Buscar

NME - Letícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2018
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
Campus: Realengo
Disciplina: Fisioterapia das disfunções neuro-músculo-esqueléticas I
Discente: Letícia Roriz Martins
Curso: Fisioterapia
1- Explique, de acordo com as teorias do controle e desenvolvimento motor, a frase "o movimento emerge da interação entre o indivíduo, a tarefa e o ambiente".
O nosso sistema nervoso vai buscar em nossas representações internas, todas as informações armazenadas que tenham semelhança com a tarefa que deve ser executada. O córtex motor interage com as áreas de processamento sensorial para identificar para onde devemos nos mover, para planejar o movimento para executar a ação. O sistema nervoso sabe a cada momento onde os membros estão em relação aos outros membros e em relação ao ambiente, e sempre que essas informações não levam ao êxito do movimento, o sistema nervoso vai pegar essas informações e vai corrigir na próxima tentativa, quem age como esse comparador de movimento de intenção é execução do movimento é o cerebelo. E essas informações a cada tentativa errada é enviada novamente ao córtex motor como um novo plano de movimento que vai ser executado e reavaliado novamente após uma nova tentativa. Cada execução que se aproxima do objetivo, ativa os nossos mecanismos de reforço pro para o sistema nervoso, isso é um indicador de que o planejamento motor ta funcionando, facilitando as alterações sinápticas a favor dessa execução até alcançar o objetivo.	Comment by Elisa Beatriz Braga Dell Orto Van Eyken: Certo, mas quando não temos ainda informações armazenadas, como funciona?	Comment by Elisa Beatriz Braga Dell Orto Van Eyken: Fiquei pensando qual seria a participação dos outros sistemas, além do nervoso!
2) Utilizando a referência "Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nascidas a termo e pré termo", resuma, utilizando as suas palavras e o seu entendimento sobre o texto, os principais aspectos da motricidade desde o nascimento até os 5 anos de idade.	Comment by Elisa Beatriz Braga Dell Orto Van Eyken: Fiquei procurando esses aspectos! Vc fala muito tempo de reflexos e pouco sobre as aquisições motoras.
No nascimento, inicia-se uma complicada relação entre o bebê e o meio que o cerca. As condições neurológicas já encontram-se formadas o suficiente, especialmente o cérebro e as funções sensoriais exteroceptivas (visão, audição, tato, paladar e olfato), permitindo um difícil interacional do bebê com seu entorno. a A partir do nascimento, o bebê já possui capacidade de sentir e iniciar a formação das primeiras evidências perceptuais e afetivas com o meio que o cerca, que serão primordiais para seu futuro desenvolvimento. A ação motora do recém-nato é bastante ativa, porém confusa e sem finalidade objetiva, movendo de forma desarmônico desarmônica tanto os braços superiores como os as pernas fazendo um movimento chamado (pedalagem). Alguns reflexos são específicos desta fase como o reflexo de preensão dos dedos das mãos que é quando encostamos o dedo ou algum objeto na palma da mão do bebê e automaticamente ele fecha a mão flexionando os dedos, reflexo de Moro que é quando há uma extensão e abdução principalmente dos membro superiores seguida de uma flexão e adução através de estímulos sonoros, visuais ou sinestésicos, RTCA que se observa quando o bebê faz uma rotação de cabeça pra um dos lados acompanhando uma extensão de cotovelo com abdução de ombro e uma flexão de cotovelo do lado occipital, sinal de Babinski que é a extensão do hálux com abertura em leque dos outros dedos, esse reflexos tendem a desaparecer a partir do sexto mês de vida. comCom o amadurecimento do cerebelo e do córtex frontal, se da início aos movimentos voluntários e mais bem organizados como a locomoção, manejo de objetos e controle postural. Por isso, é necessário que o bebê seja submetido a estímulos motores apropriados ao seu nível de desenvolvimento. A capacidade de futuras aprendizagens começa a ser desenvolvido a partir do nascimento, e muito do que vai acontecer no futuro está justamente relacionado a essas interações iniciais entre o meio e o desenvolvimento biológico. A ausência de experimentações motoras adequadas nessa período é capaz prejudicar o desenvolvimento posterior da criança. Dos 3 aos 5 anos de idade, os sistemas sensoriais precisam continuar a ser estimulados por meio de uma grande série de experiências, com destaque nos mecanismos proprioceptivos, permitindo à criança diversos modos de integração sensório-motora (exteroceptiva e proprioceptiva). As capacidades motoras importantes adquiridas na fase anterior são cada vez mais refinadas, permitindo a aplicação de movimentos de complexidade crescente.	Comment by Elisa Beatriz Braga Dell Orto Van Eyken: Se elas já estão formadas, por que a interação é difícil?	Comment by Elisa Beatriz Braga Dell Orto Van Eyken: Braços ou membros superiores

Continue navegando