Buscar

Resumo de Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos. Os avanços recentes em microbiologia baseados em genómica tomaram os diagnósticos de mais rápidos e menos invasivos muitas vezes levando a cura precoce.
Microrganismos são seres vivos muitos pequenos, tao pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Micróbios são organismos microscópio (animal ou vegetal); bactérias; bacilo. Bactérias, fungos, vírus e organismos unicelulares vivem em perfeita simbiose no nosso corpo. 
Apenas uma pequena fração de micro-organismo é patogénica. O desenvolvimento da microbiologia como ciência permitiu que controlássemos os micróbios prejudiciais e usássemos outos para nosso benefício. Existe a microbiologia ambiental, industrial e agrícola. A microbiologia se torna uma ciência experimental em meados do século XIX, Antony Van Leewenhoek descobriu a microbiologia em (1674).
Geração espontânea (Teoria da Abiogênese)- explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos.
Teoria do Germe da doença (Robert Koch) desenvolveu a teoria do germe da doença os micro-organismos (germes) causavam doenças infeciosas e micro-organismos específicos causavam doenças especificas. Os avanços em microbiologia no século XX foram impressionantes nas áreas da quimioterapia, imunologia, virologia e engenharia genética. A quimioterapia é uma tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que foram um tumor.
Paul Ehrlich articulou o principio da quimioterapia a toxicidade seletiva: para ser eficaz contra a infecção, uma droga deve eliminar ou inibir o micro-organismos infectante sem causar danos ao hospodeiro.
Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades que nos fornece proteção contra os elementos patogénicos. 
O vírus foi descoberto a partir dos estudos independentes realizados por Dmitri Lwanowski e Martinus Beijerinck em 1892 e 1898. Engenharia genética e genómica (tecnologia do Dna recombinante) é um grupo de técnicas para manipulação do DNA fora do organismo do qual ele foi obtido, introduzindo-o em outra célula, onde mostrará seu efeito. A genómica é um grupo de técnicas para ler e decifrar o material genético do organismo.
Respostas de Perguntas.
1-Micro-organismos são organismos que só podem ser vistos ao microscópio, Incluem os vírus as, bactérias, os protozoários, as algas unicelulares fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros.
2-Possibilitação a identificação de vários elementos patogénicos causadores de doenças infeciosas e maioria delas. 
Desafios: ainda não somos capazes de controlar completamente as doenças microbianas;
· Temos muitos muitas vacinas eficazes para algumas das doenças infeciosas mais ainda não é possível a vacinação de todas as crianças.
· Ainda não temos vacinal eficazes para algumas das doenças infeciosas mais devastadoras, incluindo a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) e a malária.
3-Microbiologia ambiental é o estudo sobre como os micro-organismos afetam o planeta e a atmosfera é chamado microbiologia ambiental ou ecológica microbiana.
4-Industria de petróleo, Industria de alimento. 
A microbiologia Industrial se move ate hoje na produção de pão, vinagre, queijo e azeitonassem conserva etc.
5-Os micro-organismos que matam insetos são usados como pesticidas, e outros são usados para manter a fertilidade do solo.
6-Os micro-organismos são normalmente divididos em seis subgrupos: bactérias, arqueas, algas, fungos, protozoários e vírus.
7-A sua propriedade que todos os micro-organismos têm é o seu tamanho pequeno.
8-Procariontes (que significa “anterior ao núcleo). Suas células não tem estruturas internas revestidas por membrana. Em contrastes, as algas, os fungos e os protozoários, como plantas e animais, são eucariontes significa (núcleo verdadeiro). Suas células contem núcleo revestido por membrana, como também várias outras estruturas revestidas por membrana, chamadas organelos.
9-As bactérias e as arqueas são procariontes.
10-A maioria das espécies tem formato celular característico. Elas podem ser esféricas, em forma de bastões, helicoidais, em forma de estrela ou ate quadradas. Algumas bactérias são moveis, outras não. Algumas obtêm energia de luz por fotossíntese, como fazem as plantas.
11-As algas são organismos eucariontes que realizam fotossíntese como as plantas. São muito importantes para manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigénio.
12-Os fungos incluem organismos que chamam os de cogumelos, leveduras e bolores. Eles são eucariontes, não fotossintéticos, microscópicos ou macroscópicos. A maioria dos fungos é detritívora. São ecologicamente importantes porque decompõem organismos mortos. Exemplo: Pneumocystis carinii.
13-Protozoários são organismos unicelulares eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica. As amebas são a classe de protozoários que se movem estendendo suas estruturas tubulares chamadas pseudópodes. Flagelados e ciliados são as classes que se movem por meio de extensões semelhantes a um fio de cabelo longo (flagelos) ou curto (cílios) que ondulam ou bate. Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles.
14-Porque os vírus dependem da célula e da maquinaria celular para reprodução. Porque apenas se reproduzem no interior de células. Os vírus são mais estudados e conhecidos por acatarem somente bactérias são chamados bacteriófagos. 
15-Príons são partículas proteicas infeciosas compostas, quase que exclusivamente por uma proteína conhecida como prion scrapie (prpsc).
16-Estudamos helmintos em microbiologia porque eles causam doenças infeciosas.
17-Os micro-organismos foram descobertos cerca 200 anos antes Lister ter tratado de James Greenlees. Foi Antony Van Leeuwenhoek (1674).
18.Geração espontânea foi uma teoria hoje desacreditada e obsoleta, que considerava possível a formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica, de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas. Os experimentos de Redi conseguiram reforçar a hipótese da biogénese ate a descoberta dos seres microscópicos, quando uma parte dos cientistas passou novamente a considerar a hipótese da abiogénese para explicar a origem desses seres. Spallanzani explicou que Need Ham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e assim esterelizá-la. Needham respondxeu a essas criticas dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído-a “força vital” e tornado o ar desconfortável ao aparecimento da vida.
19-Foi 1859 por um jovem químico francês chamado Louis Pasteur. Ele usou barreiras que permitiram a passagem livre de ar mas não de micro-organismos. Ele ferveu o caldo de carne em um frasco e então esticou e curvou o gargalo do frasco em uma chama. Nenhum micro-organismos se desenvolveu no frasco.
20.Porque Louis Pasteur conseguiu provar a teoria da biogénese e dai começou os experimentos.
21.Louis Pasteur contribui muito com o avanço da microbiologia, pois se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria de microbiologia da fermentação Pasteur explicou o porque acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação etc.
22. A teoria a microbiana das doenças é uma teoria cientifica que estabelece que os micro-organismos são a causa de inúmeras doenças.
23.Contribuição de Koch foi o primeiro a descobrir o agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose.
24.Doenças infeciosas são doenças causadas por micro-organismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos que podem estar presentes no organismos sem causar qualquer dano ao organismo. Imunidade é a capacidade de resistir a um agente causador de doença.Imunização é a aquisição de proteção imunologia contra uma doença infeciosa. Vacinação é o acto e o resultado de vacinar. Vacina é uma preparação biológico que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.
Vacina atenuada é aquela em que o vírus encontra-se ativo, porem, sem capacidade de produzir a doença.
Vacina morta contem o vírus inativo por agentes químicos ou físicos.
25-O Jenner retirou um pouco da secreção de uma pustula no úbere da vaca e injetou na pele de James Phipps, um garoto de oito anos. Em seguida, uma única pústula brotou no ato, e James logo se recuperou.
Em 1 de Julho , Janner inoculou o menino novamente, desta vez com o pus da vacina, e nenhuma doença se desenvolveu, a vacina foi um sucesso. Lister acreditou inicialmente que os micróbios responsáveis pelas infecções eram transmitido pelo ar, e concentrou suas atenções na criação de um meio de desinfecção do campo operatório. Propôs a vaporização de ácido carbólico (ácido fénico) sobre a região onde seria realizado o acto cirúrgico.
26-A higiene colectiva, também denominado higiene público, tem medidas tomadas em relação a saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade.
27-A quimioterapia é o tratamento de doenças com substâncias químicas chamdas drogas infeciosas. Princípio da toxicidade selectiva é uma base no uso eficaz de drogas no tratamento de doenças infeciosas. Drogas sintéticas são aquelas produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas que provocam alucinações no homem por estimular ou deprimir o sistema nervoso. Ex: Anfetaminas, LSD, GHB, Ecstasy etc. Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções bacterianas. Ex: Amoxicilina, Ampicilina, Azlocilina, etc.
28-Imunologia é o estudo das defesas do organismo contra infecção. Na época de Pasteur e Koch, a imunologia era um ramo da microbiologia dedicado as vacinas para prevenção dedoencas infecionas. Hoje em dia, a imunologia é uma ciência independente e em rápido desenvolvimento. Que é o estudo de defesas do nosso organismo contra infecções.
29-Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. O vírus foi descoberto por Dmitri Lwanowski que encontrou o vírus do mosaico do tabaco.
30.Engenharia genético é um grupo de técnicas para manipulação do DNA fora do organismo do qual ele foi obtido, introduzindo-o em outra célula, onde mostrará seu efeito.
31.Serve para produzir insulina humana para o tratamento de diabetes e hormônio de crescimento humano para o tratamento de nanismo pituitário.
32-Produtos da engenharia genética: Insulina, Interferonas, interleucina etc.
33-Genômica é um grupo de técnicas para ler e decifrar o materal genético do organismo.
34-Os micro-organismos se prestam aos experimentos, pôs o metabolismo e a genética de micro-organismo, particularmente das bactérias, são notavelmente semelhantes aos das plantas e animais etc.

Continue navegando