Buscar

Trabalho - Empreendedorismo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE PSICOLOGIA
SARAH RAYANNE LEÇA DA SILVA
MATRÍCULA:20161105010
A1 DE PRÁTICAS EMPREENDEDORAS
CABO FRIO
2021/1
O presente trabalho tem como objetivo analisar uma situação de crise por que passa um empresário de uma pequena empresa: o empresário vende doces requintados em uma loja física, mas o número de clientes diminuiu devido à pandemia de Covid-19. O objetivo deste trabalho é gerar resultados para essa situação, analisar e determinar os riscos dessa mudança e apontar ações estratégicas frente a esses riscos, de modo a fornecer conhecimento sobre a importância do planejamento e do controle na gestão de riscos. Gestão empreendedora que resolve problemas encontrando tomadas de decisão inovadoras e mais eficazes. 
Com a disseminação da pandemia brasileira e o distanciamento social obrigatório, muitas empresas (principalmente as pequenas) começam a enfrentar dificuldades financeiras. Nas atuais circunstâncias, parece que, além do fechamento forçado do comércio, também reduziu a circulação de clientes nas lojas físicas de doces, e outro problema foi descoberto em relação ao produto em si, pois sabemos que quase 100% produzem doces requintados para os organizadores de bufês e grandes confraternizações e eventos, que por sua vez suspenderam seus serviços durante a pandemia, afetaram seus horários de recolhimento e, portanto, diante dessa situação de crise, proprietários de pequenas lojas de delicatessen precisarão demonstrar seu potencial de gestão empresarial e buscar soluções inovadoras que se adaptem às novas realidades.
 A principal característica do comportamento empreendedor é a capacidade de se adaptar ou mesmo transformar uma empresa, não só na crise da Covid-19, mas também em todas as crises causadas pelo mundo em mudança. A primeira medida a ser adotada refere-se aos produtos: os empresários passarão a produzir balas mais simples e fáceis de vender, ao invés de balas delicadas e complexas. Por meio dessa medida, a loja os doces não dependerão mais de grandes confraternizações e eventos. Pelo menos 50 pessoas (como casamentos, aniversários de 15 anos e solenidades de formatura) podem apostar nas mais simples confraternizações familiares, que podem acomodar de 5 a 10 pessoas, mesmo em períodos de confraternização isolamento. Para aumentar as vendas e despertar o interesse do consumidor, os empreendedores também podem criar kits de doces personalizados para aniversários e datas comemorativas do ano (como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc.). No entanto, no quadro desta mudança, para além da dificuldade de captação inicial de clientes e da pouca visibilidade do novo negócio, os empresários também precisam enfrentar alguns riscos, como a possibilidade de perder clientes antigos. Para evitar esses riscos, você precisará migrar para as vendas online e promover fortemente este novo produto nas redes sociais e no Whatsapp, e você também deve fornecê-lo como delivery para que os clientes possam comprar e receber produtos com total segurança, sem sair de casa. Estas medidas estratégicas poderão evitar riscos neste momento em rápida mudança, fidelizar antigos clientes e, gradativamente, conquistar novos clientes, cheios de criatividade e coragem. 
Com o advento da pandemia, os empresários precisam pensar de forma rápida e diferente para lidar com as crises. Nesse caso, aprendi que em tempos de isolamento social, os lojistas não podem se concentrar apenas em aproveitar ao máximo produtos mais sofisticados. É preciso focar em ganhos menores e mudar para produtos mais simples, com custos menores e possibilidade de vendas imediatas. Além disso, o dono da loja deve se comprometer regularmente com as redes sociais e o e-commerce para promover e vender seus novos produtos, a fim de recuperar clientes e expandir o negócio. Por fim, acredito que este caso mostra que a gestão de um empreendedor depende de sua capacidade de superar desafios, criatividade e coragem.
REFERÊNCIAS
PECHARKI, Jean. 5 novos negócios de sucesso que surgiram na pandemia. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/5-novos-negocios-de-sucesso-que-surgiram-na-pandemia/> Acesso em: 27 de maio 2021 .
RITZ, Josianne. Com pandemia, empresas e profissionais precisam se reinventar com rapidez. Disponível em: <https://www.bemparana.com.br/noticia/com-pandemia-empresas-e-profissionais-precisam-se-reinventar-com-rapidez#.X5PEcIhKjIU > Acesso em: 28 de maio 2021.
REIS, Jéssica. Bolos e salgados por delivery são opção aos dias de quarentena. Disponível em:< https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2020/03/vida_e_estilo/gastronomia/1189120-bolos-e-salgados-por-delivery-sao-opcoes-para-os-dias-dequarentena.html> Acesso em : 26 de maio 2021.
SANTOS, Melissa. Na pandemia, doceiro fecha loja física e mantém faturamento com delivery próprio. Disponível em:< https://br.financas.yahoo.com/noticias/doceiro-fecha-loja-fisica-e-mantem-faturamento-com-delivery-próprio > Acesso em: 25 de maio 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina