Buscar

Políticas Públicas de Assistência Social

Prévia do material em texto

Políticas Públicas de Assistência Social: o que é e como acontece na prática?
Jakiline Vargas dos Santos -01374953
Prof. Dra. Denise Dias Almeida
Petrolina
2021
Políticas Públicas 
Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. É certo que as ações que os dirigentes públicos (os governantes ou os tomadores de decisões) selecionam (suas prioridades) são aquelas que eles entendem serem as demandas ou expectativas da sociedade. (MANUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2008). 
As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade entendendo a dialogar com o sujeito cidadão. CRAS-SUAS (CREPOP, 2008, p. 22)
Assistência Social
“DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”. (Art. 1º da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993- LOAS).
UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL¹:
 -Assistencialismo;
 - Constituição Federal (CF) 1988;
 - Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)- CF 1988, regulamentada pela Lei Nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993;
 -Conselhos e Conferências de Assistência Social.
 - Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 2004;
 - Centro de Referência Especializado da Assistência social-CREAS
 - Centro de Referência de Assistência Social- CRAS
 - Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Como acontece na Prática?
Promoção: 
União
ESTADO
MUNICÍPIO
COORDENAÇÃO,
NORMATIZAÇÃO, COFINANCIAMENTO E
ACOMPANHAMENTO.
ASSESSORIA TÉCNICA,
COFINANCIAMENTO,
MONITORAMENTO,
CAPACITAÇÃO,
PESQUISAS,
DIAGNÓTICO E 
COORDENAÇÃO DA REGIONALIZAÇÃO.
COFINANCIAMENTO E
EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E OFERTAS DE BENEFÍCIOS. 
Fonte: LOAS, 1993. NOBSUAS, 2012.
Como acontece na Prática?
GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS²:
 “equipes de referência; diretrizes nacionais para os planos de carreira, cargos e salários; diretrizes para o co-financiamento da gestão do trabalho; responsabilidades e atribuições do gestor federal, dos gestores estaduais, do gestor do Distrito Federal e dos gestores municipais para a gestão do trabalho no âmbito do SUAS”
» “garantir a “desprecarização”
» “garantir a educação permanente dos trabalhadores”
» realizar planejamento estratégico e plano de ação
coletivos, para a consolidação do trabalho interdisciplinar no
atendimento integral às famílias;
» garantir a gestão participativa com controle social;
» integrar e alimentar o sistema de informação.
Como acontece na Prática?
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO:
REFERÊNCIAS:
Bock, A. M. B. (1999). A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, 4(2), 315-329. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v4n2/a08v4n2. Acesso em 05 de maio de 21.
Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: <htt://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/han/dle/id/518231/CF 88_Livro_EC91_2016.pdf> Acesso em 04 de maio de 21.
²CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília, CFP, 2007. (reimpressão 2008). Disponível em: <http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf >. Acesso em 04 de maio de 21.
¹CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS. Brasília, CFP, 2012.Disponívelem:<http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao /artes-gráficas/arquivos /2008-CREPOP-CREAS.pdf >. Acesso em 04 de maio de 21
MANUAL DE POLÍTICAS PÚLICAS. Políticas Públicas: conceitos e práticas / supervisão por Brenner Lopes e Jefferson Ney Amaral; coordenação de Ricardo Wahrendorff Caldas – Belo Horizonte : Sebrae/MG, 2008. Disponível em: http://www.mp.ce.gov.br/nespeciais/promulher/manuais/MANUAL/DE/POLITICAS/ PUBLICAS.pdf. Acesso em 05 de maio de 2021.
REFERÊNCIAS:

Mais conteúdos dessa disciplina