Buscar

LITERATURA PORTUGUESA - ATIVIDADE 4 - EAD FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 4 – Literatura Portuguesa – EAD FMU
1 - Para compreendermos o cenário de produção literária, sobretudo o da prosa portuguesa, devemos estar atentos às condições de possibilidades em que os escritores transitaram, isto é, parte-se da premissa de que cada autor é produto de seu tempo. Assim, é preciso considerar o momento em que Portugal passa a integrar a Organização das Nações Unidas, ONU, em 1955, como também o fato de que o país vivencia o Estado Novo. Tudo isso após a Segunda Guerra Mundial.
Sendo assim, levando em consideração os eventos históricos, assinale a alternativa correta:
Resposta correta: Durante a produção da prosa contemporânea portuguesa, tal contemporaneidade começou após a Segunda Guerra Mundial e se estende até os dias atuais. Nisso, se compreende o Estado Novo e a Revolução dos Cravos.
2 - José de Sousa Saramago, é um escritor português que nasceu no ano de 1922, no interior de Portugal, em uma vila chamada de Azinhaga. Ao se mudar com a família para Lisboa em 1924, vive a infância, juventude e parte da vida adulta na capital lusitana. Uma de suas obras mais conhecidas é o “primo Basílio”.
A partir da leitura do texto, podemos entender sobre o escritor português que:
Resposta correta: A partir de 1947 houve a publicação do primeiro romance de Saramago, intitulado “Terra do Pecado”, narrativa que conta a história de Maria Leonor, uma mulher viúva e mãe de duas crianças.
3 - A produção contemporânea do romance em Portugal, realizada a partir da segunda metade do século XX, tem a proposta de apresentar diversos aspectos da realidade lusitana, como promover um diálogo com o passado histórico para reflexões acerca de um tempo presente que estava em crise econômica, sob a tutela de uma regime político ditatorial.
Partindo dessa premissa, assinale a alternativa correta.
Resposta correta: O escritor, por meio de um grande número de elementos de nosso mundo, para o processo de ficcionalização, encerra uma perspectiva diante da realidade projetada na composição textual.
4 - José Saramago é um dos escritores mais premiados da Literatura Portuguesa, principalmente no atual cenário de produção literária de Portugal. Sendo assim, a ficção desse autor nos leva à reflexão de práticas humanas que está em processo de invisibilidade, por conta do consumismo e da superficialidade das coisas.
Desse modo, observe as considerações a seguir a respeito do escritor. Em seguida, assinale a que melhor se aplica ao estilo de escrita e representatividade na literatura portuguesa.
Resposta correta: Ele é considerado pela crítica literária o responsável por tornar a literatura produzida em Portugal reconhecida internacionalmente, em relação a prosa em língua portuguesa. É o autor português traduzido para diversas línguas.
5- O romance “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”, de Mario de Carvalho, publicado em 2005, segue como suporte para leitura. Desse modo, leia o trecho a seguir.
“E porque já vamos na página dezesseis, em atraso sobre o momento em que os teóricos da escrita criativa obrigam ao início da acção, vejo-me obrigado a deixar para depois estas desinteressantes e algo eruditas considerações sobre cores e arquiteturas, para passar de chofre ao movimento, ao enredo. Na página três já deveria haver alguém surpreendido, amado, ou morto. Falhei a ocasião de ‘fazer progredir’ o romance. Daqui por diante, eu mortes não prometo, mas comprometo-me a tentar algumas surpresas”.
CARVALHO, M. Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 13.
Mario de Carvalho apresenta uma característica de linguagem típica da ficção portuguesa contemporânea. Qual é essa característica?
Resposta correta: Narrador intruso.
6 - José Saramago é um dos principais escritores da produção literária portuguesa contemporânea e um dos maiores da história da literatura ocidental, principalmente no século XX, pois os seus temas transcendem a reflexão individual e compreendem algo de dimensão coletiva, isto é, universal.
A respeito de seu livro de estreia, este foi:
Resposta correta: Terra do pecado
7 - Percebemos que a modernização de temas se deu pela urgência em se estabelecer um maior debate sobre o que estava esquecido na sociedade portuguesa, isto é, havia um silenciamento da parte da intelectualidade, por conta da repressão e censura que o Estado Novo praticou. Dessa maneira, as produções ficcionais se concentraram em estimular o gosto pelo novo em toda a sua essência.
Assim, a Literatura Portuguesa contemporânea vê tais debates em escritores como:
Resposta correta: José Saramago é um escritor português que pela ficção contemporânea recupera, através da interdisciplinaridade, temas do passado que ainda não foram bem esclarecidos na sociedade lusitana.
8 - Leia o excerto na sequência.
“A cidade que os homens deixaram de habitar está agora sitiada por eles. Não deve passar em claro o exagero que há na palavra sitiada. Como exagero haveria na palavra cercada ou outra qualquer sinonímia sem querer levantar a debatida questão da sinonímia perfeita. Os homens estão apenas em redor da cidade tão incapazes de entrarem nela como de se afastarem para longe definitivamente. São como borboletas da noite atraídas não pelas luzes da cidade que já se apagaram há muito. Mas pelo perfil desarticulado dos telhados e das empenas e também pela rede impalpável das antenas da televisão. De dia uma enorme ausência guarda as portas da cidade. E as ruas têm aquele excesso de silêncio que há no que foi habitado e agora não. Na cidade apenas vivem lobos. Deste modo se tendo invertido a ordem natural das coisas estão os homens fora e os lobos dentro. Nada acontece antes da noite. Então saem os lobos a caçar os homens e sempre apanham algum”.
Há, no excerto, uma referência histórica:
Resposta correta: à Revolução dos Cravos.
9 - A respeito das particularidades da ficção portuguesa contemporânea, observamos que ela está em alinhamento com a demanda de produção de seu tempo. Desse modo, presenciamos a produção de Ferreira de Castro, com o romance “A Selva”, publicado em 1939, em que discorre sobre o universo dos seringueiros na floresta amazônica no início do século XX, como uma das produções de suas origens.
Nomes que merecem nossa atenção são os de escritores como:
Resposta correta: José Saramago, Augusto Abelaira e Urbano Tavares Rodrigues.
10 - Nesse sentido, a partir do século XIX, estudiosos sobre o gênero romance revelam que essa forma de produção da literatura passou por um longo processo de ordenamento de como a história passaria a ser informada pelo escritor, como por exemplo, os textos que foram produzidos em meados dos anos de 1830 a 1860, que tiveram a proposta de apenas entreter o leitor; enquanto os que vieram depois, a função de denunciar a realidade social.
A partir da leitura do exposto, compreende-se que:
Resposta correta: o processo de ordenamento das informações que circulam no romance, a partir das mudanças sofridas, visam realizar a denúncia da realidade social.

Continue navegando