Buscar

RESUMO DE ESTUDOS AULA LINGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE ESTUDOS AULA LINGUA PORTUGUESA – AGORA EU PASSO
PROF. MACEDO MARTINS.
16/02/2018 AS 23:30
AULA 04 – TIPOLOGIA TEXTUAL
São quatros tipos, sendo eles Narração, 
NARRAÇÃO.
Narrar é contar, ocorrendo sequencias de acontecimentos marcados no tempo e no espaço envolvidos por personagens (novelas, romances, histórias e livros), fatos e dinamismo constante, sendo sempre no passado, ou seja, no pretérito.
Exemplo: Estou pretérita com essa notícia. (Passada)
Pretérito é sinônimo de passado, possuindo três vertentes na língua Portuguesa possui.
· Passado - Pretérito Perfeito Concluído
· Passado - Pretérito Imperfeito Dinâmico 
· Passado - Pretérito mais que perfeito remoto 
A história contada é na 1º pessoa, em que o narrador pode ser um dos personagens ou protagonista da história, ou narrado em 3º pessoa, exemplo Don Casmurro todo em 1º pessoa ou Vidas Secas todo narrado em 3º pessoa discurso indireto livre.
OBS: Nunca esqueça que dentro da obra narrativa vai haver pinceladas descritivas, detalhes dos personagens do ambiente, porém prevalecendo a sucessão de acontecimentos, ou seja, narração ou em 1º ou 3 º pessoa.
DESCRETIVO.
Empregamos nele o presente do modo indicativo, se necessário usar um passado, usar-se o passado perfeito do indicativo, dinamismo do tempo parado, estático. 
Exemplo: Entrei no estúdio do AEP encontrei duas pessoas maravilhosas, o Paulo e a Bruna. Eles fazem o trabalho que completam o que nós fazemos para você. Bruna é morena é inteligente educada. O Paulo é companheiro e estava a poucos minutos atualizando a cronometragem da aula.
- Passado dinâmico porem parado na minha descrição. Ato de descrever no passado.
DISSERTATIVO.
O texto dissertativo nas provas principalmente das questões discursivas, ele é dono da vez, o dono da bola, é o mais cobrado. E para o ato de dissertar é importantíssimo que você leia muito atualidades, por que o ato de dissertar é discutir o que está acontecendo hoje, na sociedade, sobre tudo que nos cerca, a discussão é o ato de dissertar, de comentar, defender uma ideia, defender uma tese, um ato de convencer, podendo usar várias estratégias. 
OBS: Várias estratégias, uma muito boa, usar o contraste. Alto e baixo, feia e bonita. O texto dissertativo quando usado a ideia do contraste., fica fácil defende-la e até convencer a maioria dos que leem seu texto.
O tempo verbal normal do texto dissertativo é o presente do indicativo, o que não impede que você precise usar o passado, as vezes para trazer um fato acontecido no passado como elemento de argumentação de sua tese. Ou então vai usar uma enálage para exemplificar o passado. 
Outro cuidado com a dissertação, não é proibido usar a 3º pessoa do plural, porém evite SEMPRE... A 1º do singular... eu acho, eu penso, isso é grosseiro, por que a 1º do plural passa a ideia de modéstia, mas o ideal é que você use a 3º pessoas, deixando a tese mais interessante, mais rica e você não deixa de ser dono da tese, considerando que no final terá seu nome. 
INJUNTIVO 
AULA 05
Conectores: Os conectores de um texto são; Pronomes, Preposição e Conjunção.

Continue navegando