Buscar

PROVA DE EMPRESARIAL 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Pergunta: Tício, possuidor de ações ordinárias de classe C da sociedade Abuguruçuamã Produção e Comércio de Caixas de Blogs AS procura você narrando a seguinte situação: que a sociedade em tela teve sua constituição da data de 12 de fevereiro de 2016; que desde de sua criação a mesma vem operando de forma regular e contínua; que é sabedor de que a sociedade em tela tem 55% (cinquenta) por cento de seu capital representado por ações ordinárias nominativas; que a mesma tem por objeto a produção e o comércio de caixas de blogs; que ele Tício, hoje, detêm ações que representam a maior fração patrimonial do capital social da sociedade; que por este motivo tentou impor sua vontade em deliberação da assembleia geral ordinária, na qual esteve presente, ocorrida em 21 de janeiro do presente ano; que não conseguiu seu intento tendo sido voto vencido; que embora tenha ações ordinárias de classe C é também possuidor de ações preferenciais nominativas; que acreditava ser o direito de voto uma garantia de toda e qualquer ação, independente do tipo, tempo ou valor de aquisição da ação que possuí; que credita ter perdido na deliberação pelo fato de lhe impedirem de votar em parte de suas ações; que por esse motivo não conseguiu, em seu entendimento, impor sua vontade; que acredita caracterizar o impedimento de votar com todas as suas ações uma ilegalidade que tornaria a decisão da assembleia anulável. Por nada entender sobre o assunto roga a você que o oriente se voto se caracteriza como um direito essencial presente em todas as ações? Explique.Texto Multilinha. 
Bom, primeiramente deve-se fixar o que ação ordinária e preferêncial.
Ação ordinária em regra garante o poder de voto ao acionista, no que pode impactar positivamente no desenvolvimento e nos resultados da empresa, alêm de oferecer alguma proteção. Já a ação preferêncial ela dá preferência ao acionista no momento do pagamento de dividendos (Dividendos são parcelas do lucro apurado de uma sociedade anônima, distribuídos na forma de remuneração aos acionistas, por ocasião do encerramento do exercício social).
Direito ao voto e de essência a ação ordinária, em contrapartida, a ação preferêncial pode ou não conferir o direito ao voto, já que não e de sua essência, podendo suprimir esse direito.
DISSERTE SOBRE A CHAMADA TEORIA DA EMPRESA, PERPASSANDO OBRIGATORIAMENTE PELO HISTÓRICO EVOLUTIVO, DOUTRINADORES (EXPOENTES) E OS PERFIS
A teoria da Empresa é utilizada para identificar o empresário e a atividade empresarial, baseando a aplicação de normas específicas ara estes atores jurídicos. Surgiu no direito brasileiro com código civil de 2002, fruto das contínuas transformações comerciais.
Só chamamos de Empresa como hoje em dia, pois se decorreu do histórico evolutivo, não existindo esse termo na idade média.
Tudo começa com as corporações de ofício: as primeiras normas comerciais. Mediante as trocas realizadas, inclusive com o aumento veloz das feiras, surgiu o ofício do comerciante (aqueles que faziam trocas habituais com a finalidade do lucrativa), lembrando que somentem eram aplicavéis aos que estivessem matriculados nas corporações de ofício, que resolvia os conflitos que extiam nos negocios entre os membroos. A base do sistema era o costume mercantil. Tudo isso em oposição ao sistema feudal (baseado no direito romano-canônico).
Logo após o exposto acima, veio a teoria dos atos do comércio: o marco do tratamento jurídico. O surgimento das monarquias fez surgir a necessidade de uma unificação do direito, para fortalecer o poder centralizado. Vale lembrar que até então as corporações de ofício legislavam livremente em matéria de direito comercial.
Em momento seguinte, na revolução francesa, o direito centralizado representava a garantia de igualdade de tratamento entre as camadas sociais. Nesse mesmo panorama, os atos de comércio passam a ser livres, sem necessidade de inscrição nas antigas corporações de ofício, assim o que define um comerciante é a prática de determinados atos de comércio. A adoção da teoria dos atos de comércio deu-se expressamente pelo código de napoleão em 1807.
No Brasil, a doutrina de atos de comércio foi incluída pelo código comercial de 1850. Atualizando nos anos seguintes no que elencava os atos tidos como caracterizadores da atividade comercial.
logo após veio o que chamamos de teoria da empresa: origem e evolução na itália. A teoria dos atos de comércio se viu superada quando veio a unificação dos direitos civil e comercial, na itália em 1942. A intenção foi aplicar todas as formas como atividade econômica, já que se via uma impossibilidade de abranger diversas outras atividades econômicas do que se tratava atos de comércio.
Assim, surge a empresa como uma relação entre a atividade econômica, a organização, a alocação de trabalho e os risocs, merecendo tratamento legislativo e judicial diferenciado. Vendo que a definição se dá no contexto econômico da atividade.
Definindo assim sobre a teoria dos perfis de alberto asquini, nos seus quatros principais conceitos; perfil subjetivo, funcional, patrimonial e corporativo. 
As sociedades Pica-Pau comércio de aves Ltda e Companhia Angry Birds Agroindustrial, ambas acionistas das Indústrias Tabajara Participações S.A., resolvem firmar acordo de acionistas contendo o entendimento firmado quanto ao exercício do direito de voto nos termos do art. 118 da Lei 6.404/76. Durante as negociações, verificam que o escopo pretendido era insuficiente, eis que Angry Birds havia sido instada a participar de acordo semelhante a ser firmado com o controlador, Seu Creyson, contendo uma regulamentação que ia além do mero acordo quanto ao exercício do direito de voto. A Pica-Pau concordou com a possibilidade, mas teve dúvidas quanto à inclusão, no acordo de acionistas, de cláusula quanto ao programa de investimento que deveria ser apresentado em conjunto pelas duas sociedades até a Assembleia Ordinária que teria curso em abril do ano seguinte. Tal matéria é estranha ao rol elencado no art. 118 da Lei 6.404/76 e, aparentemente, sua inclusão no acordo de acionistas não parecia ser a atitude correta. Desse modo, o administrador e os sócios da Pica-Pau resolvem procurar você, advogado, para esclarecer se o acordo de acionistas pode conter ou não matéria estranha em relação às elencadas no art. 118 da Lei das sociedades anônimas. Justifique.
se o acordo de acionista regular matéria não estvier prevista no caput do artigo 118, a companhia deverá respeitar? Poderá sim respeitar, pois a companhia deve respeitar não apenas os acordos tratando das matérias citadas no caput do art. 118. Todo acordo arquivado, não importa a matéria, se válido, deve ser respeitado pela companhia, sendo possível, inclusive, a execução judicial do que foi acordado. Lembrando que, Apesar de ampla liberdade de contratação, a doutrina aponta algumas matérias que o acordo de acionistas não pode regular. Dessa forma, vemos que o pacto não pode ser fixado com objetivo de trazer prejuízos excessivos a qualquer das partes ou da sociedade.
Sobre a teoria da desconsideração da personalidade jurídica: a) Diferencie Despersonalização de Desconsideração. b) Explique em quais situações a teoria da desconsideração da personalidade jurídica pode ser aplicada se a dívida cobrada decorre de uma relação jurídica entre duas sociedades empresárias.
A) Despersonalização ocasiona a dissolução da pessoa jurídica ou a cassação da autorização para seu funcionamento. Já desconsideração já sofre uma instablidade, mas não o fim da pessoa jurídica. Ou seja, tem sua autonomia patrimonial provisoriamente afastada por seu superamento episódico, em função de fraude, abuso ou desvio de finalidade.
B) Bom, a desconsideração indireta é aplicável substancialmente aos grupos/conglomerados econômicos sem que a empresa controladora utiliza de sociedades menores, controladas/filiadas, que estão à beira da insolvência, para praticar atos abusivos. Destarte, a sociedade menor, longe de possuir autonomia, configura-se como mera extensão (‘’longa manus’’) da sociedadecontroladora. Com a aplicação da desconsideração indireta, atingir-se-ia o patrimônio da sociedade controlada/filiada, nos termos dos artigos 1.098 e 1.099 CC.
 Entre os tipos existentes estão: sociedade simples, sociedade comandita simples, sociedade comandita por ações, sociedade em nome coletivo, sociedade limitada, sociedade anônima.

Outros materiais