Buscar

AV2 - CIENCIA POLÍTICA ATUALIZADA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
QUESTÕES:
 
1-      As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil.” (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009).  Jean Jacques Rousseau, foi um filósofo contratualista que acreditava que o homem nascia bom, mas era corrompido pela sociedade, pelos seus processos que levariam a desigualdade, a um desequilíbrio. Nas suas bases teóricas, orienta que a participação do povo deve ser ampliada. De que maneiras a teoria de roussoniana influenciou o que hoje entendemos como democracia? (2,0)
RESPOSTA: A principal característica da democracia é que o poder emana do povo e esse é soberano, rompendo diretamente com a ideia das monarquias absolutistas em que o poder era concentrado na figura do rei (apenas uma pessoa). Nesse sentido, a contribuição de Rousseau foi formular e conceber toda uma organização política em que a soberania deve pertencer ao povo e não mais a um único senhor ou um grupo de indivíduos dotado de poderes absolutos, possibilitando a participação do povo na vida política. 
 
2-      O discurso político, essencial para o exercício de uma vida política plena, procura se impor como uma linha argumentativa que busca convencer um grupo em determinados assuntos que envolvem os interesses da comunidade. Identifique quais são os três componentes do discurso político e suas principais características. (2,0)
A. Logos: tem como característica a razão, o convencimento do argumento que está sendo discutido como o certo.
B. Pathos: tem com características o sentimento, a parte emocional, fazendo com que algo, motivos seja solucionado através do convencimento afetivo.
C. Ethos: tem como característica o discurso que passa confiança através de quem fala, convencendo a todos por passa confiança, credibilidade e dignidade.
3- Em reportagem constante em:
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteresse-por-politica-ameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo. Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública. 
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda: a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania? b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça à democracia"? Justifique sua resposta. (3,0)
RESPOSTA: 
A) Sim, pois o poder público está ligado a cidadania fazendo com que seu o povo abdique de seus direitos, devido a política pregada que não cumprir com seus deveres parlamentares.
B) Sim, e correto afirmar a fala do filósofo Francis Wolfl, na atualidade a cidadania vem cada vez mais afastando da política, desacredita por uma política que não cumpre seus votos prestado a sociedade. Fazendo então com que haja o individualismo, e deixe de lado os direitos coletivos, buscando apenas seus interesses pessoais.
 
4-      Montesquieu defendeu em sua filosofia política o princípio da divisão dos poderes, assim afirmando que: Quando os poderes legislativo e executivo ficam reunidos numa mesma pessoa ou instituição do Estado, a liberdade desaparece [...] Não haveria também liberdade se o poder judiciário se unisse ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor". Levando em conta a defesa de Montesquieu explique o sistema de freios e contrapesos. (3,0)
RESPOSTA: O Sistema de Freios e Contrapesos é o controle do poder pelo próprio poder, ou seja, cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) teria autonomia para exercer sua função, porém seria controlado pelos outros poderes. Sendo assim, serviria para evitar que não houvesse abusos no exercício do poder por qualquer dos um dos Poderes. Por exemplo: o poder legislativo ao editar uma lei e essa lei por sua vez é inconstitucional, o poder judiciário poderá julgar a anulação . Conforme o Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: “I - processar e julgar, originariamente: a) “a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal

Outros materiais

Outros materiais