Buscar

AD1 ESESFH 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estágio em Espaços Sociais de Formação Humana
Pedagogia Licenciatura EAD–UERJ
Aluno (a): Ketilha Cristina Figueiredo de Almeida Aguiar 
Matr.: 20092208452 Pólo: São Pedro de Aldeia 
ORIENTAÇÕES PARA A AD1
1 - Avaliação a Distância 1 – AD1: Para a elaboração da AD1 você deverá fazer uma sondagem sobre as possibilidades de atuação do pedagogo no seu município, em espaçosnão escolares. A pesquisa deverá ser realizada em fontes fidedignas da web, buscando sites oficiais de instituições do seu município, em que o pedagogo possa atuar, tais como: hospitais, museus, empresas, ONGs, órgãos de planejamento, avaliação, consultoria educacional etc.
	
2- Elaboração da Sondagem:
2.1. Fazer o levantamento das instituições municipais, onde há campos de atuação do pedagogo, para além dos contextos escolares.
2.2. Citar as instituições, funções e cargos de pedagogo encontrados.
2.3. A pesquisa deverá ser feita por meio de sites da web.
3 –Construindo a AD1: A proposta é que se faça um levantamento dos possíveis campos de atuação do pedagogo, para além dos contextos escolares, em seu município. Pesquise e elenque as instituições, funções e cargos do pedagogo, buscando responder:
3.1. Quais são as instituições em seu município, onde há campos de atuação em que está prevista a função de pedagogo?
3.2. Cite as instituições, funções e cargos de pedagogo encontrados no seu município:
4 –Etapas sugeridas para a construção:
4.1. Pesquisa de campos de atuação do pedagogo, para além dos contextos escolares, em seu município;
4.2. Levantamento das instituições, funções e cargos do pedagogo;
4.3. Escrita.
5 - Estrutura: A sondagem deverá ser digitada em fonte Times New Roman tamanho 12, entrelinhas 1.5, margem direita 3.0, margem esquerda 3.0, margem superior, 2.5 einferior, 2.5. O envio será via plataforma no link indicado. Atenção para o prazo de envio. Tire suas dúvidas através da sala de tutoria e pelo fórum.
Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2021.
Equipe de Estágio em Espaços Sociais de Formação Humana.
Hoje na sociedade atual a Pedagogia toma outros rumos, buscando construir ações educativas voltadas para várias áreas do conhecimento, onde o pedagogo possa atuar e desenvolver trabalhos e projetos educativos. Antes, esse profissional era visto somente como funções destinadas a docência, onde só poderia atuar dentro de espaços escolares. No entanto, com as transformações tecnológicas, e a ideologia de uma sociedade inclusiva e igualmente sociais, fez com que se repensasse a educação, efetivando num processo educativo não apenas da escola formal e sim em outros espaços com o objetivo na formação humana. Logo, são inúmeras as possibilidades de atuação do pedagogo, pois não só estará apto a exercer sua função na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. 
O pedagogo poderá assumir a coordenação, gestão, fazendo planejamento, pesquisas, acompanhamento e avaliação das tarefas da própria escola ou do campo onde está inserido. Ao atuar nessas áreas citadas, o pedagogo poderá atuar em outras áreas, tais como: Empresas, Hospitais, Orfanatos, Organizações não Governamentais (ONGs), Sindicatos, Cooperativas, Federações, Igrejas, Museus, Centros Culturais, Editoras, Televisão Educativa pública e privada, bibliotecas comunitárias e públicas entre outros espaços que se constituem em formação humana admitindo-se que se pode ser ilimitado o atendimento a dinâmica da sociedade.
Existem no momento duas instituições no município de São Pedro de Aldeia - RJ, que atuam pedagogos não escolares: Uma é o Abrigo da Infância Feliz e a outra é a o Horto Escola Artesanal.
A função do Pedagogo no Abrigo da Infância Feliz é realizar atividades religiosas como a pregação e o ensino do Evangelho, promovendo a solidariedade e a união entre os membros, coirmãos e cultos de adoração a Deus, projetos e ações que visem o resgate de criança e adolescente da rua e pessoas carentes, proporcionando a integração social, etc., acontecem através desta instituição e como outra instituição não escolar do município com apoio (espiritual).
Acompanhando o desenvolvimento da criança no seu dia a dia dentro da instituição. Tendo a preocupação se a mesma precisa de alguma ajuda, como por exemplo, psicológica, social e outros. E sempre envolvida nas atividades diferenciadas para que a estimule cada vez mais a participação das crianças na instituição e que valorize a autoestima.
Já a instituição Horto Escola Artesanal não possui funcionários, a instituição conta com voluntários com pedagogo que é membro responsável pelos jovens, com a função de colaboração na criação do projeto da instituição voltada para atividades com as crianças, orientando e participando do desenvolvimento com os mesmos na integração e interação uns com os outros, o respeito, valorização da cultura e outros.
Os pedagogos junto com as professoras voluntárias planejam atividades e projetos a serem administrados para obterem o resultado com êxito referente à criança, acompanhando assim, todo o processo e realizações do mesmo.

Outros materiais