Buscar

A inovação tecnológica no mercado e a indústria 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A inovação tecnológica no mercado e a indústria 4.0 tem contribuído cada vez mais para a mecanização e robotização dos trabalhos, no sentido de uma maior precarização do trabalho humano.
De início, é de suma importância falar sobre as inovações tecnológicas, sabendo que não é de hoje que a tecnologia influencia diretamente no mercado de trabalho. Desde a Revolução Industrial, onde as criações das maquinas substituíram as funções que antes eram exercidas pelos homens, o que atualmente continua acontecendo tendo seu lado positivo. Pois contribui efetivamente para a automatização de processos dentro das empresas; e seu lado negativo, com o aumento do desemprego. 
Além disso, podemos falar da indústria 4.0, englobas as principais inovações tecnológicas dos campos de inovação, controle e tecnologia da internet, aplicada aos processos de manufatura. Sendo feito a partir da internet das coisas, assim, os processos de produção tendem a se tornar mais eficientes, customizáveis e autônomos. Desde então, o mercado de trabalho traçou um novo perfil de trabalho desejável. Com as mudanças proporcionadas pelas inovações tecnológicas, o empregado que quiser manter seu emprego estável, é necessário ser cada vez mais qualificados, pois o tipo de atividade que ele irá realizar, será cada vez mais complexo. Consequentemente, a precarização do trabalho também se dar por inovação, tendo em vista, a concorrência desleal, fruto da facilidade com que os aplicativos para tablets e smartphones tomam conta do mercado. Dando possibilidades a criação de “empregos alternativos”, como UBER, DIGITAL INFLUENCER entre outros. 
Por fim, a era da informação mudou o mundo e suas relações, inclusive de trabalho; então é necessário que a sociedade compreenda estas mudanças e consigam evoluir e reagir melhor a ela, visando sempre a ampla gama de alternativas que ela tem a oferecer. Diante disso, é preciso que os futuros profissionais se dediquem cada vez mais em se capacitar para obterem melhores oportunidades de trabalho, muitas vezes até para operar máquinas que, classicamente, apresentam uma maior produtividade as organizações.

Outros materiais