o fator Rh dos pais é diferente, quando um é positivo e outro é negativo.  
· VDRL: Serve para verificar se há sífilis, uma doença sexualmente transmissível, que se não for devidamente tratada, pode levar a malformação do bebê ou aborto espontâneo.
· HIV: Serve para identificar o vírus HIV que provoca a AIDS. Se a mãe for devidamente tratada, as chances do bebê se contaminar são baixas.
· Hepatite B e C: Serve para diagnosticar as hepatites B e C. Se a mãe receber o devido tratamento, evita que o bebê seja contaminado com estes vírus.
· Glicose: Serve para diagnosticar ou acompanhar o tratamento da diabetes gestacional.
· Toxoplasmose: Serve para verificar se a mãe já teve contato com o protozoário Toxoplasma gondi, o qual pode causar malformação no bebê. Caso não seja imune, ela deverá receber orientações para evitar a contaminação.
· Rubéola: Serve para diagnosticar se a mãe possui rubéola, pois esta doença pode provocar malformação nos olhos, coração ou cérebro do bebê e também aumenta o risco de aborto espontâneo e de parto prematuro.
· Citomegalovírus ou CMV: Serve para diagnosticar a infecção pelo citomegalovírus, que quando não é devidamente tratada pode causar restrição de crescimento, microcefalia, icterícia ou surdez congênita no bebê.
	· 
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre o abortamento, assinale a alternativa que apresenta a classificação INCORRETA.
		
	 
	Aborto retido caracteriza-se pela interrupção da gestação com permanência do produto conceptual na cavidade uterina. Pode ocorrer discreto sangramento, com colo pérvio, regressão dos fenômenos gravídicos e manutenção do volume uterino em relação à idade gestacional.
	
	Abortamento completo ocorre à perda sanguínea e as dores diminuem ou cessam após a expulsão do material ovular. O colo uterino pode estar aberto. No exame de ultrassom encontra-se cavidade uterina vazia ou com imagens sugestivas de coágulos.
	
	Abortamento é a interrupção da gravidez até a 20ª ou 22ª semana e com produto da concepção pesando menos que 500g.
	 
	Ameaça de abortamento sangramento genital é de pequena a moderada intensidade, podendo existir dores, tipo cólicas, geralmente pouco intensas. O colo uterino mantem-se fechado, o volume uterino é compatível com o esperado para a idade gestacional.
	
	O aborto infectado caracteriza por quadro infeccioso materno. Associa-se, habitualmente, à manipulação uterina. Pode apresentar elevação da temperatura, sangramento genital com odor fétido acompanhado de dores abdominais ou eliminação de secreção fétida endovaginal.
	Respondido em 04/06/2021 18:28:35
	
Compare com a sua resposta: Contrações dolorosas, rítmicas: 2 em 10 minutos com duração maior de 35 segundos; Colo apagado e dilatado 2 cm(primíparas) e semi-apagado e dilatado 3 cm(multíparas); Formação da bolsa-das-águas; Perda do tampão mucoso.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O pré-natal do parceiro pode contribuir para reduzir a transmissão vertical da sífilis e do HIV. A realização de testes rápidos para detecção dessas doenças e a consequente adesão ao tratamento por parte do parceiro infectado pode diminuir consideravelmente o risco de contágio da mãe para o filho. Essa medida é importante porque, mesmo que a mulher seja devidamente acompanhada ao logo da gravidez, se ela mantiver relações sexuais com o parceiro infectado, ela poderá
		
	 
	c)no caso da sífilis, ser reinfectada e, no caso do HIV, ter a carga viral aumentada.
	 
	a)no caso da sífilis, ter a carga viral aumentada e ser infectada por outra IST.
	
	b)no caso do HIV, ser reinfectada e, no caso da sífilis, ter a carga viral aumentada.
	
	e) N.R.A
	
	d)no caso do HIV, ser reinfectada, e, no caso da sífilis, desenvolver forma resistente da doença.
	Respondido em 07/06/2021 22:54:41
	
Compare com a sua resposta:
Deverá ser encaminhada para completar o esquema vacinal de dT, tomando uma dose de dTpa e a terceira de dT; hepatite B a segunda e terceira dose. Também deverá tomar a vacina da influenza.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Paciente chegou ao serviço de saúde com queixa de corrimento vaginal. Ao exame físico apresentou odor fétido e corrimento de coloração acinzentada. O procedimento correto é realizar
		
	
	notificação e tratamento após resultado de sorologia.
	 
	tratamento sindrômico, pois esta doença faz parte das ISTs que necessitam de tratamento para sintomáticos.
	
	NDA
	
	notificação compulsória somente sem necessidade de tratamento.
	
	exames para confirmação de diagnóstico e após este realizar notificação e tratamento correto.
	Respondido em 07/06/2021 22:55:03
	
Compare com a sua resposta:
glicemia de jejum e Teste de tolerância oral a glicose
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	No dia 01/12/2018 foi atendida na UBS gestante A.P.G., 18 anos, com queixa de atraso menstrual. Realizado exame do fragmento beta HCG, cujo resultado foi positivo. DUM: 04/10/2018. Aplicando-se a regra de Naegele, verifica-se que a data provável do parto (DPP) está prevista para:
 
 
 
		
	
	15/08/2019
 
	
	04/08/2019
 
	 
	11/07/2019
 
	
	20/07/2019
 
	
	08/07/2019
	Respondido em 07/06/2021 22:55:38
	
Compare com a sua resposta:
Casdastrava no programa. Indicaria o melhor metodo junto com a paciente associado ao CONDON. Solicitava preventivo. Explicava os riscos da pirula do dia seguinte. Realizaria todos os testes solrologicos disponiveis, Solicitava exames.
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O quarto estágio do parto inicia-se após a dequitação da placenta e estende-se pelas primeiras horas pós-parto. Nesse período é importante o cuidado de enfermagem na observação e controle das hemorragias, muito comuns no pós-parto imediato. Nesse contexto, para evitar a hemorragia e suas complicações, o enfermeiro deve:
		
	
	Recomendar suplementação alimentar com sulfato ferroso nas principais refeições e repouso no leito
	
	Incentivar a deambulação e realizar enfaixamento abdominal
	
	Auxiliar a dequitação com manobras que promovam o seu rápido descolamento
	 
	Avaliar a presença do globo de segurança de Pinard e a manutenção da contração uterina.
	
	Manter a parturiente com hidratação venosa durante todo o trabalho de parto
	Respondido em 07/06/2021 22:58:25
	
Compare com a sua resposta: Dentre os cuidados imediatos, o aluno poderá responder: receber o RN em campo esterilizado e aquecido, impedindo o seu resfriamento; aspirar as vias aéreas superiores, se necessário, identificar o recém-nascido com pulseira própria; avaliar a vitalidade do neonato (APGAR); entregar o recém-nascido à mãe para que o coloque ao seio;proceder à creidêização com Nitrato de Prata a 1 %; administração de vitamina K1 (Kanakion), para prevenção da doença hemorrágica do RN; Administração da 1ª dose da Hepatite B; Como cuidados mediatos o aluno deverá escrever: avaliação dos parâmetros vitais do RN; realizar a higiene corporal do RN; verificar medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico, torácio e abdominal); realizar curativo do coto umbilical; avaliar eliminações de urina e mecônio; proceder ao exame físico detalhado. Colocar o recém-nascido em decúbito lateral ou ventral.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Na luta contra o câncer de mama, os enfermeiros assumem o papel de educadores. Dentre as orientações abaixo, escolha a opção incorreta.
		
	 
	Não ter filhos ou tê-los, a partir dos 30 anos, não aumenta a incidência de câncer de mama.
	
	Educação para esclarecer mitos e temores.Hábitos saudáveis como alimentação e prática de exercícios são fatores protetores
	
	Aconselhamento sobre o risco individual
	
	Demonstração de técnicas de autoexame
	Respondido em 07/06/2021 22:58:56
	
Compare com a sua resposta: Posição fetal flexionada, o que reduz a área exposta; vasoconstrição periférica; e termogênese sem tremores e calafrios, através do metabolismo da gordura marrom. Quando esses mecanismos falham, o resultado é hipotermia.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O processo de hipervolemia induzida pela gravidez tende a suprir as necessidades de um útero extremamente aumentado, com um sistema vascular muito hipertrofiado, além de salvaguardar a mãe das perdas sanguíneas desencadeadas no processo de parturição. Todavia, fisiologicamente na gestante é comum o quadro de hemodiluição. Este efeito é devido ao aumento:
		
	
	da retenção hídrica, que excede o aumento da taxa de filtração glomerular.
	
	ao aumento de progesterona que diminui a motilidade gastro-esofágica, intestinal e biliar.
	 
	do volume plasmático, que excede o aumento da produção de hemácias.
	
	do débito cardíaco, que excede o aumento da velocidade da hematopoiese.
	 
	da volemia, que excede o aumento do índice de reabsorção tubular.
	Respondido em 07/06/2021 23:04:39
	
Compare com a sua resposta: Dentre os cuidados imediatos, o aluno poderá responder: receber o RN em campo esterilizado e aquecido, impedindo o seu resfriamento; aspirar as vias aéreas superiores, se necessário, identificar o recém-nascido com pulseira própria; avaliar a vitalidade do neonato (APGAR); entregar o recém-nascido à mãe para que o coloque ao seio;proceder à creidêização com Nitrato de Prata a 1 %; administração de vitamina K1 (Kanakion), para prevenção da doença hemorrágica do RN; Administração da 1ª dose da Hepatite B; Como cuidados mediatos o aluno deverá escrever: avaliação dos parâmetros vitais do RN; realizar a higiene corporal do RN; verificar medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico, torácio e abdominal); realizar curativo do coto umbilical; avaliar eliminações de urina e mecônio; proceder ao exame físico detalhado. Colocar o recém-nascido em decúbito lateral ou ventral.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Para indução do trabalho de parto, o misoprostol pode ser adotado na prescrição médica. Durante o acompanhamento da gestante, além de avaliar o bem-estar fetal, a enfermeira deve comunicar a ocorrência do seguinte efeito adverso:
		
	
	Hipertensão arterial
	
	diabetes gestacional
	
	Arritmia cardíaca
	
	Dor pélvica aguda
	 
	Hiperestimulação uterina
	Respondido em 07/06/2021 23:04:29
	
Compare com a sua resposta: Além de estimular o aleitamento sob livre demanda, é preciso realizar e orientar quanto a necessidade de ordenha manual da aréola se ela estiver tensa antes da mamada, de forma a deixá-la macia e assim, facilitar a pega do bebê. Realizar e orientar quanto às massagens delicadas das mamas com movimentos circulares, particularmente nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento. Esclarecer quanto a necessidade de suporte para as mamas com uso contínuo de sutiã com alças largas e firmes para aliviar a dor e manter os ductos em posição anatômica. Orientar quanto o uso de compressas frias em intervalos regulares após as mamadas ou no intervalo das mamadas, devendo permanecer por no máximo 20 minutos em cada aplicação.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O parto é dividido em alguns períodos clínicos e é importante para os profissionais de saúde reconhecer cada um destes períodos, pois, concomitantemente, estão acontecendo alguns mecanismos do parto. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO representa um dos estágios do parto?
		
	
	Dilatação;
	
	Expulsão;
	
	Greenberg.
	 
	Secundamento;
	 
	Rotação interna;
	Respondido em 07/06/2021 23:02:49
	
Compare com a sua resposta:
O exame citopatológico deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos de idade, uma vez por ano e, após dois exames consecutivos negativos, a cada três anos, segunda MS.

Continue navegando