Buscar

Sintese problematização - Adilson Becker

Prévia do material em texto

Problematização
No estudo a problematização é um elemento-chave na transição entre a prática e a teoria, isto é, entre o fazer cotidiano e a cultura elaborada. É o momento em que se inicia o trabalho com o conteúdo sistematizado.
A Prática Social Inicial, primeiro momento do trabalho pedagógico, consiste em ver a realidade e tomar consciência de como ela se coloca no seu todo e em suas relações com o conteúdo que será desenvolvido no processo. O segundo passo consiste no questionamento dessa realidade e também do conteúdo.
Neste sentido, a escola deve trabalhar as grandes questões que desafiam a sociedade. Por isso, Saviani (idem, ibidem) afirma que a Problematização deve ¨detectar que questões precisam ser resolvidas no âmbito da prática social e, em consequência, que conhecimento é necessário dominar¨.
A Problematização tem como finalidade selecionar as principais interrogações levantadas na prática social.
O ideal seria que os conteúdos fossem definidos especificamente as necessidades sociais do momento histórico atual, situados em um determinado tempo e lugar, dentro de uma determinada estrutura social, selecionando os conhecimentos historicamente produzidos que mais adequadamente satisfaçam ás exigências do grupo conforme as regiões ou necessidades locais. Procura, outrossim, identificar os principais problemas sociais postos pela prática e pelo próprio conteúdo. E importante evidenciar porque esse conhecimento é socialmente necessário no mundo atual. Esse processo leva o aluno, aos poucos, a descobrir novas dimensões dos conceitos em questão. O conteúdo começa a ter sentido para o aluno. Esta fase prepara o educando para analisar e apreender o conteúdo em suas múltiplas dimensões onde o professor elabora uma série de perguntas necessariamente expressando à natureza do conteúdo e discutindo-as com eles e reformulando-as se necessário.
Na fase da Problematização há duas práticas principais, identificação e discussão posto pela prática social e pelo conteúdo e a transformação do conteúdo em questões problematizadoras/desafiadoras.
 A Problematização representa um desafio para professores e alunos. Trata-se de uma nova forma de considerar o conhecimento, tanto em suas finalidades sociais quanto na forma de comunica-lo e reconstruí-lo. Para o professor implica uma nova maneira de estudar e preparar a que será trabalhado com os alunos: o conteúdo é submetido a dimensões e questionamentos que exigem do mestre uma reestruturação do conhecimento que já domina.
Esse processo leva o aluno, aos poucos, descobrir novas dimensões dos conceitos em questão. O conteúdo começa a ter sentido para o aluno. Esta fase prepara o educando para analisar e apreender o conteúdo em suas múltiplas dimensões. Para cada item do conteúdo elaboram-se uma ou duas perguntas envolvendo as dimensões mais pertinentes, sempre discutindo com eles e reformulando-as, se necessários.
O conteúdo é entendido como uma construção histórica, não natural, portanto, uma construção social historicizada para responder às necessidades humanas. As perguntas elaboradas nesta etapa não são respondidas aqui mas sim na fase da Instrumentalização

Continue navegando