Buscar

A avaliação tem sido considerada o ponto culminante do processo de ensino e aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A avaliação tem sido considerada o ponto culminante do processo de ensino e aprendizagem. E isso ocorre porque se distorce o sentido da formação, tratando-se a avaliação como fim e não como meio. A necessidade de se repensarem os processos avaliativos se impõe em todas as modalidades de ensino, mas, no caso específico do aluno da EJA, reveste-se de significados um pouco diferentes, sobretudo quando consideramos as razões que um dia levaram esses alunos a se afastarem da escola. Por estar-se diante de um sujeito cuja confiança na sua capacidade de ser bem-sucedido nas tarefas escolares pode ter sido abalada, será preciso não apenas repensar os objetivos da avaliação, como trabalhar junto aos alunos para que construam outro tipo de relação com esse instrumento pedagógico.
A avaliação não pode ser instrumento punitivo, que oferece ao aluno a sensação de impotência e de diminuição perante o outro. Deve ser integrada ao processo e, aqui, cabe ao professor conduzir suas aulas de maneira a desconstruir o paradigma da avaliação estática e familiarizar os seus discentes com a avaliação integradora, com capacidade de localizar onde devem melhorar, se esforçar mais e colaborar com o professor na busca de novas estratégias.
ADRIANO, I. G.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, F. R. Q. Relatório do I Diálogo Proeja. Rio Verde: Instituto Federal Goiano, 2009.
Sobre o processo avaliativo na Educação de Jovens e Adultos, analise as afirmativas a seguir.
I. A  avaliação tem o papel de priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem.
II. A avaliação deve buscar a re(construção) do conhecimento, considerando o sujeito criativo, autônomo, participativo, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade e a da sociedade em que está inserido.
III. A avaliação feita pelo professor deve fundamentar-se na fragmentação do processo ensino/aprendizagem e na classificação das respostas dos educandos, a partir de um padrão pré-estabelecido, onde a diferença de respostas quanto ao pré-estabelecido é chamado de erro e, a semelhança, de acerto.
IV. A avaliação na Educação de Jovens e Adultos aposta na adaptação do tempo/espaço às especificidades dos sujeitos que atende, tanto no sentido de permitir o acesso à escola em turnos contrários ao trabalho, quanto no respeito ao tempo de aprendizagem de cada um.
É correto o que se afirma em
A) II, III e IV, apenas.
B) I, II e IV, apenas. Correta
C) I, II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

Continue navegando