Buscar

NATALIA 2

Prévia do material em texto

Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Embora a emergência da escola tenha sido acompanhada da profissionalização do magistério, essa é ainda uma problemática no campo educacional. Não obstante esforços, há ainda um grande número de professores leigos no Brasil. Chamamos de professor leigo:
		
	
	professor que fundamenta suas ações na formação continuada
	 
	pessoas despreparadas, que trabalham empiricamente
	
	trabalhador qualificado e contratado para atuar neste campo específico
	
	pessoas habilitadas, que fazem trabalho voluntário
	
	trabalhador qualificado mas que trabalha sem contrato
	Respondido em 10/06/2021 08:00:33
	
Compare com a sua resposta:
Que trabalhar a partir do óbvio, do cotidiano do aluno, do saber popular, legitimando saberes é uma forma de incluir o aluno no processo de aprendizagem, retratá-lo no currículo escolar, contribuindo para libertá-lo da condição de opressão oriunda por aqueles que pensam o currículo que apresentam uma ideologia dominante e que, portanto, deve ser desmistificada, via tratamento consciente dos conteúdos em sala de aula, via problematização do conhecimento, desocultação de realidades e conscientização acerca dos fatos, visando a intervenção social, a transformação de realidades sociais.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Leia com atenção aa situação-problema e marque F (falso) e V (verdadeiro) 
O aluno Renato reclamou com a professora Mariana do preconceito racial e de atitudes discriminatórias praticadas por alguns de seus colegas. Ela resolveu, então, incluir em seu plano de ensino atividades que pudessem romper com as manifestações de racismo, preconceito e discriminação entre seus alunos e estabeleceu como objetivos, levar os alunos a:
 
		
	 
	refletirem sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo;
	 
	compreenderem as atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar, defendendo-as porque construídas social e historicamente.
	 
	tomarem consciência de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos;
	 
	reconhecerem o negro como sujeito histórico, cuja dignidade deve ser respeitada.
	 
	desconstruirem estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade.
	Respondido em 10/06/2021 08:02:14
	
Compare com a sua resposta:
1.Antes do processo, tem como foco sondar se o aluno apresenta os conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa ser iniciada. durante o processo, será utilizada para identificar as causas das falhas de aprendizagem e possibilitar a implementação de recursos para corrigi-las.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, afirma que "ensinar exige querer bem aos educandos". Nesta relação entre aprendizagem e afetividade, qual das afirmativas abaixo NÃO é coerente com o pensamento de Freire:
		
	
	Discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas de ligação afetiva que ajudam na aprendizagem.
	 
	A afetividade interfere no domínio técnico necessário à minha prática educativa, por isso acredito ser inconciliável a proximidade com os alunos e um bom ensino.
	
	Brincar nas minhas aulas não é incompatível com o processo de aprendizagem de meus alunos, muito pelo contrário, entretanto, desde que não se perca a visão crítica do que se está estudando.
	
	Toda aprendizagem está impregnada de afetividade. Ciente disso, invisto na boa relação com os discentes, o que não significa que os conflitos não sejam bem vindos.
	
	Acredito que a distância e a frieza nas relações com meus alunos podem interferir negativamente na aprendizagem de meus alunos.
	Respondido em 10/06/2021 08:09:30
	
Compare com a sua resposta:
Repetitiva- Na sala de aula seu trabalho é condicionado pelo regimento escolar, pelas leis do sistema de ensino, pelas relações de emprego e pela formação deficiente e inadequada que possui.
Reflexiva - A prática pedagógica reflexiva tem como ponto de partida e chegada a prática social. A escola tem a função de transmitir o conhecimento socialmente construído, elaborado e sistematizado a todos os cidadãos.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania emancipada. Essa colocação está sustentada na ideia de que a escola deve assumir, como uma de suas principais tarefas, o trabalho de refletir sobre sua intencionalidade educativa. Nesse sentido, a escola procura firmar, alicerçar o conceito de:
		
	 
	autonomia
	
	competitividade
	
	hierarquia
	
	neutralidade política
	
	organização disciplinar
	Respondido em 10/06/2021 08:10:38
	
Compare com a sua resposta: O professor é a figura central. Ele ensina as matérias de maneira sistematizada e o aluno absorve esses conhecimentos como se fosse uma "tabula rasa". Essa prática se instituiu por "inércia da burocracia e do cotidiano escolar e pela crença de que o conhecimento é imutável e transmissível. Nas aulas tradicionais, os conhecimentos são concebidos como verdades não sujeitas a variações nem à dependência de contextos, diferentemente de pedagogias mais modernas, em que o estudante deve "construir o conhecimento" e não simplesmente absorvê-lo. Avaliação: A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A escassez de recursos didáticos é uma das dificuldades enfrentadas pelo professor Pedro no desenvolvimento de seu trabalho. Diante dessa dificuldade, Pedro tem baseado o planejamento e execução de suas aulas apenas no livro didático. A atitude do professor é coerente com o proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais?
		
	
	Sim, porque diante das reais condições da escola, os PCNs sugerem a adoção, com exclusividade, do livro didático.
	
	Sim, porque o conhecimento contido nos livros didáticos é um conjunto de verdades inquestionáveis.
	 
	Não, porque é importante haver diversidade de materiais, para que os conteúdos sejam tratados da maneira mais ampla possível.
	
	Sim, porque o livro didático traz os conteúdos necessários ao programa do professor e da disciplina.
	
	Não, porque o livro didático deve ser substituído por outras fontes de consulta.
	Respondido em 10/06/2021 08:12:30
	
Compare com a sua resposta: Para os adeptos da pedagogia crítico-social dos conteúdos, a prática escolanovista contribui para continuar reproduzindo a estrutura social vigente, garantindo a manutenção do status quo, acentuando as desigualdades e diferenças sociais, pois, o conhecimento não é tratado de forma crítica,uma vez que o professor que fundamenta sua ação na perspectiva da escola nova ou escola ativa ou, ainda, pragmatista, constata, apenas, o fenômeno na prática, suscitando uma prática pela prática, com um fim em si mesmo, não sendo a realidade desvelada, de modo que o educando pudesse se conscientizar sobre as questões da vida social, transformando sua realidade.

Continue navegando