Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A UBERIZAÇÃO das operações financeiras, operações de locomoção urbana, operações de consumo de serviços, movimentação de negócios, circulação de informação, potencialização da propaganda e vendas de produtos de forma praticamente personalizada, coloca a sociedade contemporânea num patamar de definições tecnológicas desenvolvidas cada vez mais, para encurtar tempo e distâncias, interligar sujeitos e lugares e práticas sociais. Isso coloca a COMUNICAÇÃO com uma tarefa de articular os espaços e ações diversas, caracterizando-se como uma comunicação (eminentemente):(Observe as questões que completam o texto corretamente) I) COMUNICAÇÃO MASSIVA E CIBERNÉTICA II) COMUNICAÇÃO HIPERTEXTUAL III) COMUNICAÇÃO INTEGRADA E FLUIDA IV) COMUNICAÇÃO INTELIGENTE V) COMUNICAÇÃO VIRTUAL A partir das afirmações acima, MARQUE a resposta certa:
		
	
	AS ALTERNATIVAS I E III ESTÃO CORRETAS
	 
	A ALTERNATIVA III ESTÁ CORRETA
	
	TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS
	
	AS ALTERNATIVAS I E V ESTÃO CORRETAS
	
	AS ALTERNATIVAS I E II ESTÃO CORRETA
	
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá sinalizar que este consumidor é hiperconectado e capaz de influenciar a sua rede. Portanto, as marcas devem dar atenção especial aos seus desejos, necessidades e verbalizações.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FIOCRUZ - 2010) A produção da notícia na web apresenta características comuns à da notícia em meio impresso, mas apresenta, também, peculiaridades. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A notícia pode ser mais bem contextualizada, podendo explorar informações do passado e de fundo, além de links com outras reportagens sobre o mesmo assunto. Além disso, a linguagem é múltipla, em função dos diferentes meios disponíveis.
	
	A notícia pode ser mais extensa, explorando diferentes linguagens e recursos, em virtude dos diferentes meios disponíveis. A linguagem não é múltipla, mas única, em virtude de não se poder perder de vista a finalidade de informar.
	
	A notícia não precisa ser contextualizada, uma vez que os usuários podem dispor de diferentes fontes de informação além da imprensa, como as fontes oficiais e a produção colaborativa de outros usuários, o que assegura uma linguagem diferenciada.
	
	A notícia pode ser enxuta ou contextualizada, dependendo da proposta editorial. Mas a linguagem jamais será distinta, pelo princípio básico do jornalismo, independente do meio, de informar.
	
	A notícia é enxuta, curta, precisa e direta, uma vez que o que vale na Internet é, apenas, a notícia sempre dada em tempo real, independente da qualidade que apresente. Quanto à linguagem, pode ser múltipla.
	
	
Compare com a sua resposta: Alguns autores consideram que a expressão Sociedade da Informação (SI) foi cunhada por cientistas norte-americanos e outros situam tal primazia na comunidade acadêmica japonesa. Aqueles que abordam a expressão como norte-americana creditam seus fundamentos ao relatório de Machlup de 1962. Outros citam os trabalhos de Parker e Porat apresentado em conferência da OCDE em 1975, como primeira aparição da expressão. Entretanto, a maioria dos pesquisadores mostra que Daniel Bell em seu livro ¿O advento da sociedade pós-industrial¿ publicado em 1973 já havia citado o termo SI, porém considerava que a noção não cobria a complexidade de características da sociedade que sua prospectiva delineava. Entretanto, é preciso analisar os critérios em que os teóricos da SI se baseiam para afirmar que há transformações suficientes em determinadas sociedades que justifiquem uma nova denominação. Os critérios utilizados por diferentes autores são tecnológicos, econômicos, ocupacionais, espaciais e culturais.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Páginas comunitárias que possibilitam a inclusão e a edição de artigos que podem ser alterados por todos os usuários que têm direito de acesso. A esse conceito de colaboração on-line se dá o nome de:
		
	
	Streaming
	
	WAP
	
	Web Standards
	
	Hipertexto
	 
	Wiki.
	
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve citar que há nesta corrente de pensadores, autores como Nicholas Negroponte, Phillippe Quéau, Alvin Toffler e Pierre Levy, este último escolhido para representar tal perspectiva teórica. De acordo com os defensores desta corrente, a Internet inaugura um espaço de comunicação inovador, inclusivo, dinâmico e transparente. Neste sentido, as mídias digitais (especialmente a Internet) se desenvolvem como parte de um processo não planificado, mas orgânico, cuja substância é social, o meio é técnico e o sentido é o progresso civilizatório.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(PETROBRÁS - 2011) As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I - Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II - Falar com um público altamente segmentado.
III - Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV - Observar as ações dos seus concorrentes.
Estão corretos os motivos explicitados em
		
	
	I, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	II, apenas.
	
	
Compare com a sua resposta: As mídias sociais são uma ferramenta de comunicação eficaz para estabelecer contatos com os diferentes públicos e consumidores da informação. Como a possiblidade de interação e intervenção do leitor em canais como facebook e youtube é grande, cabe ao profissional da área levar em conta, cada vez mais, as opiniões veiculadas na rede. Ao consumirem a informações em um canal de mídias sociais, estes leitores buscam por informações de qualidade e de credibilidade. Além disso, verificam o conteúdo veiculado e opinam sobre as informações. A importância da figura do leitor também se deve ao fato de que, hoje, comentários dentro destas ferramentas são lidos e considerados confiáveis pelos leitores.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A emergência tecnológica unida à maravilha que é a internet, imporá um estilo de vida que modificará muito as relações entre pessoas, as compras, o ensino, os jogos, as transações entre empresas e também os meios de comunicação. "Os monitores de computador e de televisão se converterão em amigos inseparáveis e poderão ser transportados no bolso e, no caso, permitindo o acesso instantâneo em qualquer lugar a um imenso volume de informações". (Dênis de Moraes, Planeta Mídia, p.41) Segundo a citação de Dênis de Moraes, destacamos alguns conceitos que traduzem o novo ambiente da Sociedade em Rede. Ambiente que identifica um novo momento das práticas sociais marcadas por: I- CONEXÕES ENTRE TELECOMUNICAÇÕES, MÍDIAS E INFORMÁTICA; II- INTERAÇÕES E CIRCUITOS INTEGRADOS ON LINE; III- TRANSAÇÕES E NEGÓCIOS MOVIDOS POR MOEDA INFORMACIONAL; IV- CIRCUITOS RESTRITOS DE COMUNICAÇÕES ESPECIALIZADAS; V- CULTURA DE SEGREGAÇÃO DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS OFF LINE; SEGUNDO AS AFIRMATIVAS ACIMA, PODEMOS CONCLUIR:
		
	
	As assertivas I e V são verdadeiras.
	 
	As assertivas I, II e III são verdadeiras.
	
	As assertivas II e V são verdadeiras.
	
	As assertivas IV e V são verdadeiras.
	
	As assertivas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
Compare com a sua resposta: As camadas hierarquicamente dispostas são: 1) Tecnoelites: cultura da meritocracia enraizada na academia e na ciência; 2) Hackers: ambiente fomentador de inovações tecnológicas capitais mediante à cooperação e comunicação livre; 3) Comunidades Virtuais:enquanto a cultura hacker fomenta os fundamentos tecnológicos da Internet, a cultura comunitária molda suas formas sociais, processos e usos, valorizando a comunicação horizontal e livre, além da formação autônoma das redes; e 4) Empresários: a cultura empresarial é a alma da cultura da internet, que, por sua vez, é uma cultura do dinheiro. A estratégia é mudaro mundo através da tecnologia e, depois, ser recompensado com dinheiro e poder, por meio das operações do mercado financeiro.

Outros materiais