Buscar

EMBRIOLOGIA

Prévia do material em texto

EMBRIOLOGIA
Espermatogenese 
A espermatogônia se diferencia, por mitose, em espermatócito primário. Com a primeira divisão meiótica, o espermatócito torna-se segundário (são originados 2 espermatócitos segundários). Com a segunda divisão meiótica, o espermatócito torna-se espermátides (são originados 4 espermátides). Com a espermiogenese, as 4 espermátides tornam-se espermatozóides normais. 
Célula de Sertoli -> reveste os túbulos seminíferos e dão suporte e nutrição para as células germinativas. 
Os espermatozóides são transportados dos túbulos seminíferos para o epidídimo, onde é armazenado.
O espermatozóide possui cabeça, colo e cauda.
A cabeça contém o núcleo haplóide; os dois terços anteriores ao núcleo são cobertos pelo acrossoma, uma organela sacular que contem varias enzimas que irão auxiliar a penetração do espermatozóide na corona radiata e na zona pelúcida. 
A cauda possui três peças: intermediária, principal e terminal. A intermediaria contém mitocôndrias responsáveis pela produção de energia para a locomoção. 
Ovogenese 
Mulheres nascem com ovogonias, que evoluem para ovócitos de primeira ordem e depois ovócitos de segunda ordem. Durante a vida, até o período de menopausa, a mulher vai gastando os ovócitos. No ciclo menstrual a mulher gasta vários ovócitos, e apenas 1 amadurece no ciclo, normalmente.
Com a maturação do folículo, o ovócito primário aumenta de tamanho e, imediatamente antes da ovulação, completa a primeira divisão meiótica para dar origem a um ovócito secundário e ao primeiro corpo polar.
Na ovulação, o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas progride apenas até a metáfase, quando, então, a divisão é interrompida. Se um espermatozóide penetra o ovócito secundário, a segunda divisão meiótica é completada.
Aparelho reprodutor feminino:
· Útero -> órgão muscular feminino dividido em duas partes:
· Corpo do útero -> desde o fundo ate o istmo; fomado por três paredes perimétrio (fina camada externa), miométrio (espessa camada) e endométrio (fina camada interna). 
· Colo do útero -> porção terminal vaginal. 
· Tubas uterinas -> estendem-se lateralmente a partir do corno uterino. É dividida em quatro porções: infundíbulo, ampola, istmo e porção uterina.
· Ovários -> produzem progesterona e estrogênio 
· No período estéril, o tampão no colo uterino é muito espesso, impedindo a passagem de espermatozoides. 
· No período fértil, as glândulas uterinas produzem muita secreção, então quando o espermatozoide chega ao útero, ele consegue subir, pois há muito liquido. Durante a gravidez o tampão é espesso, e vai diminuindo a espessura ao decorrer dos 9 meses.
Obs: Quando o espermatozoide penetra no ovócito, ele sofre a ação de um hormônio que está no citosol, a estimulina. Esse hormônio age sobre o núcleo do antigo espermatozoide, que então fica tão grande quanto o núcleo do ovócito. Mulheres mais velhas as vezes não produzem estimulina, então não ocorre o aumento do núcleo do espermatozoide. 
Tipos de gravidez 
· Gravidez tópica: dentro no corpo do útero
· Gravidez ectópica: acontece fora do útero, os cílios da trompa param de bater, então o ovo fica retido na trompa.
· Gravidez heterotópica: no colo do útero. 
Obs.: o homem que opta por fazer a vasectomia não fica infértil. Ele vai parar de liberar espermatozoides, mas se decide ter um filho, é possível retirar espermatozoides de seus testículos para realizar a fecundação in vitro. É um exemplo de homem estéril mas não infértil. 
A FECUNDAÇÃO
Local: ampola da tuba uterina. 
Inicialmente, os espermatozoides chegam na corona radiata (que é a camada mais externa do ovócito, cheia de junções de oclusões) e começam a destruir.
Então, um deles toca a membrana pelúcida (camada abaixo da corona radiata). 
Consequentemente, a acrosina (enzima presente no acrossomo) vai fluidificar a membrana pelúcida, então o espermatozoide vai tocar a membrana celular.
Nesse momento, o ovócito passa a ser chamado de óvulo. 
Abaixo da membrana do ovócito existem grânulos, que vão ser liberados e enviados à membrana pelúcida para torna-la sólida.

Continue navegando