Logo Passei Direto
Buscar

Genética avaliação FINAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias. No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos, eles abrangem 87% de nossa população, já o grupo B contribui com 10%, enquanto que o AB contribui com apenas 3%. Ana possui sangue tipo O, Daniel tipo AB, e Luís tipo B. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Daniel possui antígeno A e B nas hemácias.
II- Ana pode receber sangue de Luís.
III- Daniel é heterozigoto e Luís homozigoto.
IV- Se Ana se casar com Luís e este for heterozigoto, 50% dos filhos podem ter sangue do tipo O.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

O esquema anexo representa fragmentos de ácidos nucleicos no núcleo de uma célula. Sobre os ácidos nucleicos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O número 1 indica uma molécula de timina.
b) O número 2 representa nucleotídeos de DNA.
c) O número 3 representa o DNA.
d) A célula encontra-se em metáfase.

Durante a reprodução sexuada, há troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Este tipo de reprodução envolve maior gasto energético e possibilita maior variabilidade gênica. Um casal resolveu ter filhos e ambos apresentam o grupo sanguíneo AB. Sobre os tipos sanguíneos dos filhos do casal, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Poderão ter filhos do tipo A.
II- Poderão ter filhos do tipo O.
III- Poderão ter filhos do tipo B.
IV- Poderão ter filhos do tipo AB.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A transcrição formou uma molécula de RNAm denominada UUUAACGGGGUA. Sabendo que na transcrição, o DNA dá origem ao RNA, analise as opções dos segmentos de base que originaram o ácido ribonucleico:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- TTTTTGGGGGTA.
II- TTTUUCGGGGTA.
III- AAAUUGCCCAAT.
IV- AAATTGCCCCAT.
a) Somente a opção IV está correta.
b) Somente a opção II está correta.
c) Somente a opção I está correta.
d) Somente a opção III está correta.

As mutações podem ser entendidas como alterações no material genético e podem fazer com que os indivíduos sejam portadores de síndromes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Síndrome de Down.
II- Síndrome de Turner.
III- Síndrome de Klinefelter.
( ) É causada por uma variação cromossômica envolvendo o cromossomo sexual. Nesta síndrome, a presença de um cromossomo X extra causa uma mudança característica nos meninos, podendo existir outras variações, muitas vezes é descrita como 47 XXY.
( ) Nesta síndrome, ocorre um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos. Este cromossomo a mais se liga ao par 21, por isso esta síndrome é conhecida como Trissomia do cromossomo 21.
( ) Nesta síndrome, os afetados são monossômicos, apresentando 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. O surgimento desta síndrome, representada por 45 X, pode ocorrer quando está ausente o cromossomo X no ovócito ou no espermatozoide.

As trissomias são conhecidas como alterações genéticas em que os indivíduos apresentam três cópias de um cromossomo, ao invés de duas. A trissomia do cromossomo 13 e do 18, são conhecidas respectivamente como:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Síndrome de Patau e Edwards.
b) Síndrome de Turner e Down.
c) Síndrome de Edwards e Down.
d) Síndrome de Down e Patau.

Ao analisar a genealogia a seguir, um geneticista constatou que os indivíduos assinalados em preto apresentam uma anomalia, enquanto os brancos são normais. Trata-se de uma herança autossômica clássica. Sobre os indivíduos que fazem parte da família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os indivíduos afetados são heterozigotos.
( ) Todos os indivíduos normais são homozigotos.
( ) Podemos afirmar com certeza que os indivíduos 1 e 2 são heterozigotos.
( ) Os indivíduos 3 e 4 são homozigotos.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - F.

A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela dificuldade de coagulação do sangue. As pessoas hemofílicas têm uma tendência a apresentar hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extração dentária. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ½.
II- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/3.
III- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ¼.
IV- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/8.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Na fase denominada metáfase (mitose), é possível observar os cromossomos, que atingem seu grau de condensação máxima e são facilmente visíveis ao microscópio óptico. Os cromossomos podem ser classificados conforme seu comprimento e localização do centrômero. Sobre os tipos de cromossomos existentes, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Metacêntrico.
II- Nucleossoma.
III- Histona.
IV- Acrocêntrico.
a) As opções I, II e III estão corretas.
b) As opções II e III estão corretas.
c) As opções I e IV estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.

As informações genéticas de um indivíduo determinam suas características físicas, como cor do cabelo, altura, e também as propensões a desenvolver certas doenças. Essas informações estão contidas nos genes e são hereditárias. Além disso, essas informações são únicas, ou seja, não existem duas pessoas que tenham a mesma informação genética, exceto gêmeos idênticos. Sobre o fluxo da informação genética que ocorre nas células, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para iniciar a transmissão da informação genética, é necessário que ocorra a duplicação do DNA celular.
( ) O processo de transcrição ocorre quando o DNA transmite suas informações ao RNA.
( ) No citoplasma, o RNA traduz as informações genéticas em proteínas.
( ) A transcrição reversa ocorre quando o DNA se duplica no citoplasma celular.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

(ENADE, 2005) Em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo da dupla-hélice para a estrutura do DNA. Resultou do corpo de conhecimentos desenvolvidos a partir dessa proposta:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A produção de vacinas contra doenças virais e bacterianas.
b) O desenvolvimento de quimioterápicos para o tratamento do câncer.
c) O estabelecimento das leis da herança genética.
d) A produção de hormônio recombinante para o tratamento do nanismo.

(ENADE, 2008) A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervados. Como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. No entanto, como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha. Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídios livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.
b) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas íntrons, são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas.
c) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases, como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d'água.
d) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias. No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos, eles abrangem 87% de nossa população, já o grupo B contribui com 10%, enquanto que o AB contribui com apenas 3%. Ana possui sangue tipo O, Daniel tipo AB, e Luís tipo B. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Daniel possui antígeno A e B nas hemácias.
II- Ana pode receber sangue de Luís.
III- Daniel é heterozigoto e Luís homozigoto.
IV- Se Ana se casar com Luís e este for heterozigoto, 50% dos filhos podem ter sangue do tipo O.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

O esquema anexo representa fragmentos de ácidos nucleicos no núcleo de uma célula. Sobre os ácidos nucleicos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O número 1 indica uma molécula de timina.
b) O número 2 representa nucleotídeos de DNA.
c) O número 3 representa o DNA.
d) A célula encontra-se em metáfase.

Durante a reprodução sexuada, há troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Este tipo de reprodução envolve maior gasto energético e possibilita maior variabilidade gênica. Um casal resolveu ter filhos e ambos apresentam o grupo sanguíneo AB. Sobre os tipos sanguíneos dos filhos do casal, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Poderão ter filhos do tipo A.
II- Poderão ter filhos do tipo O.
III- Poderão ter filhos do tipo B.
IV- Poderão ter filhos do tipo AB.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A transcrição formou uma molécula de RNAm denominada UUUAACGGGGUA. Sabendo que na transcrição, o DNA dá origem ao RNA, analise as opções dos segmentos de base que originaram o ácido ribonucleico:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- TTTTTGGGGGTA.
II- TTTUUCGGGGTA.
III- AAAUUGCCCAAT.
IV- AAATTGCCCCAT.
a) Somente a opção IV está correta.
b) Somente a opção II está correta.
c) Somente a opção I está correta.
d) Somente a opção III está correta.

As mutações podem ser entendidas como alterações no material genético e podem fazer com que os indivíduos sejam portadores de síndromes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Síndrome de Down.
II- Síndrome de Turner.
III- Síndrome de Klinefelter.
( ) É causada por uma variação cromossômica envolvendo o cromossomo sexual. Nesta síndrome, a presença de um cromossomo X extra causa uma mudança característica nos meninos, podendo existir outras variações, muitas vezes é descrita como 47 XXY.
( ) Nesta síndrome, ocorre um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos. Este cromossomo a mais se liga ao par 21, por isso esta síndrome é conhecida como Trissomia do cromossomo 21.
( ) Nesta síndrome, os afetados são monossômicos, apresentando 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. O surgimento desta síndrome, representada por 45 X, pode ocorrer quando está ausente o cromossomo X no ovócito ou no espermatozoide.

As trissomias são conhecidas como alterações genéticas em que os indivíduos apresentam três cópias de um cromossomo, ao invés de duas. A trissomia do cromossomo 13 e do 18, são conhecidas respectivamente como:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Síndrome de Patau e Edwards.
b) Síndrome de Turner e Down.
c) Síndrome de Edwards e Down.
d) Síndrome de Down e Patau.

Ao analisar a genealogia a seguir, um geneticista constatou que os indivíduos assinalados em preto apresentam uma anomalia, enquanto os brancos são normais. Trata-se de uma herança autossômica clássica. Sobre os indivíduos que fazem parte da família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os indivíduos afetados são heterozigotos.
( ) Todos os indivíduos normais são homozigotos.
( ) Podemos afirmar com certeza que os indivíduos 1 e 2 são heterozigotos.
( ) Os indivíduos 3 e 4 são homozigotos.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - F.

A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela dificuldade de coagulação do sangue. As pessoas hemofílicas têm uma tendência a apresentar hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extração dentária. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ½.
II- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/3.
III- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ¼.
IV- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/8.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Na fase denominada metáfase (mitose), é possível observar os cromossomos, que atingem seu grau de condensação máxima e são facilmente visíveis ao microscópio óptico. Os cromossomos podem ser classificados conforme seu comprimento e localização do centrômero. Sobre os tipos de cromossomos existentes, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Metacêntrico.
II- Nucleossoma.
III- Histona.
IV- Acrocêntrico.
a) As opções I, II e III estão corretas.
b) As opções II e III estão corretas.
c) As opções I e IV estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.

As informações genéticas de um indivíduo determinam suas características físicas, como cor do cabelo, altura, e também as propensões a desenvolver certas doenças. Essas informações estão contidas nos genes e são hereditárias. Além disso, essas informações são únicas, ou seja, não existem duas pessoas que tenham a mesma informação genética, exceto gêmeos idênticos. Sobre o fluxo da informação genética que ocorre nas células, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para iniciar a transmissão da informação genética, é necessário que ocorra a duplicação do DNA celular.
( ) O processo de transcrição ocorre quando o DNA transmite suas informações ao RNA.
( ) No citoplasma, o RNA traduz as informações genéticas em proteínas.
( ) A transcrição reversa ocorre quando o DNA se duplica no citoplasma celular.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

(ENADE, 2005) Em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo da dupla-hélice para a estrutura do DNA. Resultou do corpo de conhecimentos desenvolvidos a partir dessa proposta:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A produção de vacinas contra doenças virais e bacterianas.
b) O desenvolvimento de quimioterápicos para o tratamento do câncer.
c) O estabelecimento das leis da herança genética.
d) A produção de hormônio recombinante para o tratamento do nanismo.

(ENADE, 2008) A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervados. Como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. No entanto, como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha. Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídios livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.
b) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas íntrons, são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas.
c) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases, como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d'água.
d) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Genética (BIO17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência dos antígenos A e B nas hemácias. No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos, eles abrangem 87% de nossa população, já o grupo B contribui com 10%, enquanto que o AB contribui com apenas 3%. Ana possui sangue tipo O, Daniel tipo AB, e Luís tipo B. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I- Daniel possui antígeno A e B nas hemácias.  
II- Ana pode receber sangue de Luís.
III- Daniel é heterozigoto e Luís homozigoto.
IV- Se Ana se casar com Luís e este for heterozigoto, 50% dos filhos podem ter sangue do tipo O.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	O esquema anexo representa fragmentos de ácidos nucleicos no núcleo de uma célula. Sobre os ácidos nucleicos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O número 3 representa o DNA.
	 b)
	A célula encontra-se em metáfase.
	 c)
	O número 2 representa nucleotídeos de DNA.
	 d)
	O número 1 indica uma molécula de timina.
	3.
	Durante a reprodução sexuada, há troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Este tipo de reprodução envolve maior gasto energético e possibilita maior variabilidade gênica. Um casal resolveu ter filhos e ambos apresentam o grupo sanguíneo AB. Sobre os tipos sanguíneos dos filhos do casal, analise as sentenças a seguir:
I- Poderão ter filhos do tipo A.
II- Poderão ter filhos do tipo O.
III- Poderão ter filhos do tipo B.
IV- Poderão ter filhos do tipo AB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	A transcrição formou uma molécula de RNAm denominada UUUAACGGGGUA. Sabendo que na transcrição, o DNA dá origem ao RNA, analise as opções dos segmentos de base que originaram o ácido ribonucleico:
I- TTTTTGGGGGTA.
II- TTTUUCGGGGTA.
III- AAAUUGCCCAAT.
IV- AAATTGCCCCAT.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	5.
	As mutações podem ser entendidas como alterações no material genético e podem fazer com que os indivíduos sejam portadores de síndromes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Síndrome de Down.
II- Síndrome de Turner.
III- Síndrome de Klinefelter.
(    ) É causada por uma variação cromossômica envolvendo o cromossomo sexual. Nesta síndrome, a presença de um cromossomo X extra causa uma mudança característica nos meninos, podendo existir outras variações, muitas vezes é descrita como 47 XXY.
(    ) Nesta síndrome, ocorre um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos. Este cromossomo a mais se liga ao par 21, por isso esta síndrome é conhecida como Trissomia do cromossomo 21.
(    ) Nesta síndrome, os afetados são monossômicos, apresentando 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. O surgimento desta síndrome, representada por 45 X, pode ocorrer quando está ausente o cromossomo X no ovócito ou no espermatozoide.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	As trissomias são conhecidas como alterações genéticas em que os indivíduos apresentam três cópias de um cromossomo, ao invés de duas. A trissomia do cromossomo 13 e do 18, são conhecidas respectivamente como:
	 a)
	Síndrome de Edwards e Down.
	 b)
	Síndrome de Down e Patau.
	 c)
	Síndrome de Patau e Edwards.
	 d)
	Síndrome de Turner e Down.
	7.
	Ao analisar a genealogia a seguir, um geneticista constatou que os indivíduos assinalados em preto apresentam uma anomalia, enquanto os brancos são normais. Trata-se de uma herança autossômica clássica. Sobre os indivíduos que fazem parte da família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os indivíduos afetados são heterozigotos.
(    ) Todos os indivíduos normais são homozigotos.
(    ) Podemos afirmar com certeza que os indivíduos 1 e 2 são heterozigotos.
(    ) Os indivíduos 3 e 4 são homozigotos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: hhttps://blogdoenem.com.br/biologia-genetica-heredograma/. Acesso em: 25 mar. 2020.
	
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela dificuldade de coagulação do sangue. As pessoas hemofílicas têm uma tendência a apresentar hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extração dentária. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ½.
II- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/3.
III- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é ¼.
IV- Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é 1/8.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	Na fase denominada metáfase (mitose), é possível observar os cromossomos, que atingem seu grau de condensação máxima e são facilmente visíveis ao microscópio óptico. Os cromossomos podem ser classificados conforme seu comprimento e localização do centrômero. Sobre os tipos de cromossomos existentes, analise as opções a seguir:
I- Metacêntrico.
II- Nucleossoma.
III- Histona.
IV- Acrocêntrico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	10.
	As informações genéticas de um indivíduo determinam suas características físicas, como cor do cabelo, altura, e também as propensões a desenvolver certas doenças. Essas informações estão contidas nos genes e são hereditárias. Além disso, essas informações são únicas, ou seja, não existem duas pessoas que tenham a mesma informação genética, exceto gêmeos idênticos. Sobre o fluxo da informação genética que ocorre nas células, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para iniciar a transmissão da informação genética, é necessário que ocorra a duplicação do DNA celular.
(    ) O processo de transcrição ocorre quando o DNA transmite suas informações ao RNA.
(    ) No citoplasma, o RNA traduz as informações genéticas em proteínas.
(    ) A transcrição reversa ocorre quando o DNA se duplica no citoplasma celular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2005) Em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo da dupla-hélice para a estrutura do DNA. Resultou do corpo de conhecimentos desenvolvidos a partir dessa proposta:
	 a)
	A produção de vacinas contra doenças virais e bacterianas.
	 b)
	O desenvolvimento de quimioterápicos para o tratamento do câncer.
	 c)
	O estabelecimento das leisda herança genética.
	 d)
	A produção de hormônio recombinante para o tratamento do nanismo.
	12.
	(ENADE, 2008) A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervados. Como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. No entanto, como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha. Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?
FONTE: ANDRADE, L. A.; SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n. 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).
	 a)
	Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídios livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.
	 b)
	Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas íntrons, são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas.
	 c)
	A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases, como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d'água.
	 d)
	O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina