Buscar

PROVA DE CONSTITUCIONAL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova manuscrita. Inclua numa folha somente das respostas. Após responder às questões, gere o arquivo em pdf. Se possível, apenas em um arquivo. Não inclua cada página como sendo um arquivo autônomo. Neste site, www.lovepdf.com.br, você consegue reunir os arquivos e gerar um só. Após, inclua-o aqui no teams. ** Não haverá prorrogação de prazo. Cada questão vale 2 pontos. 
Desejo a todos, uma excelente prova!!
1) Sobre a ordem econômica e financeira, discorra sobre o papel do Estado na atividade econômica brasileira, de acordo com a CF/88. Mínimo de 5 linhas. 
Bom, o papel do estado brasileiro na atividade econômica é bem inportante, pois pensando no desenvolvimento do país, deu-se a iniciativa privada a primazia no plano de atividade econômica. É a regra, sendo a iniciativa estatal a exceção. Ou seja, a livre iniciativa deve se manter compromissada com os valores éticos, voltados à preservação da existência humana em consições dignas, não tendo como intervenção do estado 100% (em algumas particularidades, o estado intervem para manter a ordem pública).
A atividade econômica exercida pelo particular tem seu valor significativo frente ao estado, não apenas de busca de interesse próprios, mas também e principalmente capaz de atender exigências sociais cada vez mais presentes na nossa sociedade brasileira, visando não só em gerar lucro, mas consequentemente alavancando o país.
2) Levando em consideração os fundamentos da ordem econômica, disserte sobre como o Estado brasileiro poderia alcançar justiça social, igualdade material e existência digna a sua população. Mínimo 8 linhas. 
O estado pode alcançar, como tem o dever de fazer valer esses objetivos. A ordem econômica se resume em proporcionar meios para que quem consiga se desenvolver, possa fazer isso sem uma intervenção do estado, salvo os previsto em lei. Assim, o estado pode alcançar a justiça social, igualdade material e existência digna a sua população, dando mais suporte para aqueles que precisam, aos que necessitam, valorando o os locais que menos se desenvolvem, investindo em poíiticas públicas, na qual venham gerar empregos, igualdades e um melhor padrão de vida aos cidadões. 
O que muito acontece, que o estado preconiza a liberdade econômica, mas não foca que nem todo mundo (pessoas) possuem nos mesmos padrões de renda ou privilégios para ter um padrão de vida boa, muitas das vezes o local de zona pobre (comunidades, favelas, bairros distantes e esquecidos) são rejeitados pelo estado, deixando os que ali moram desamparados, perdendo um aumento significativo de desenvolvimento e claramente afetando a moral de quem ali achou que o estado iria incentivar. O estado já visou muito e ainda benefícia muito a classe alta, já tá mais que na hora de visar na classe baixa (pobres), e incentivar ou apoiar para que essa classe se benficie e assim posso usufruir da nossa primazia que é a dignidade da pessoa humano. 
Dessa forma, é fundamental criar mecanismos para proteção das desigualdades sociais.
3) Em relação a Fase de Constitucionalização dos Direitos Fundamentais, explique o significado de Welfare State, Mínimo de 5 linhas. 
É de saber histórico, que a constitucionalização dos direitos fundamentais se deu ao longo da história – é claro – de muitos movimentos imcompativeis com os dias de hoje, com os eventos históricos foram se dando os direitos fundamentais, direitos que vieram pra garantir uma segurança maior do qual o estado influenciaria em politicas públicas para desenvolver e proporcionar um estado bom, justo e igualitário, no que for de sua competência, assim garantindo Saúde, Educação, Seguridade social aos cidadões e bem-estar social econômica a população.
 4) No tocante à interpretação constitucional, explique sobre o princípio da justeza ou conformidade funcional e sua implicação prática. Mínimo 6 linhas. 
O devido princípio, ele estabele que a interpretação cosntitucional não pode chegar a um resultado que transforme ou pertube o esquema organizatório funcional estabelecido pela constituição. Ou seja, a aplicação das normas constitucionais tem que ser estritamente respeitada a regra de Isso é justeza da interpretaçõa à estrutura funcional da constituição. Deste modo, implicnado na prática a conformidade funcional para que se mantenha um estado estabilizado
.
5) O que se entende sobre a eficácia irradiante dos direitos fundamentais? Mínimo 6 linhas. 
A eficácia irradiante dos direitos fundamentais traduz-se na garantia de que todo o direito pátrio seja coberto pelo manto da fundamentabilidade de um direito fundamental: que constitui em criar e manter para a pessoa humana os pressupostos elementares de uma vida na liberdade e na dignidade. Ou seja, busca efetivar, melhorar, ou alterar no sentido de benfíciar para aqueles que detêm de garantismo constitucional de um determinado estado, lhe oferecendo o que mais precisa, dignidade da pessoa humano no sentido do bem-estar social e econômico para se viver.

Outros materiais