Buscar

Discursos de Poder e Segurança Pública apx2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AP2 – 2021.1
Consórcio CEDERJ - Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: Discursos de Poder e Segurança Pública 
Polo: Rio Bonito
Nome do aluno: Mozer Francisco da Costa
Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou da avaliação pessoal que me serão apresentadas durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar tais informações, reproduzi-las ou dar conhecimento delas, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizá-las para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me serão apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracteriza infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade.
Questão 1 (5,0 pts)
Leia o trecho a seguir, do livro Individualismo e Cultura, notas para uma antropologia da sociedade contemporânea, de Gilberto Velho, e responda à questão que o segue:
“A doença mental na nossa sociedade é a categoria mais abrangente que classifica os comportamentos perturbadores, permitindo o mapeamento e, portanto, um controle sobre os desvios. O drogado e o subversivo estão implícita ou explicitamente acusados de doença, pois, ao questionarem os domínios e criticar os papéis, põem em dúvida uma ordem e concepção de mundo que devem ser vistas como naturais e indiscutíveis” (VELHO:1981, p.64).
Relacione a reflexão do trecho exposto acima com o conteúdo das AULAS 9 e 10, tomando como referência o processo de diagnóstico da doença mental como uma relação de poder entre psiquiatra e paciente. Em sua resposta, descreva de que forma a definição de uma pessoa como doente mental possa ser estigmatizante.
R: Quando falamos em doenças mentais muitas vezes caimos em erros ou em colocaçoes erronias sobre o que é o que pode ser ou ate mesmo como chegou a tal ponto, mesmo com todo o avanção em estudo ou em doutrinas sobre a psiquiatria no Brasil, com a crianção de centros ou locais para ajuda aos necessitados ainda esta com um grande tabu sobre nossso doentes ou dependentes seja eles do que for; vivemos em uma era onde tais conceitos como doentes mentais ganharam bastante foco e uma busca por tratamento seja esse moral ou psicologico, hoje vemos que quase todos nos ou todos estamos sujeitos a passar por problemas que precisaremos de uma ajuda profissional, sendo assim a sociendade veem aceitando e deixando mais natural o tratamento e os tratados, porem ainda em uma boa parte da sociedade usem e tratam pessaos com algum tipo de disturbio ou dependencia de forma a sentir algum preconceito ou estigma.
Questão 2 (5,0 pts)
Primeira vítima do RJ era doméstica e pegou coronavírus da patroa no Leblon
A idade avançada e os problemas de saúde de uma empregada doméstica de 63 anos não a impediam de percorrer semanalmente 120 km de sua casa humilde em Miguel Pereira, no sul fluminense, até o apartamento onde trabalhava no Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio que tem o metro quadrado mais valorizado do país. Ali ela trabalhou como empregada doméstica por mais de dez anos, até quando apresentou os primeiros sintomas do coronavírus e morreu no dia seguinte. A patroa voltara de viagem recentemente da Itália, país que já registra o maior número de mortes pela doença, e aguardava o resultado do exame quando a empregada chegou ao trabalho no domingo.
Pouco antes da morte, do outro lado do estado vinha a confirmação: o teste da patroa deu positivo para o coronavírus. A família crê que o isolamento da empregadora poderia ter evitado a morte. A reportagem do UOL não localizou a patroa da vítima e não obteve informações sobre seu estado de saúde. "Estamos muito atordoados, mas precisamos conscientizar as pessoas da gravidade [da doença]. Quem voltou de viagem da Europa e apresentou os sintomas não deve ter contato com outras pessoas. O isolamento podia ter evitado essa morte", diz a cunhada da idosa. "Foi muito rápido. Como ela passou em casa antes de dar entrada no hospital, todos que moravam na mesma casa que ela estão”.
(Fonte: Notícias UOL – 19/03/2020)
No texto da aula 11 sao descritas audiencias no ambito da justiça trabalhista envolvendo conflitos entre patroas e empregadas domesticas. Considerando a reportagem sobre a primeira morte por covid-19 no Rio de Janeiro comente sobre a aplicação das ideias de isonomia neste contexto relacional.
R: Quando falamos sobre direito trabalhista no Brasil temos que sempre levar em conta que em nosso país quem manda nunca foi e nunca sera a amioria, fazem acreditar que o povo que trabalha mais de 12 horas por dias podem ou mudam o Brasil, sendo assim uma das classes mais sacrificadas em todos os tempos foi a classe de diarista ou de empregada domenstica, mesmo com os dieritos garantidos apos a leis Art. 1º Lei complementar 150 de 01/06/2015; ainda ficam a mercer do empregador, em plena pandemia poucos foram os patroes que deram as empregadas domesticas a oportiunidade de ficam em isolamento, garantindo seus direitos como empregados, em muitas vezes mesmo antes da mesma seus direitos ja nao eram assegurados , vendo nisso uma forma de perder o emprego muitas assumiram o risco de pegar ou ate mesmo legar para sua casa por medo de perder o pouco de recurso que tinham, sabendo que a atividade de domestica fica em muito diferente aos direitos do trabalhador normal, suas regras para comprovação e garantir seus direitos sao diferentes.

Continue navegando