Buscar

ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais	
DISCIPLINA: Tópicos Especiais de Sociologia
DOCENTE: Geovane Ferreira Gomes
Nome: Maxima da Rosa Riquelme Polo: Bela Vista
ATIVIDADE 1
Instruções: 20 Linhas
Fonte: Times New Roman 12 - Espaço entre linhas 1,5
Data de Entrega: 16/05/2021
Questão: Qual é em sua opinião os desafios da Sociologia no atual momento da sociedade brasileira. Apresente seus argumentos.
Os desafios que a Sociologia enfrenta atualmente são as mudanças pela qual perpassa a sociedade e suas implicações para o estudo dos sociólogos e cientistas sociais. Afirmo isto, pois estou na quarta série do Curso de Ciências Sociais e não sinto segurança no conhecimento construído nesse percurso de três anos, ainda navego nas incertezas e inconsistências de informações quando preciso me posicionar sobre algum tema que envolve a sociologia. Sabe-se que fazer uma análise macro da sociedade requer uma formação aprofundada do tema, exige pesquisa, tempo, condição econômica para munir-se de bons recursos tecnológicos e ser autodidatas para acompanhar o desenvolvimento moderno, o qual se opõe diretamente ao tradicional, conseguindo sobrepor-se de modo mascarado, desigual e diferente para classe social.
Cabe destacar que vivenciamos uma realidade capitalista que valoriza o capital em detrimento do próprio ser humano, o qual suporta subjugado pela impotência de realizar uma luta de classe em prol de uma vida digna. Sendo assim vemos uma realidade que separa a sociedade em classe dominada e dominante capaz de colocar na própria engrenagem de produção o homem, que não mais o humaniza e sim o aliena, anulando todo o seu poder de decisão.
Para concluir, não podemos esquecer dos elementos básicos que estrutura a sociologia como a conjuntura social, os grupos e classes sociais e a função do indivíduo, (o homem simples) inserido dentro das grandes causas enfrentando problemas maiores constituídos em demandas de uma política pública que venha ao encontro das suas necessidades. 
REFERÊNCIAS
MARTINS, José de Souza. Uma sociologia da vida cotidiana – ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, de Wright Mills e de Henri Lefebvre. Editora Contexto: São Paulo, 2014 224p.
MARTINS, José de Souza. Entrevista [fev. 2020]. Os sociólogos distraídos e a invasão ideológica nas Ciências Sociais. Entrevistador: Patricia Fachin. Instituto Humanitas Unisinos. s.l., 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/592388-os-sociologos-distraidos-e-a-invasao-ideologica-nas-ciencias-sociais-entrevista-especial-com-jose-de-souza-martins. Acesso em: 10 abr. 2021.
MARTINS, J de S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na
modernidade anômala. São Paulo: Contexto, 2008.
RUBBO, Deni Ireneu Alfaro. Da modernidade anômala à peleja da vida cotidiana: em busca de uma Sociologia do homem simples. PLURAL, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 16, n. 2, pp. 151-154, 2009

Outros materiais