Buscar

Avaliação discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Closed caption ou legenda oculta, também conhecida pela sigla CC, é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. O acesso à exibição desta legenda na televisão brasileira foi iniciado pela emissora Rede Globo. O Jornal Nacional foi o primeiro programa com a tecnologia CC e conta com esta possibilidade desde setembro de 1997. Disserte sobre o recurso closed caption.
Resposta esperada:
*Closed caption ou legenda oculta, também conhecida pela sigla CC, é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. *Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos pudessem acompanhar os programas transmitidos. *As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um "menu" ou de uma tecla específica. *A legenda oculta descreve além das falas dos atores ou apresentadores qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc.
Durante muito tempo, as comunidades surdas lutaram, e ainda lutam, por maior comunicação visuoespacial. Um dos resultados dessa luta é a língua de sinais, que em nosso país denomina-se Libras. A Lei Federal nº 10.436, aprovada em 24 de abril de 2002, reconhece a Libras, língua oficial das comunidades surdas. Por isso, esta lei é considerada um marco. Disserte sobre este feito e as conquistas que ele desencadeou.
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10432.htm>. Acesso em: 11 abr. 2018.
Resposta esperada:
A Libras foi reconhecida como língua oficial das comunidades surdas, assim como outros recursos de expressão a ela associados foram reconhecidos nesse mesmo momento. Ela trouxe várias conquistas, entre elas: as diretrizes e obrigatoriedades para os diversos espaços sociais, educacionais, entre outros. Assim, os surdos passaram a ter preservados seus direitos no âmbito educacional, sendo eles municipal, estadual e federal e, dessa forma, as instituições começaram a contratar intérpretes, professores e instrutores de Libras. Atualmente, há um grande número de alunos surdos matriculados nessas redes educacionais, melhorando a educação das crianças surdas, fazendo com que suas trajetórias as conduzissem, inclusive, à Educação Superior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais