Buscar

PRINCÍPIOS DA ENFERMAGEM - INTRODUÇÃO (1)

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS DA ENFERMAGEM
Prof. MARCIA E VANESSA MIGLIATI
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
A Enfermagem envolve diferentes tipos de atividades, conceitos e capacitação relacionada as ciências da saúde, social e outras áreas.
A profissão de enfermagem surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos.
As primeiras formas de prestação de assistência foram instintivas, depois passou a ser como atividade profissional institucionalizada.
Essa analise iniciou com a Revolução Industrial no século XVI e atingiu seu auge com o surgimento da Enfermagem Moderna na Inglaterra, no século XIX.
A enfermagem profissional....
Teve seu inicio no século XIX, com a atuação da inglesa Florence Nightingale, na Guerra da Crimeia (em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declararam guerra a Rússia).
Os soldados acham-se no maior abandono e a mortalidade entre os hospitalizados é de 40%.
Florence foi convidada a organizar hospitais militares junto com 32 enfermeiras treinadas, diminuindo o índice de mortalidade de 40% para 2%.
Os soldados fazem dela um anjo de guarda e ela será imortalizada como a “Dama da Lâmpada”, porque, de lamparina na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes.
No Brasil, merece destaque a atuação de Ana Nery na Guerra Brasil- Paraguai, no século XIX, cuidando dos feridos. Por seu trabalho, ficou conhecida como “Mãe dos Brasileiros”.
A Escola de Enfermagem “Alfredo Pinto”, é a escola mais antiga do Brasil, data de 1890.
Em 1916, com o curso de socorrista deu inicio a “Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro”, para atender as necessidades prementes da Primeira Guerra Mundial.
Em 1923, com 14 alunos deu inicio a “Escola Anna Nery”. Instalou-se pequeno internato próximo ao Hospital São Francisco de Assis, onde foram feitos os primeiros estágios. E foi em 1925 que diplomou-se a primeira turma de enfermeiras.
A Escola de Enfermagem Carlos Chagas deu inicio em 1933 por incentivo do diretor de Saúde pública de Minas Gerais, sendo pioneira entre as escolas estaduais e diplomando religiosas no Brasil.
A Escola de Enfermagem “Luísa de Marillac” representou um avanço na Enfermagem Nacional, pois além das jovens estudantes que não eram religiosas, abriu as portas às religiosas de todas as Congregações. É a mais antiga escola religiosa do Brasil e faz parte da União Social Camiliana.
A Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fundada e 1939, foi a pioneira da renovação da Enfermagem na Capital Paulista. Uma das importantes contribuições dessa escola foi o curso de Pós graduação em Enfermagem Obstétrica e assim dando origem a tantos outros cursos atualmente.
A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), fundada com a colaboração da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP) em 1944, teve a primeira turma diplomada em 1946.

Continue navegando