Buscar

Escalas de Avaliaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Hanna Carolynne Corrêa Barbosa 
Escalas de Avaliação
Gross Motor Function Measure (GMFM): desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Canadá, é um instrumento padronizado que mensura a mudança na função motora grossa ao longo do tempo sobre o aspecto quantitativo7. O GMFM é uma medida que deve ser usada com o propósito de avaliar as mudanças na função motora grossa sobre o aspecto quantitativo, portanto não se deve levar em consideração o desempenho, e sim, o quanto de um item é possível ser realizado. O teste consiste em 88 itens de mesmo peso, agrupados em cinco dimensões (A: Deitar e rolar – 17 itens; B: Sentar – 20 itens; C: Engatinhar e ajoelhar – 14 itens; D: Ficar em pé – 13 itens; e, E: Andar, correr e pular – 24 itens)10. Cada item é pontuado em uma escala de quatro pontos, sendo graduado zero o indivíduo que não inicia o movimento; 1 aquele que inicia o movimento, mas não o completa (efetua menos de 10% do movimento); 2 aquele que completa parcialmente o movimento (10% a menos de 100%); e 3 aquele que realiza completamente o movimento. O resultado final é obtido através da somatória das porcentagens das dimensões dividida pelo número total de dimensões. A análise do escore obtido após aplicação do teste permite ao terapeuta selecionar dimensões como metas, onde se esperam que ocorram mudanças importantes.
Gross motor function classification system (GMFCS): As habilidades motoras grossas (por exemplo, sentar e andar) de crianças e jovens com paralisia cerebral podem ser categorizadas em cinco níveis diferentes usando uma ferramenta. 
Nível I - Pode caminhar dentro e fora de casa e subir escadas sem usar as mãos para se apoiar, pode realizar atividades usuais, como correr e pular, diminuir velocidade, equilíbrio e coordenação.
Nível II - Tem a capacidade de andar em ambientes fechados e ao ar livre e subir escadas com um corrimão, tem dificuldade com superfícies irregulares, inclinações ou multidões, possui apenas uma habilidade mínima para correr ou pular. 
Nível III - Anda com dispositivos auxiliares de mobilidade em ambientes internos e externos em superfícies planas, pode ser capaz de subir escadas usando um corrimão, pode impulsionar uma cadeira de rodas manual (pode exigir assistência para longas distâncias ou superfícies irregulares).
Nível IV - Capacidade de locomoção severamente limitada, mesmo com dispositivos auxiliares, usa cadeira de rodas na maioria das vezes e pode impulsionar sua própria cadeira de rodas motorizada, pode participar em transferências permanentes. 
Nível V - Tem deficiências físicas que restringem o controle voluntário do movimento e a capacidade de manter a posição da cabeça e pescoço contra a gravidade, é prejudicado em todas as áreas da função motora, não pode sentar ou ficar de pé independentemente, mesmo com equipamento adaptativo, não consegue andar sozinho, embora possa usar mobilidade motorizada.
	
Functional Mobility Scale (FMS): foi desenvolvida para classificar a mobilidade funcional em crianças, levando-se em consideração a variedade de equipamentos de auxílio que uma criança pode usar.
Classificação I - Usa cadeira de rodas: Pode se levantar para mudar de lugar, pode subir alguns degraus com ajuda de outra pessoa ou usando andador.
Classificação II - Usa andador: Sem ajuda de outra pessoa.
Classificação III - Usa muletas: Sem ajuda de outra pessoa.
 
Classificação IV - Usa bengalas (uma ou duas): Sem ajuda de outra pessoa.
Classificação V - Independente em superfície térrea: Não usa apoio para locomoção nem precisa de ajuda de outra pessoa.* Precisa de corrimão para usar escadas. *Caso use móveis, paredes, cercas, fachada de lojas para se apoiar, favor usar a classificação 4 como descrição apropriada.
Classificação VI - Independente em todas as superfícies: A criança não usa apoio para locomoção e não precisa de ajuda de outra pessoa para andar em todas as superfícies, incluindo terreno desnivelado, calçadas e em ambiente com multidão.
Escala de Equilíbrio Pediátrico (EEP): A EEP foi desenvolvida em Nova York, com crianças americanas, como medida de capacidade funcional de equilíbrio de crianças em idade escolar (5-15 anos) com déficit motor de leve a moderado. Ela possui alta confiabilidade para teste-reteste e permite variabilidade no critério de pontuação em um mesmo item. Os 14 itens contidos na escala avaliam atividades funcionais que uma criança pode desempenhar em casa, na escola ou na comunidade. Essa escala é relativamente simples e de fácil administração, com tempo total de 15 minutos. 
1- Posição sentada para a posição em pé 
2- Posição em pé para a posição sentada 
3- Transferências 
4- Em pé sem apoio 
5- Sentada sem apoio
6- Em pé com os olhos fechados 
7- Em pé com os pés juntos
8- Em pé com um pé à frente 
9- Em pé sobre um pé 
10- Girando 360 graus 
11- Virando-se para olhar para trás 
12- Pegando objeto do chão 
13- Colocando pé alternado no degrau/apoio para os pés 
14- Alcançando a frente com braço estendido
TIMP (Test of Infant Motor Performance): é um teste da postura e do movimento, desenvolvido para uso de profissionais da saúde com conhecimento do desenvolvimento motor e experiência em examinar e intervir em lactentes pré-termo e a termo de alto risco. O teste é apropriado para o uso em berçários e unidades de cuidados especiais, clínicas de acompanhamento e programas de intervenção precoce e reabilitação. A escala é dividida em itens observados e eliciados, sendo 13 os itens observados, dicotomizados (resposta presente ou ausente), e 29 itens eliciados pontuados numa escala que varia de 4 a 7 níveis. 
Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI): O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade avalia as principais capacidades funcionais e desempenho em crianças de 6 meses a 7 anos. O PEDI também é útil para crianças mais velhas, cujas capacidades funcionais são inferiores às de crianças de sete anos sem deficiência.
Timed Up and Go (TUG): O teste consiste em levantar de uma cadeira, (de aproximadamente 46 cm), caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância (em um ritmo auto-selecionado, porém seguro), virar, caminhar de volta e sentar-se novamente. Quanto menor o tempo utilizado, melhor é o desempenho no teste.
Alberta Infant Motor Scale (AIMS): A AIMS é um instrumento observacional da motricidade ampla, que avalia a sequência do desenvolvimento motor e o controle da musculatura antigravitacional nas posturas prono, supino, sentado e de pé, de crianças a termo e pré-termo. A praticidade e as características psicométricas da AIMS a tornam uma ferramenta valiosa para identificar atrasos ou anormalidades, fornecer informações a profissionais da saúde e familiares sobre aquisições de habilidades, acompanhar o desempenho ao longo do tempo, detectar mudanças sutis, avaliar a eficácia de intervenções em crianças com disfunções e atraso neuropsicomotor.
Referências 
https://interfisio.com.br/analise-da-aplicabilidade-do-gmfm-em-criancas-com-paralisia-cerebral-do-tipo-diplegia-espastica-no-centro-de-reabilitacao-de-media-complexidade/
https://cparf.org/what-is-cerebral-palsy/severity-of-cerebral-palsy/gross-motor-function-classification-system-gmfcs/?gclid=Cj0KCQjwi7yCBhDJARIsAMWFScMOR7MS1T-C4VnmflrgcCx6rl-GMPE0nT7KqyRm87vHPJwRveaK-UYaAjr7EALw_wcB
https://www.mcri.edu.au/sites/default/files/media/documents/fms_brochure_portuguese.pdf
https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v16n3/pt_aop022_12.pdf
file:///C:/Users/POSITIVO/Downloads/20001-Texto%20do%20artigo-23590-1-10-20120525.pdf
https://www.pearsonassessments.com/store/usassessments/en/Store/Professional-Assessments/Developmental-Early-Childhood/Pediatric-Evaluation-of-Disability-Inventory/p/100000505.html
https://kinetec.com.br/new/teste-timed-up-and-go/
https://www.scielo.br/pdf/rpp/v29n2/a15v29n2.pdf

Continue navegando