Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	"Use plataformas digitais para encontrar bons negócios - sites e consultorias especializadas permitem que o currículo do candidato seja enviado a diversas empresas simultaneamente" (Diário do Pará, A4, 18/05/2017). O título da reportagem acima apresenta uma noção de mobilidade social, que permite a interação entre sujeitos e tecnologias, criando situações de movimentos contínuos e descontínuos, de modo que candidatos a novos lugares sociais/profissionais podem usufruir de plataformas, para expor suas imagens e práticas curriculares em vários lugares ao mesmo tempo. Esse tipo de mídias/tecnologias que permitem essa mobilidade social são chamadas de:
		
	
	Transmídias
	
	Mídias virtuais
	
	Mídias individuais
	 
	Mídias locativas
	
	Mídias Sociais
	
	
Compare com a sua resposta: Internet é a rede mundial de computadores. Ela é diferente dos outros meios de comunicação devido a sua capacidade de interação e convergência das linguagens.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Defina as alternativas como verdadeiro (V) ou (F) e escolha a alternativa correta:
1. A geração baby boom são nascidos entre 1946 e 1964; filhos nascidos no pós-guerra;
2. A geração X ou Baby Bust, um grupo que tiveram muitas oportunidades no mercado de trabalho;
3. A geração Y ou geração do Milênio, cresceram na ascensão dos computadores e da internet;
4. A geraçao Y ou geração do Milênio, assistem mais televisão do que seus pais.
		5. 
	
	1, 2 e 3 estão corretas;
	
	Todas as opções estão erradas.
	 
	1 e 3 estão corretas;
	
	1 e 4 estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	
Compare com a sua resposta:
O aluno deve enxergar os estudos desenvolvidos por Lévy, mas complementar seus apontamentos principalmente a partir de duas perspectivas: 1) de que o conceito é limitado historicamente, pois, à época, ainda pensava em uma cultura de gueto, de nicho, que estava restrita a uma camada social e a posse de computadores com acesso a rede, e hoje ela está presente em todas as atividades culturais de qualquer sociedade contemporânea; e 2) houve uma mudança de comportamento a partir das apropriações sociais pelas quais a rede passou e que podemos entender a partir do conceito de Cultura da Convergência (Henry Jenkins, 2009), que gera novas experiências que não foram previstas por Lévy e atualizam o conceito.
EX: O conceito sofreu mudanças, pois muitas coisas previstas pelo autor não aconteceram enquanto houve outros fatos que se concretizaram que não foram previstos. A cibercultura deixou de ser uma prática de um determinado grupo de pessoas para estar presente nas atividades mais corriqueiras de todas as classes sociais, mas não se trata mais apenas da internet e do computador, ela se apresenta visível na TV, nos programas de rádio, nas revistas e jornais etc.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(COVEST 2011) A substituição do clipping em papel pelo meio eletrônico é um processo irreversível nos dias atuais em face dos benefícios que oferece em termos de praticidade e economia. Entre as principais características do clipping eletrônico destaca-se:
		
	
	impossibilidade de arquivamento.
	 
	redução de custos.
	
	filtragem.
	
	acesso restrito.
	
	abrangência regional.
	
	
Compare com a sua resposta: O leitor de hoje tem um novo perfil. Para ele, o consumo da informação em si não é suficiente. Isso porque, este novo perfil tem fácil acesso à informação pelos mais diversos canais. Por isso, as novas mídias digitais exigem que a informação seja, além de verdadeira, atrativa e relevante para este leitor. Com isso, ao desenvolver um aplicativo de notícias, por exemplo, é preciso se levar em consideração não só o conteúdo, mas também a forma como este é apresentado. Este novo formato da notícia, veiculada nas novas plataformas digitais, é resultado da presença de um leitor mais crítico e mais exigente. Para este, sobretudo nos meios móveis, o conteúdo deve ser apresentado de forma dinâmica, interativa, levando em conta as demandas e estilos de vida deste novo perfil de consumidor de informações.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O desenvolvimento da internet e das tecnologias da comunicação suscitou uma série de discussões a respeito de como a rede alterou as relações sociais e as formas de construção do conhecimento. Jean Baudrillard e Pierre Lévy são dois autores de destaque na áre. Os trechos a seguir foram transcritos de obras desses pensadores.
Texto 1:
Há no ciberespaço a possibilidade de realmente descobrir alguma coisa? Internet apenas simula um espaço de liberdade e de descoberta. Não oferece, em verdade, mais do que um espaço fragmentado, mas convencional, onde o operador interage com elementos conhecidos, sites estabelecidos, códigos instituídos. Nada existe para além desses parâmetros de busca. Toda pergunta encontra-se atrelada a uma resposta preestabelecida. Encarnamos, ao mesmo tempo, a interrogação automática e a resposta aitomática da máquina.
BRAUDRILLARD, J. Tela total. Campinas: Porto Alegre, 1997 (adaptado).
Texto 2
O ciberespaço abriga milhares de grupos de discussão (os newsgroups). O conjunto desses fóruns eletrônicos constitui a paisagem movediça das cmpetências e das paixões, permitindo assim atingir outras pessoas, não com base no nome, no endereço geográfico ou na filiação institucional, mas segundo um mapa semântico ou subjetivo dos centros de interesse. O endereçamento por centro de interesse e a comunicação todos-todos são condições favoráveis ao  desenvolvimento de processos de inteligência coletiva.
LÉVY, P. A Revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista Famecos. Porto Alegre, 2008 (adaptado).
Da leitura dos fragmentos de texto apresentados, infere-se que:
		
	
	os dois autores levantam problemas ocasionados pela internet na sociedade atual, como o isolamento, a automação e o enfraquecimento das relações pessoais.
	
	Lévy assume posição otimista em relação ao ciberespaço, considerando-o cenário de troca de informações, que são controladas por centros emissores e disseminadas a todos os receptores passivos.
	
	os dois autores exaltam a rede como espaço livre e democrático de troca de informações e produção de conhecimento.
	 
	Baudrillard mostra uma visão crítica do ciberespaço, considerando que a rede condiciona o ser humano à mecanização da busca de perguntas e respostas, que dão a ilusão de liberdade e de conhecimento.
	
	Lévy considera que a inteligência coletiva é constituída quando a internet é controlada por centros de ensino e de pesquisa.
	
	
Compare com a sua resposta: a) Cada vez mais, as pessoas estão procurando se conectar e o aumento do consumo de tablets demonstra isso. No caso dos hábitos comunicacionais, pode-se apontar a conectividade móvel, a disseminação do acesso a rede, que altera a forma como adquirimos a informação (através de portais, blogs, redes sociais, sites especializados etc.), entretenimento (youtube, napster, downloads de conteúdo), muda hábitos de consumo (consumo online), formas de relacionamento (através das redes sociais), entre vários outros exemplos. b) A mobilidade proporcionada pelos tablets pode influenciar de várias formas no mundo do trabalho. O Tablet é uma ferramenta que pode impactar no ganho do tempo de realização das tarefas, na comunicação com o empregador, no Home Office, a construção de um trabalho em rede, colaborativo e em plataformas online ou mesmo na flexibilização da jornada de trabalho, aumentando o tempo de trabalho e a produtividade através da conectividade constante e seus instrumentos (email, SMS, redes sociais, aplicativos, entre outros) .
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da
		
	
	integração de dados.
	
	integração de mensagens.
	 
	produção de conteúdo.
	
	localização de conteúdo.
	
	interaçãosocial.
	
	
Compare com a sua resposta: A cibercultura corresponde a um conjunto de práticas e representações que surge e se desenvolve com a crescente mediação da vida cotidiana pelas tecnologias de informação e comunicação e, assim, pelo pensamento cibernético. A cibercultura aparece como termo nos anos 1990, momento em que sua própria dimensão simbólica é associada a outros conceitos, tais como: digital, virtual, redes, ciberespaço, cibercultura, cibernética, ciborgue, comunidades virtuais, inteligência coletiva. A emergência de tais conceitos no imaginário cotidiano possui implicações culturais importantes que ajudam a pensar as novas formas de comunicação, de sociabilidade e de construção de subjetividade na cultura digital.

Outros materiais