Buscar

Saneamento Básico e Higiene na Prevenção de Parasitas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DEN
BIOAGENTES PATOGÊNICOS
Discente (s): Sheila Soares
Texto argumentativo, tema: “ Saneamento Básico e Higiene: procedimentos importantes na prevenção de infestações por parasitas? ”
REDAÇÃO:
 Procedimentos simples e fáceis como saneamento básico adequado e o simples lavar das mãos, são essenciais para prevenir doenças e promover a saúde. No entanto a carência de uma higiene adequada e o fato da maioria das cidades brasileiras não possuírem saneamento básico apresentam riscos a saúde pública, fazendo-se necessário procedimentos eficazes para reverter a situação.
 Para ter uma vida saudável é necessário, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene. No Brasil, a oferta de água potável e o saneamento básico são imprescindíveis para a saúde da população. Assim, a ausência ou insuficientes condições mínimas de saneamento básico e inadequadas práticas de higiene pessoal e doméstica são os principais mecanismos de transmissão dos parasitas intestinais. Embora apresentem baixas taxas de mortalidade, as parasitoses intestinais ainda continuam representando um relevante problema de saúde pública, a julgar pelo alto número de indivíduos afetados e as várias alterações orgânicas que podem provocar, inclusive sobre o estado nutricional.
 Sendo de grande importância os mecanismos de prevenção como: tratamento adequado das fezes; tratamento adequado da água; tratamento adequado dos alimentos; higiene adequada das mãos. Assim, a implementação da Educação Sanitária é uma solução eficaz e de grande importância para a sociedade, haja vista que é uma prática educativa que tem como intuito ensinar a população como adquirir hábitos higiênicos que promovam a saúde e evitam doenças. Porém, deve-se destacar que, em uma visão geral e mais abrangente, a Educação Sanitária se alicerça na concepção de um planejamento que visa resultados positivos, benefícios e uma eficiente política de gestão pública dos serviços de saneamento básico. A Educação Sanitária se faz fundamental em um contexto escolar como também em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem-estar.
Portanto, a execução desses procedimentos por meio de palestras nas UBS, assim como em escolas, são uma maneira de levar conhecimento a respeito da importância de manter hábitos saudáveis de higiene, visando maior prevenção dessas doenças. Tentando, a partir dessa iniciativa, suprir parte da grande necessidade de campanhas educativo-sanitárias com a população e, aliado a outras formas de prevenção, trazer a diminuição dessas doenças e, com isso, melhoria de vida à comunidade.

Outros materiais